Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Músicas protestantes na Santa Missa

+13
Carlos
Milene Guimarães
ALTAIR
Danny
Ísis Gonçalves
alessandro
Thales
Binhokraus
Do Carmo
PJ
Davison
Rafaela Botelho
Ju Maria
17 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Ju Maria Qua maio 06, 2009 7:47 pm

Oii, galera!!

Goataria de saber se as músicas protestantes podem ser cantadas durante a Santa Missa?
Pergunto porque já as escutei várias vezes e uns dizem que pode, outros dizem que não... Mas, afinal, pode ou não? O que diz a Igreja a respeito disso?

Fico aguardando resposta.

Fiquem com Deus!!!

Smile
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Rafaela Botelho Sex maio 15, 2009 10:58 pm

Olá Juliana
Como vai?

Num tópico (que não lembro qual) tratamos deste assunto sobre a Música na Missa.
Pareceu que o correto seria mesmo só tocar aquelas que saem no livrinho "Louvemos", que são as aprovadas. Mas sabemos que isso não acontece, até porque as músicas mais novas não estão lá.

Acho que esse tópico pode ser polêmico, rs...

Bom, eu acho errado!

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Ju Maria Sáb maio 16, 2009 10:45 am

Oi, Rafaela!!!

Eu estou bem, graças a Deus! E você?

Bem, antes de criar este tópico eu olhei o fórum para ver se tinha algo a respeito. Vi esse tópico sobre as músicas litúrgicas ao qual você se refere mas não falava nada sobre as músicas protestantes, por isso criei este.

Eu também acho que não devem ser cantadas na Santa Missa... Mas, quero saber o que a Igreja diz. Já me disseram que tem um artigo no Código de Direito Canônico que fala a respeito disso, mas não sei se é verdade...

Obrigada por sua resposta.
Very Happy

Fique com Deus!!!
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Davison Sáb maio 16, 2009 11:40 am

Olá ! Desculpe a demora em responder, nem o farei agora, é que tenho minha opinião mas quero responder, e preciso, como a Igreja pensa, por isso estou lendo e amanhã terei uma resposta. Mas perdoem a demora.

Abç !!!
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por PJ Sáb maio 16, 2009 5:22 pm

Olá povo!!! Muito tempo que não posto aqui...
Não sei de nenhuma resposta dada pela Igreja oficialmente, quando pesquisei não me lembro de achar em algum documento falando de músicas protestantes, mas pode ser que exista.

Porém coloco aqui minha opinião em relação ao assunto...


Acredito primeiramente não ser necessário utilizar as músicas protestantes devido o grande e vasto números de músicas católicas que temos, e precisam ser valorizadas por nós. Depois, não vejo sentido em usá-las já que essas não foram feitas com a finalidade litúrgica.

Sei que não respondi a pergunta, se caso achar algum parecer oficial da Igreja eu colo aqui... achei somente comentários de Padres e Bispos, mas nada oficial do Papa ou do Vaticano.

Um grande abraço á todos

Unum cor et anima una!
PJ
PJ

Mensagens : 35
Data de inscrição : 28/10/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Davison Dom maio 17, 2009 2:59 pm

Olá ! Desculpe mas ainda não fechei uma resposta.
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Rafaela Botelho Seg maio 18, 2009 9:07 am

Olá

Bom, Juliana eu posso ter me enganado. Sei que já tratamos certa vez sobre este assunto, mas agora fiquei confusa se foi mesmo no tópico...

Estamos todos a espera da resposta!

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Música Protestante na Missa

Mensagem por Do Carmo Ter Jun 02, 2009 11:40 am

Bom dia a Todos,

A respeito desse assunto, gostaria de ser bem direto na minha resposta, espero que não me interpretem mal, pois se o "véu do templo se rasgou" na morte e ressureição de Cristo? Por que então existe esse questionamento a respeito de músicas que simplesmente fala sobre o amor de Deus e de JESUS CRISTO.

Oi Rafaela,

Gostaria de saber o que vc pensa a respeito.

Um abraço a todos, aguardo comentarios. Very Happy
Do Carmo
Do Carmo

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/05/2009
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Rafaela Botelho Ter Jun 02, 2009 5:40 pm

Olá "Do Carmo"
Como vai?

Primeiramente peço desculpas se me referir a você de forma errada porque pelo sobrenome não identifiquei se você pertence ao sexo feminino ou masculino.

Bom, você pediu minha opinião.
Vamos lá...

Eu acho errado tocar música protestante na Missa.
Não se faz necessário pela vasta quantidade de músicas católicas que possuímos. Apesar de nossa doutrina se assemelhar na crença pelo Cristo, infelizmente, divergimos em muitos pontos. Creio que a maioria dos protestantes não gostariam de tocar uma música católica em seu culto.
Também penso que quando um compositor católico escreve uma letra de música o faz inspirado por Deus em comunhão com a Igreja (Igreja esta que não é órfã: tem Mãe, tem santos, tem Magistério, etc.). E este compositor não usa apenas suas habilidades de escrita, no papel ele se expressa, ele expõe quem é, cultua e louva o Deus que ele conhece, que ele ama... Sendo assim, ele expressa sua fé, seu credo: sua Igreja.
A música é algo muito forte que por muitas vezes penetra onde as palavras nuas não conseguem ir.
Por isso, acho que devemos valorizar a música de compositores e músicos católicos apostólicos romanos.

Bom, é a minha opinião...

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Binhokraus Qua Jun 03, 2009 8:47 am

Bom, sobre as músicas protestantes na santa missa eu tenho a seguinte opinião. Se a letra não for contrária a doutrina católica não há problema.
Ora, se Deus é um só, se é o mesmo espírito que opera tudo em todos, e se o critério para se usar uma música é a fonte divina da inspiração, como que eu posso considerar as músicas católicas e rejeitar as protestanes se ambas são inspiradas pelo mesmo espírito santo? Acaso o Santo Espírito faz distinções de inspirações, inspirando a uns um grupo uma coisa e outro coisas completamente diferentes?
É claro, o Espírito age segundo a capacidade e o conhecimento de cada um, por isso eu disse no começo, não sendo contrário a doutrina católica, não há problema.
Na minha humilde opinião, rejeitar uma música protestante divinamente inspirada é rejeitar uma obra concebida pelo próprio espírito. Como podemos falar de unidade, da igreja ser mãe, se ela rejeita ou discrima uns e outros.
O fato de haverem muitas músicas católicas não invalidam a possibilidade de se utilizar músicas protestante, afinal, não deve ser nosso foco a propaganda e a divulgação e sim a evangelização. Acredito sim temos que valorizar o que a nós pertence, mas acima de tudo, precisamos usar de todos os meios que sejam bons para evangelizar e anunciar o cristo, isso deve estar acima de tudo!
Falo como "músico católico" pq participo de uma banda. Falo como filho de Deus, que realmente busca ver todos como irmãos, apesar das diferenças, enfim, falo como Cristão!
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Thales Qua Jun 03, 2009 11:20 am

Existem outros fatores nesta questão além da compatibilidade doutrinária. O Davison está fazendo uma pesquisa sobre esse assunto e logo logo ele posta a resposta oficial.

Abraços,

--
Thales


Última edição por Thales em Qua Jun 03, 2009 11:25 am, editado 1 vez(es)
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Jun 03, 2009 11:23 am

Olá

Com certeza temos consciência que existem outros agravantes. E, particularmente, gostaria muito de ler a resposta oficial.
Mas o Eduardo pediu a minha opinião, foi o que fiz: escrevi o que acho a respeito.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por alessandro Qua Jun 03, 2009 12:53 pm

também estou ansioso pela resposta.
como já disse liturgia não é meu forte, mas esta questão tem sido motivo de discussão.

coitado do davison...rs
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Ísis Gonçalves Qua Jun 03, 2009 9:47 pm

Eu naum sou expert em liturgia, mas durante alguns meses a estudei no curso de iniciação teologica com o P`rof. Bruno Tamacolti. E na apostila q ele usou D. Estevao Bittencourt (O.S.B) escreve-nos assim:


“Não é conveniente adotar cânticos protestantes em celebrações católicas pelas razões seguintes:

1) Lex orandi Lex credenti (Nós oramos de acordo com aquilo que cremos). Isto quer dizer: existe grande afinidade entre as fórmulas de fé a as fórmulas de oração: a fé se exprime na oração, já diziam os escritores cristãos dos primeiros séculos. No século IV, por ocasião da controvérsia ariana (que debatia a Divindade do Filho), os hereges queriam incutir o arianismo através de hinos religiosos, ao que S. Ambrósio opôs os hinos ambrosianos .
Ísis Gonçalves
Ísis Gonçalves

Mensagens : 16
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 31
Localização : Raiz da Serra - Magé

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Ísis Gonçalves Qua Jun 03, 2009 10:01 pm

Mais ainda: nos séculos XVII-XIX o Galicanismo propugnava a existência de Igrejas nacionais subordinadas não ao Papa, mas ao monarca. Em conseqüência foi criado o calendário galicano, no qual estava inserida a festa de São Napoleão, que podia ser entendido como um mártir da Igreja antiga ou como o Imperador Napoleão.



Pois bem, os protestantes tem seus cânticos religiosos através de cuja letra se exprime a fé protestante. O católico que utiliza esses cânticos, não pode deixar de assimilar aos poucos a mentalidade protestante; esta é, em certos casos, mais subjetiva e sentimental do que a católica.



1) Os cânticos protestantes ignoram verdades centrais do Cristianismo : a Eucaristia, a Comunhão dos Santos, a Igreja Mãe e Mestra...Esses temas não podem faltar numa autêntia espiritualidade cristã.

2) Deve-se estimular a produção de cânticos católicos com base na doutrina da fé.



É necessário lembrar q qdo ele diz "protestantes" não são só os "evangélicos".
Ísis Gonçalves
Ísis Gonçalves

Mensagens : 16
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 31
Localização : Raiz da Serra - Magé

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Jun 03, 2009 10:36 pm

Santo Estevão Bittencourt!!!

Tudo que eu tentei dizer ele vai e diz em poucas linhas.

Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Binhokraus Qui Jun 04, 2009 11:00 am

Vou colocar aqui um exemplo de uma música muito bonita, protestante e que eu já vi ser usada em muitas igrejas para exemplificar o que foi dito por Estevão Bittencourt

O trecho é de uma música da Ana Paula Valadão e diz o seguinte:

"Se tu olhares Senhor, pra dentro de mim, NADA ENCONTRARÁ DE BOM."

Essa é uma doutrina protestante e contrária a fé católica, e portanto não deve ser empregada nem na liturgia nem em lugar nenhum dentro da igreja católica, porque diz contra a doutrina católica.

Volto a expressar minha opinião, se as músicas não tiverem nada contra a fé católica, não vejo porque não utiliza-las. O problema é que muitas vezes os próprios cantos católicos contém erros teológicos e doutrinários gravíssimos!!!! E isso se torna um problema na hora de julgar um música protestante válida ou inválida, já quem muitas vezes o argumento utilizado para invalidar uma música protestante acaba por invalidar algumas músicas católicas também.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Jun 04, 2009 1:18 pm

Dom Estevão Bittencourt:
Não é conveniente adotar cânticos protestantes em celebrações católicas.

Binho, só uma observação: Dom Estevão disse não achar conveniente e depois deu as razões pelas quais não acha.

No começo de seu post, vc disse:
Vou colocar aqui um exemplo de uma música muito bonita, protestante e que eu já vi ser usada em muitas igrejas para exemplificar o que foi dito por Estevão Bittencourt

Só é bom tomar cuidado para não ficar uma questão ambígua.
É que com estas palavras pode dar a entender que Dom Estevão só não acha conveniente SE...


Nada contra vc colocar o que acha, só escrevi isso porque outra pessoa pode interpretar de forma errada.
Mas enfim, sua opinião é essa.

Fique com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Ísis Gonçalves Qui Jun 04, 2009 7:27 pm

Rafa, D. Estevão disse que para ele naum eh coveniente pois a Igreja naum PROIBE nada, porém é sim anti-litúrgico cantar músicas naum catolicas nas celebrações liturgicas principalmente nas missas!

A Santa Missa é o mais perfeito louvor ao Pai...Eh a Igreja de todo mundo em unidade para louvar ao Senhor; unidade nas leituras, no Evangelho, nas cores dos paramentos... E pq naum tbem nos cânticos?

"É mais fácil a o mundo viver sem sol do que sem a Santa Missa."(São Padre Pio)
Ísis Gonçalves
Ísis Gonçalves

Mensagens : 16
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 31
Localização : Raiz da Serra - Magé

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Rafaela Botelho Qui Jun 04, 2009 10:29 pm

Olá Ísis,
Como vai?

Mas foi o que eu citei dele:
"Não é conveniente adotar cânticos protestantes em celebrações católicas."

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Ju Maria Sex Jun 05, 2009 12:39 am

Oi Ísis!!!

Quando eu fiz essa pergunta, eu já tinha lido esse texto do D. Estevão sobre esse assunto.
Só que, como me disseram que existia um documento da Igreja a respeito, resolvi perguntar aqui para saber se alguém sabia de algo mais "oficial".
Mas, muito obrigada por postar esse texto do D. Estevão! Ele é muito bom!
Very Happy

Só tenho uma dúvida: Quando você disse

Ísis Gonçalves escreveu:É necessário lembrar q qdo ele diz "protestantes" não são só os "evangélicos".

O que você quis dizer com isso? É que não ficou muito claro para mim...

Mais uma vez muito obrigada por sua contribuição!

Fiquem com Deus!!!
Ju Maria
Ju Maria

Mensagens : 81
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 38
Localização : Magé - RJ

http://twitter.com/jumariarj

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Jun 05, 2009 10:51 pm

Hoje o Pe. também me disse, Juliana Maria, que existe mesmo o documento. E parece que realmente não é permitido.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Danny Sáb Jun 06, 2009 5:59 pm

Olá,
Retirei um texto, do site da Comunidade Shalom, que acredito ser útil para nossa questão.


"Em contato com o Secretariado Nacional de Liturgia, orgão executivo da
Comissão Episcopal de Liturgia, recebi esta orientação do Sr. Delfim
Machado, membro do mesmo, sobre a questão acima citada.
Constatamos
que liturgicamente, na Santa Missa, não devemos utilizar músicas que
não condizem com nossa doutrina e fé católica. Sendo que, podemos usar o equilíbrio e a sobriedade. Claro que
mantenho o seguinte pensamento:
"Entre o equilíbrio protestante e o chão firme da doutrina católica, fico com a segunda.""


Devemos cantar aquilo que celebramos, e como fazer isso usando uma música protestante?
Um outro detalhe, é que o nosso Bispo, Dom Filippo, ja se pronunciou contra as músicas protestantes na Missa! Não sei o que ele disse sobre o assunto, mas foi esta a informação que o Padre me passou!

Queres saber no que cremos, vem ouvir o que cantamos - Sto. Agostinho

Deus os abençoe!!!!

Abraço fraterno a todos...
Danny
Danny

Mensagens : 6
Data de inscrição : 02/03/2009
Idade : 35
Localização : Teresópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Rafaela Botelho Sáb Jun 06, 2009 9:18 pm

Poxa! Muito obrigada pela contribuição!
=)

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por ALTAIR Dom Jun 07, 2009 12:51 am

Creio que nao há limites para a música inspirada por Deus.

Obviamente que o discernimento e o equilibrio devem prevalecer sempre, mas Deus nao faz acepçoes de pessoas.

Cada um de nós fomos capacitados com dons e talentos e a ação de Deus depende da abertura que nós damos a ELE. Portanto, muitas musicas protestantes estão em perfeita harmonia com aquilo que cremos e celebramos.

Tanto porque ja cantamos tantas musicas protestantes em nossas celebrações que fica até dificil separar.
ALTAIR
ALTAIR

Mensagens : 1
Data de inscrição : 05/06/2009
Idade : 37
Localização : Jacareí

Ir para o topo Ir para baixo

Músicas protestantes na Santa Missa Empty Re: Músicas protestantes na Santa Missa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos