Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA...

+5
Davison
Rafaela Botelho
PJ
Antônio Seixas
FRANCISCO TOMAZ
9 participantes

Ir para baixo

SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA... - Página 2 Empty Re: SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA...

Mensagem por Rafaela Botelho Sáb Dez 27, 2008 11:21 am

Oi..
Como vão?

Desculpem, não estou na discussão, mas acho que se possível, poderíamos evitar citar os nomes dos padres. Sei que não foi por mal nem nada, mas penso que seria melhor se não citássemos.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA... - Página 2 Empty Re: SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA...

Mensagem por alessandro Sáb Dez 27, 2008 11:36 am

falando em nome da moderação:

Peço que a discussão fique no plano das idéias e que se evite citar pessoas.
como diz o adágio popular: contar o milagre e não o santo.

qto ao mais, a discussão está boa. este é um dos tópicos mais movimentados do fórum.

abraços
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA... - Página 2 Empty Re: SENDO POLÊMICO... MISSAS DE CURA...

Mensagem por FRANCISCO TOMAZ Dom Dez 28, 2008 4:11 pm

Companheiros de discussão.

Saudações em Cristo.

Penso que conduzi esta discussão, de certa forma, para outra direção. Porém, acho que enriquece o tema o fato de buscarmos as devidas justificativas nos momentos históricos de nossa caminhada de Igreja. Como já foi citado: O Concilio de Trento; o Concilio Vaticano II.
Respeitarei a partir de agora o pedido de não citar nomes.
Mas, vejam que quando eu citei personalidades como Dom Estevão Bittencourt, OSB; Dom Clemente Isnard; ou Dom Carlos Alberto Navarro foi sempre a partir de conversar entre mim e eles.

CONTINUANDO NO TEMA PROPOSTO: MISSA DE CURA.

Desculpem-me a comparação, mas até hoje só assisti duas Missas Carismáticas (Isto é, foi o Titulo que me deram para as duas, um delas 'de Cura e Libertação'). Ao final destas a unica impressão que fiquei, claro, em alguns momentos, é que eu estava dentro de um Culto da Igreja Universal do Reino de Deus. E por que ?
Venho de um momento em que ainda não existia a citada Igreja e pude corresponder-me com um pastor muito amigo do fundador desta. Quando ela surgiu, fiz questão de ir conhece-la; assim como o foi Dom Estevão Bittencourt, OSB. De lá até hoje ela é marcada pela pregação de um 'deus imediatista'. Ir a seus cultos, ouvir o desenvolver de suas orações, em nada fica atrás as 'Missas Carismáticas' ou "a Missa de Cura e Libertação" que assisti e que inpirou-me a esta DISCUSSÃO. É neste momento que tento entender a Fé de Santa Teresinha do Menino Jesus em seus nove anos de Carmelo e o sofrimento final com a tuberculose. Uma vida marcada por um Imenso Amor a Deus em Jesus Cristo, na Sagrada Face, na Eucaristia. E nesta linha olho para São João da Cruz; Madre Teresa de Calcutá; Ir. Dulce (que viveu por muitos anos só com um pulmão e dormia sentada); e o Papa João Paulo II (penso que a ultima aparição pública, na Páscoa de 2003, quanto tentou, em vão, pronunciar a benção URBI ET ORBI e só conseguiu fazer um aceno com o lenço branco (estava traqueostomizado e com uma sonda nosogástrica) resumiu todo o seu amor a Cristo e a Igreja). Será que eles foram 'marcados' pela doença e não alcançaram a cura porque não 'bradaram' ou 'exigiram' a cura da parte de Deus ? Ou será que aceitaram seus sofrimentos pedindo a Deus as forças necessarias para o suportarem até o fim ? Aqui não posso deixar de lembrar do Pe. Léo, nas vezes que o assisti na TV Cancão Nova. Enquanto saudavel demonstrava um amor e fidelidade a Deus e a Igreja em suas pregações. E mesmo desfigurado em consequência da quimioterapia manteve sua fé inabalável...é só assistirmos ao ultimo evento HOSANA de que participou; vindo a falecer dias depois. Ainda eu poderia citar outros exemplos de pessoas que já acompanhei em momentos de dor e nunca os vi quase que exigindo a cura da parte de Deus. Enfim, foi esta busca imediata de cura (como se a doença fosse um grande castigo); de emprego; de melhor entendimento entre pais e filhos e/ou entre os casais, que levou-me a este questionamento: a Oração, claro que tem seu valor... e se torna mais evidente quando em comunidade. Mas, ela por si só será capaz mesmo de resolver/dar a solução imediata: da saúde, do emprego, de respeito mútuo, do melhor convivio no lar ? Ou esta oração do imediatismo seria mais uma forma de 'jogar' prá Deus o que em muito deve-se a participação pessoal ? Buscar um bom tratamento; buscar emprego; buscar maior diálogo entre pais e filhos; casais discutirem mais a relação, seus papéis de marido e mulher, e etc (o que nem sempre acontece)?
Deixo aberto ao pensamento dos amigos !!!
E FELIZ 2009 PARA TODOS VOCÊS !!!
FRANCISCO TOMAZ
FRANCISCO TOMAZ

Mensagens : 7
Data de inscrição : 16/11/2008
Idade : 57
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA... - Página 2 Empty Re: SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA...

Mensagem por PJ Dom Dez 28, 2008 9:37 pm

Querido Amigo Francisco, entendo a sua colocação quando diz sobre as orações imediatistas. Mas não podemos generalizar casos isolados como um todo. Sou seminarista e sou coordenador do renasem diocesano(ministério de seminaristas da RCC), e muito me preocupa quando vou a grupos de orações ou a "missas de cura e libertação", e lá vejo orações imediatistas. Creio que de fato Deus pode curar uma pessoa de algum mal físico em um momento de oração, pois assim o fez o própio Cristo e nos disse que fariamos coisas muito maiores do que Ele. Mas defendo que a cura da alma é algo gradativo, e é aos poucos com a luta diária a cada dia. Mas também acredito que para que isso aconteça é necessário o auxilio divino, pois sozinho nada podemos, então é aí que clamamos o Espirito Santo, porque queremos ser pessoas, como diz S. Paulo, cheias do Espírito Santo e não satisfazer os apetites da carne. Agora isso será dia após dia, porém não acredito que aconteça converção sem ação do Espírito Santo. Mas deixo claro que ES não é propiedade de movimento, e a forma de nos relacionarmos com Ele é subjetivo. Então para mim vale a forma que te ajuda falar com Deus. As vezes queremos que a maneira que nos relacionamos com Deus seja a de todo mundo, e que a maneira do outro se for diferente da minha é errada. Temos que saber respeitar a divercidade.

Feliz 2009!!!
PJ
PJ

Mensagens : 35
Data de inscrição : 28/10/2008
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA... - Página 2 Empty Re: SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA...

Mensagem por alessandro Dom Dez 28, 2008 11:04 pm

Mas, vejam que quando eu citei personalidades como Dom Estevão Bittencourt, OSB; Dom Clemente Isnard; ou Dom Carlos Alberto Navarro foi sempre a partir de conversar entre mim e eles

ola tomaz...
esta discussão está realmente muito interessante. qto a citar autores, como dom estevão tudo bem. o pedido só versa sobre situaçoes concretas. por exemplo: padre tal faz isso de errado na missa...

qto a pensamentos, a discussão é sempre vem vinda. citar as fontes só dá uma melhor base para o debate.

abraços e feliz ano novo
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA... - Página 2 Empty Re: SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA...

Mensagem por Davison Seg Dez 29, 2008 11:07 pm

Olá amigos !!!
Penso que dois assuntos foram tratados aqui: os Movimentos e a Liturgia. O que posso acrescentar ao nosso papo é que a Liturgia permite adaptações sim, mas que o rito não pode ser ferido em sua essência, por isso aqui vão algumas citações do que a Santa Madre Igreja fala, obsevemos e antes de introduzirmos quaisquer elementos, preces, orações, seja em que movimento for pensemos na unidade que se expressa na observação das normas.

9. Finalmente, os abusos se fundamentam com freqüência na ignorância, já que quase sempre se rejeita aquilo que não se compreende seu sentido mais profundo e sua Antigüidade. Por isso, enraizadas na Sagrada Escritura, «as preces, orações e hinos litúrgicos estão penetrados em seu espírito e dela recebem seu significado nas ações e sinais».No que se refere aos sinais visíveis, «usados na sagrada Liturgia e que foram eleitos por Cristo ou pela Igreja para significar as realidades divinas invisíveis». Justamente, a estrutura e a forma das Celebrações sagradas de acordo com cada um dos Ritos, seja da tradição do Oriente seja da Ocidente, concordam com a Igreja Universal e com os costumes universalmente aceitos pela constante tradição apostólica, que a Igreja entrega, com solicitude e fidelidade, às gerações futuras. Tudo isto é sabiamente guardado e protegido pelas normas litúrgicas.

11. O Mistério da Eucaristia é demasiado grande «para que alguém possa permitir tratá-lo ao seu arbítrio pessoal, pois não respeitaria nem seu caráter sagrado, nem sua dimensão universal». Quem age contra isto, cedendo às suas próprias inspirações, embora seja sacerdote, atenta contra a unidade substancial do Rito romano, que se deve cuidar com decisão,e realiza ações que, de nenhum modo, correspondem com a fome e a sede do Deus Vivo, que o povo de nossos tempos experimenta, nem a um autêntico zelo pastoral, nem serve à adequada renovação litúrgica, mas sim defrauda o patrimônio e a herança dos fiéis com atos arbitrários que não beneficiam a verdadeira renovação e sim lesionam o verdadeiro direito dos fiéis à ação litúrgica, à expressão da vida da Igreja, de acordo com sua tradição e disciplina.

(Cf. Redemptionis Sacramentum, números 9 e 11)

Espero que a palavra da Igreja traga luz a nossa discussão, não se trata deste ou daquele movimento, trata-se da fé que é celebrada.
Abç!!! Aberto a correções !
Davison
Davison
Tira-dúvidas oficial: Liturgia

Mensagens : 154
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 36
Localização : Petrópolis RJ

Ir para o topo Ir para baixo

SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA... - Página 2 Empty Re: SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA...

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qua Out 28, 2009 3:34 pm

Caríssimos,

Que a paz do Senhor esteja com todos nós!

Observando os vários colóquios descritos neste tópico, percebemos a riqueza que é a nossa Igreja. Sabemos que a Santa Missa é a perpetuação, a continuação do Sacrifício de Cristo que se renova constantemente como sacrífício perfeito que se realiza do nascer ao por do sol, como descreve o Profeta Malaquias. Assim sendo, a missa é uma só, pois um só é o Sacrifício de Jesus e não há outro.

Como alguem descreveu, toda missa é de cura e de libertação. De maneira muito particular, sou testemunha ocular de várias curas e libertações que ocorreram durante as missas, de modo muito específico, durante o ato penitencial, a consagração e a comunhão, mesmo antes do surgimento da Renovação Carismática Católica. Entretanto, com o surgimento da RCC, estes fenômenos de cura, de libetação, de milagres passaram a se manifestar com maior freqüência, ou aínda, passaram a ser publicados nos momentos de testemunhos que são dados em muitas celebrações.

Nossa Igreja tem a riqueza dos seus ministérios, congregações, comunidades, grupos, associações e tantos movimentos, de forma que as pessoas têm várias formas diferentes de viverem a sua espiritualidade, o seu carisma, a sua vocação no setor onde se sentem melhor, mais a vontade e engajadas. Isso, repito, é uma riqueza que a nossa Igreja tem e que precisamos compreender, mas a Missa é o ponto de unidade em torno da Palavra e do Corpo e do Sangue do Senhor que comungamos.

Gostaria de chamar a atenção para as várias formas a que a missa se adapta, de acordo com os grupos, comunidades e movimentos. Mesmo que a dinâmica varie, a missa é sempre a mesma, tendo os mesmos elementos (Altar, Sacerdote e Vítima), bem como o mesmo conjunto de ritos (ritos iniciais, liturgia da Palavra, liturgia Eucarística, etc.). Estes elementos e ritos são invariáveis. A dinâmica é o que pode e deve ser utilizado no sentido de enriquecer ainda mais a celebração, adaptando-a às necessidades da comunidade, aos seus carismas, aos seus movimentos. Em outras palavras, a Santa Missa ganha multiplas formas sem perder a sua essência enquanto mistério maior da nossa fé. Cabe a cada um de nós, no coração da Igreja, participar da Santa Missa promovendo a unidade na diversidade de dons, de carismas, de movimentos e de tudo o que compõe toda esta riqueza que é a nossa Igeja.

Que Deus abençoe a todos nós!

Abraço fraternalmente a cada um particular.
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA... - Página 2 Empty Re: SENDO POLÊMICO...MISSAS DE CURA...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos