Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que Jesus Cristo é chamado de cordeiro de Deus?

3 participantes

Ir para baixo

Por que Jesus Cristo é chamado de cordeiro de Deus? Empty Por que Jesus Cristo é chamado de cordeiro de Deus?

Mensagem por mayara Seg Jul 06, 2009 12:50 pm

Eu sei que o povo do oriente, antes da vinda de Cristo já tinha o costume de fazer sacrificios em animais.Gostaria de saber como esses povos enxergam a Cristo.
mayara
mayara

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/06/2009
Idade : 33
Localização : http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=5563

Ir para o topo Ir para baixo

Por que Jesus Cristo é chamado de cordeiro de Deus? Empty Re: Por que Jesus Cristo é chamado de cordeiro de Deus?

Mensagem por Binhokraus Seg Jul 06, 2009 8:18 pm

Desculpa mayara, mas quando vc se refere ao povo do oriente, a quem vc quer se referir, a todos os povos do oriente, ou aos povos que possuem uma religião oriental? ou ainda outra coisa?!?! hehe não entendi bem...
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Por que Jesus Cristo é chamado de cordeiro de Deus? Empty Re: Por que Jesus Cristo é chamado de cordeiro de Deus?

Mensagem por mayara Dom Jul 12, 2009 12:21 pm

quando eu me refiro ao povo do oriente, é referente aos costumes deles.
No antigo testamento, vc percebe esta caracteristica como o sacrificio, e quanto à pergunta, quero saber por que Cristo foi chamado de Cordeiro de Deus.
Ja me dissseram uma vez, porém não me lembro, por isso fiz esta pergunta...


Espero ter sido um pouco mais clara desta vez...
mayara
mayara

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/06/2009
Idade : 33
Localização : http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=5563

Ir para o topo Ir para baixo

Por que Jesus Cristo é chamado de cordeiro de Deus? Empty Re: Por que Jesus Cristo é chamado de cordeiro de Deus?

Mensagem por Pe. Anderson Qua Jul 15, 2009 10:23 am

Cara Mayara,

Seja bem-vinda no nosso fórum. Desculpa por nao termos respondido à sua pergunta antes, nao nos foi possível.

Sua pergunta é muito interessante: por que Cristo é chamado de "Cordeiro de Deus". Basicamente porque isso é uma imagem bíblica que resume a vida e a missao de Jesus Cristo.

Desde a Igreja Antiga, sabemos que toda a Bíblia fala de Cristo: o Antigo Testamento fala do Cristo que deveria vir e o Novo fala do Cristo que já veio. O A.T. contém pois imagens e profecias que anunciam a vinda de Cristo, e essa é a chave para compreendermos o A.T. Segundo os Padres da Igreja, o A.T. está patente no N.T. e o N.T. está escondido no A.T.

Sendo assim, a imagem do cordeiro aparece no A.T., no centro da religiao judaica. No livro do Exodo, aparece o cordeiro na instituiçao da Páscoa judaica. Esse animal deveria ser comido pela família e o seu sangue deveria marcar as portas das casas dos israelitas. Quando o anjo do Senhor passasse para exterminar os primogênitos do Egito (última praga do Egito), o sangue serviria de marca para os filhos de Israel e o anjo nao exterminaria os primogênitos do povo de Israel. Mais tarde, quando Moisés recebeu a Lei de Deus, a leu para o povo, que a aceitou. Ele entao aspergiu o sangue de um cordeiro sobre o povo dizendo: "esse é o sangue da Aliança entre Deus e o seu povo."

Para ler todo o texto da instituiçao da Páscua entre no seguinte link:
http://www.bibliacatolica.com.br/01/2/12.php?v=3

No A.T. o sangue do cordeiro sela a Aliança entre Deus e o povo. O sangue do cordeiro livrou os israelitas da morte e os livrou da escravidao do Egito.

Mais tarde, em Isaías 53 aparece um personagem novo no mundo bíblico. O profeta anuncia que viria um homem, que sofriria como um cordeiro, sem abrir a boca. Ele seria levado a morte e por seu sangue nossos pecados seriam perdoados. É a profecia do "Servo do Senhor". Diz lá:

"Era desprezado, era a escória da humanidade, homem das dores, experimentado nos sofrimentos; como aqueles, diante dos quais se cobre o rosto, era amaldiçoado e não fazíamos caso dele. Em verdade, ele tomou sobre si nossas enfermidades, e carregou os nossos sofrimentos: e nós o reputávamos como um castigado, ferido por Deus e humilhado. Mas ele foi castigado por nossos crimes, e esmagado por nossas iniqüidades; o castigo que nos salva pesou sobre ele; fomos curados graças às suas chagas. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, seguíamos cada qual nosso caminho; o Senhor fazia recair sobre ele o castigo das faltas de todos nós. Foi maltratado e resignou-se; não abriu a boca, como um cordeiro que se conduz ao matadouro, e uma ovelha muda nas mãos do tosquiador. (Ele não abriu a boca.)" (vv 4 a 7).

Para ler o texto completo leia em:
http://www.bibliacatolica.com.br/01/29/53.php

No Novo Testamento, Jesus é identificado como esse "Cordeiro de Deus", que nos perdoa por seu sangue, nos dá a paz; que carregou sobre si as nossas dores pela sua cruz, foi morto mas está vivo, ressuscitado.

Sao Joao Batista foi que chamou a Jesus de cordeiro de Deus, ainda em vida. Lemos em Sao Joao 1, 35-39:

"No dia seguinte, estava lá João outra vez com dois dos seus discípulos. E, avistando Jesus que ia passando, disse: Eis o Cordeiro de Deus. Os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Jesus. Voltando-se Jesus e vendo que o seguiam, perguntou-lhes: Que procurais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde moras? Vinde e vede, respondeu-lhes ele. Foram aonde ele morava e ficaram com ele aquele dia. Era cerca da hora décima."

A afirmaçao de Joao Batista: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" entrou para a Liturgia da Igreja, na Missa, quando o sacerdote parte o pao e o apresenta aos fiéis. Com isso, o cordeiro passou a ser um símbolo eucarístico na vida da Igreja.

Mais adiante, nós lemos no Livro do Apocalipse a visoa de Sao Joao do Cordeiro Imolado (Cristo) que tem o poder de julgar a vivos e mortos. Lemos em Ap 5, 6-10:

"Eu vi no meio do trono, dos quatro Animais e no meio dos Anciãos um Cordeiro de pé, como que imolado. Tinha ele sete chifres e sete olhos (que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra). Veio e recebeu o livro da mão direita do que se assentava no trono. Quando recebeu o livro, os quatro Animais e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um uma cítara e taças de ouro cheias de perfume (que são as orações dos santos). Cantavam um cântico novo, dizendo: Tu és digno de receber o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste imolado e resgataste para Deus, ao preço de teu sangue, homens de toda tribo, língua, povo e raça; e deles fizeste para nosso Deus um reino de sacerdotes, que reinam sobre a terra."

Portanto, o Cordeiro é uma imagem de Cristo. Simboliza a sua missao. Ele veio para nos salvar da morte e dos nossos pecados. Ele nos salvou pela sua paixao e morte na Cruz e por sua ressurreiçao. O Sangue do Cordeiro nos é dado da Eucaristia, quando Jesus diz: "esse é o cálice do meu sangue, o sangue da nova e eterna Aliança..." O Cordeiro é um símbolo eucarístico, sempre presente na Liturgia crista.

Espero ter esclarecido algo, se nao, pode nos perguntar, que tentaremos esclarecer algo mais. Um grande abraço e que Deus a abençoe.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Por que Jesus Cristo é chamado de cordeiro de Deus? Empty Re: Por que Jesus Cristo é chamado de cordeiro de Deus?

Mensagem por mayara Sex Jul 17, 2009 6:46 pm

Pe, obrigada por esclarecer minha duvida.Alguém havia falado sobre este assunto comigo, mas eu não lembrava e resolvi perguntar.

Que Deus te abençoe!
mayara
mayara

Mensagens : 4
Data de inscrição : 30/06/2009
Idade : 33
Localização : http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=5563

Ir para o topo Ir para baixo

Por que Jesus Cristo é chamado de cordeiro de Deus? Empty Re: Por que Jesus Cristo é chamado de cordeiro de Deus?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos