Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quero ajuda com autores filosóficos!!!Help!

3 participantes

Ir para baixo

Quero ajuda com autores filosóficos!!!Help! Empty Quero ajuda com autores filosóficos!!!Help!

Mensagem por Milene Guimarães Seg Abr 06, 2009 12:25 pm

Bom, estou procurando alguns autores, filósofos que façam algum trabalho com comunicação. Gostaria de saber alguns nomes de alguns filósofos ou autores que trabalhem com duas áreas. Se tiverem dicas de livro,
também seria ótimo! Que puder me indicar, agradeço muito!!!
Milene Guimarães
Milene Guimarães

Mensagens : 45
Data de inscrição : 01/09/2008
Idade : 37
Localização : Magé

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ajuda com autores filosóficos!!!Help! Empty Re: Quero ajuda com autores filosóficos!!!Help!

Mensagem por Thiago S. R. Contarato Sex Out 09, 2009 12:30 am

Oi Milene! Tudo bem? Como vai?

Deixaram vc mofando aqui esperando resposta. hehehe... Shocked Very Happy
Para vc não ficar no vácuo, rsrss... vou tentar apontar alguma coisa para vc.

Realmente é um pouco difícil sair indicando assim filósofos, considerando tantos que existem. Brincando um pouco com a ambiguidade do seu texto acima, todos os filósofos "trabalham com comunicação", porque se eles não comunicassem as suas idéias aos outros eles não seriam conhecidos por nós.

Brincadeiras à parte... rsrss

Agora, falando sério, eu não sei que "duas áreas" especificamente que vc diz acima. Se for algo mais específico, depois vc diz aí quais são essas duas áreas. Mas se o seu texto é esse mesmo, os "fílósofos propriamente ditos" não se contentam em trabalhar em uma ou duas áreas específicas. Há filósofos à diversas áreas, se não todas. Existem outros filósofos que, embora não tenham falado da área de comunicação especificamente, tal como dizemos atualmente, os seus textos transmitem algumas informações acerca dessa área.
A Lógica e a Epistemologia são áreas fundamentais da Filosofia. Todo filósofo, que se preze, fala dessas duas áreas, mesmo que para criticar. Explicando de modo simples, a Lógica trabalha com os discursos verdadeiros buscando distinguí-los dos falsos, enquanto a Epistemologia busca o modo ou método de se conhecer. A lógica seria uma ciência que visa a transmissão correta da informação, enquanto a epistemologia visa o recebimento da informação de maneira geral. Com isso, a área de Lógica e de Epistemologia seriam talvez as mais importantes para vc, da área de comunicação, na minha opinião. Como a Lógica e a Epistemologia são a base da Filosofia, todos os filósofos são importantes para vc.

Mas dizendo pelo menos os principais filósofos, na minha opinião, com as suas respectivas obras:

Quanto à Filosofia Antiga, é sempre bom indicar "Aristóteles", independente
se for área de comunicação ou não, porque ele fez um grande resumo de todos os filósofos antigos, buscando resolver os problemas que apareciam. A obra importante para vc seria o "Organon", reunião dos escritos de lógica de Aristóteles.

Quanto à Filosofia Medieval, é Santo "Tomás de Aquino" e "não tem pra ninguém"!. Exclamation Todos os textos dele são importantes para nós católicos, embora alguns precisariam aperfeiçoados, porque são indicados pelos próprios Papas Leão XIII, com a "Aeterni Patris", Pio X, com a "Doctoris Angelici", Paulo VI e João Paulo II com alguns documentos. Isso é tão importante que os padres, basicamente, são obrigados a estudar São Tomás no Seminário. De uma maneira mais direta em relação a sua área, talvez possa ser indicada a Suma Teológica, 1ª parte, questões 84, 85, 86, 87 e 88. São diversos volumes da Suma Teológica, mas as edições em português geralmente trazem essas questõs que eu citei acima no 2º volume. Só o segundo volume já será bom para vc. Se vc procurar o 4shared talvez vc encontre em espanhol para baixar de graça.

Quanto à Filosofia Moderna, é indicado talvez René Descartes, com o "Discurso do Método" as "Meditações", cito ele só porque os textos dele são claros e de fácil compreensão, embora muitas idéias não são tão consideradas atualmente. Além dele, Immanuel Kant também pode ser uma boa indicação, porque ele fez uma boa síntese do pensamento moderno, de modo que alguns termos até hoje ainda são citados na Filosofia, como "a priori" e "a posteriori". Estes dois pensadores não recebem um bom consentimento da Igreja, por isso tome cuidado com eles quando eles metem o lado religioso no meio.

Quanto à Filosofia Contemporânea eu indicaria Jacques Maritain e Étienne Gilson, que são bons pensadores cristãos e que são indicados pela própria Igreja, principalmente por serem os principais neotomistas. Quanto à obras, eu não os conheço muito bem, por isso não saberia dizer de modo certo, mas estes dois pensadores são bastante indicados. As obras dos filosofos analíticos da linguagem, tais como Ludwig Wittgenstein, Bertrand Russell, G. E. Moore, Frege e outros, também podem ser importantes para vc já que a linguagem é importante para a comunicação. Eles são utilizados até hoje e eles tem uma força muito grande atualmente na Filosofia. Ao invés de ler os textos dos filósofos analíticos da linguagem eu indicaria, a primeiro momento, que vc leia sobre eles e não os textos deles propriamente. Muitos deles também não são religiosos, então tome cuidado com textos religiosos, no entanto eles costumam aceitar consensualmente a idéia de "intencionalidade" que já vem desde Tomás de Aquino e a Igreja aceita essa idéia.


Viajei pela Filosofia inteira!
Espero ter ajudado!
Fique com Deus e Nossa Senhora!

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!
Thiago S. R. Contarato
Thiago S. R. Contarato

Mensagens : 27
Data de inscrição : 27/06/2009
Localização : Magé

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ajuda com autores filosóficos!!!Help! Empty Re: Quero ajuda com autores filosóficos!!!Help!

Mensagem por Pe. Anderson Sáb Mar 06, 2010 4:25 pm

Caros amigos,

Envio uma lista dos principais filósofos cristaos vivos. Todos esses sao membros da Academia Pontifícia Santo Tomás de Aquino. Todos sao ótimos, qualquer livro que encontrarmos deles, podemos comprar, sao garantidos. Todos estao vivosHá muitos outros autores dessa academia. O link na página do Vaticano está abaixo. Depois colocarei os links da páginas de alguns desses autores, onde nós encontramos muitas das suas obras. Desses aí, 5 foram meus professores (4 sao atualmente meus professores aqui em Roma).

http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_academies/san-tommaso/pastaca.html


* AERTSEN Jan A.
* HITTINGER Russell
* IMBACH Ruedi
* KACZYNSKI Edward, O.P.
* LIVI Antonio
* LLANO Alejandro
* MARTINEZ Enrique
* MORENO Fernando
* MOREROD Charles
* PANGALLO Mario
* POLTNER Gunther
* PORRO Pasquale
* POSSENTI Vittorio
* RODRIGUEZ Pedro
* ROMERA Luis
* SACCHI Mario E.
* SANCHEZ SORONDO Marcelo
* SANGUINETI Juan J.
* SEIDL Horst
* STEEL Carlos
* TUNINETTI Luca
* WIELAND Georg
* WIELOCKX Robert
* WIPPEL John F.

* BERTI Enrico
* BEUCHOT PUENTE Mauricio, O.P.
* BIFFI Inos
* BONINO Serge-Thomas
* BROCK Stephen L.
* BRUGUES Jean-Louis
* CALDERA Rafael T.
* CAMPODONICO Angelo
* CESSARIO Romanus, O.P.
* CLAVELL Lluis
* DALLEDONNE Andrea
* DEWAN Lawrence, O.P.
* DI NOIA Joseph, O.P.
* DONADIO MAGGI de GANDOLFI Maria C.
* DOUGHERTY Jude P.
* FERRARA Ricardo A.
* FLANNERY Kevin L., S.J.
* FLOUCAT Yves
* FORMENT Eudaldo
* GALEAZZI Umberto
* GARCIA ALONSO Luz
* IZQUIERDO LABEAGA José A.

Grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ajuda com autores filosóficos!!!Help! Empty Re: Quero ajuda com autores filosóficos!!!Help!

Mensagem por Pe. Anderson Seg Mar 29, 2010 7:42 am

Caros amigos,

Para completar a informaçao:

Indico a página pessoal do filósofo atual (e meu professor) Juan José Sanguinetti. Na página dele há muito material, muitos artigos interessantissimos, capítulos de livros de quase todos os ramos da filosofia, possíveis de serem descarregados. Quase tudo está em espanhol e italiano. Há alguma coisa em ingles. Há muita coisa boa mesmo. Ele é grande conhecedor de Santo Tomás de Aquino e das ciências atuais. Faz sempre relaçao entre esses dois ramos do conhecimento. Vale a pena conferir:

http://didattica.pusc.it/mod/resource/view.php?id=1989

De S. Brock, filósofo tomista (e meu atual professor também) há muita coisa interessante disponível. Para quem se interessar, ele escreveu muito sobre a alma humana em Santo Tomás, especialmente em relaçao com Aristóteles, Santo Agostinho, Descartes e Malebranche. Aí está disponível tambem a tese doutoral dele, sobre a relaçao da Lei Natural e Lei Eterna (em ingles). O prof. Brock estudou na Universidade de Toronto (Canadá), na Faculdade de filosofia fundada por E. Gilson, um dos maiores filósofos católicos do século XX. Os textos deles sao excelentes e as aulas com ele sao espetaculares. Vale a pena conferir o material:

http://www.pusc.it/fil/p_brock/

Quem quiser mais material de boa filosofia, pode entrar na página da revista de filosofia da Universidade de Navarra. Alí encontramos muitos textos dos maiore filósofos cristaos atuais (que, por incrível que parece, sao muitos, na atualidade e na Europa). Ali se pode descarregar também quase tudo. A maioria dos textos está em espanhol:

http://dspace.unav.es/dspace/handle/10171/1453/simple-search?query=tomas+de+aquino

Nessa página há muitos textos dos filósofos apresentados na lista acima.

Grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Quero ajuda com autores filosóficos!!!Help! Empty Re: Quero ajuda com autores filosóficos!!!Help!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos