Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Purgatório

+14
são vieira
RENATUS
angellousmichell
Ísis Gonçalves
ANJO DO Senhor
Pe. Anderson
Do Carmo
alessandro
Thales
Rafaela Botelho
Alann Cabral
Pe. Leo
sardinhasgb
Bárbara
18 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Purgatório Empty Purgatório

Mensagem por Bárbara Dom Nov 02, 2008 11:34 pm

Oi pessoal!
Aproveitando a última resposta do Alessandro no tópico de oração pelos mortos, peço esclarecimentos sobre o purgatório. Como a Igreja fundamenta sua existência? A Igreja já falava sobre a existência dele logo nos seus primeiros anos? Caso a resposta seja não, o que levou a Igreja a afirmar que existe o purgatório?
Um abraço e aguardo as respostas!
Bárbara
Bárbara

Mensagens : 49
Data de inscrição : 13/08/2008
Idade : 35
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty O Purgatório

Mensagem por sardinhasgb Seg Nov 03, 2008 11:42 am

Boa Tarde

a todos do fórum !!!!!!

Tenho uma dúvida

As pessoas que não tiveram a oportunidade de conhecer Deus vão para o céu ou o purgatório ???

Acho que ja vi algo desse tipo falando sore os indigenas mas não achei quando fui procurar agora.

Mas minha real dúvida está em:

Quando uma mãe tem uma aborto natural ou não a criaça que está ali dentro morre. Esta criança vai para o céu ou para o purgatório ?????

Se a resposta vier acompanhada de uma explicação serei grato.

Sem mais,

sardinha
sardinhasgb
sardinhasgb

Mensagens : 12
Data de inscrição : 19/09/2008
Idade : 37
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty purgatório.

Mensagem por Pe. Leo Qui Nov 06, 2008 2:24 pm

Olá Barbara.

Responderei de forma simples suas duas questoes, e se quiser algum aprofundamento, é só comunicar.

Suas questoes foram : 1) Em que a Igreja se baseia para fundamentar o purgatório?
2) se esta noçao já existia desde os inícios do Cristianismo.

Antes de mais nada, definamos o purgatorio: " Os que morrem na Graça e na amizade com Deus, mas nao estao completamente purificados, embora tenham garantida sua salvaçao eterna, passam, após a morte, por uma purificaçao, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu." CCE. 1030.


A Igreja fundamenta esta doutrina na Sagrada Escritura e em convicçoes próprias da Revelaçao, como por exemplo:
1) A Santidade de Deus.
2) A comunhao dos santos e o caráter progressivo e solidário da santidade humana.

Sobre as bases bíblicas:

1) poderíamos colocar todas as passagen em q Deus, tanto no antigo como no NT, exige a santidade e a pureza para estar em sua presença, mas isso, de momento, fica para depois.

2) algumas passagens q falam diretamente do tema:

a- Jó 1, 5, que fala de q Jó, ainda em vida, oferece sacrifícios por seus filhos.

b- A conhecida passagem do livro dos macabeus: II Mac. 12, 38-46, onde se fala exolicitamente de oferecer oraçoes e sacrifícios pelos mortos em pecado.

c- MT. 12, 32, onde o Senhor Jesus, ao falar do pecado contra o Espírito Santo, fala como um pecado q nao será perdoado nem no presente século nem no futuro, referindo-se claramente a um perdao pessoal, e nao a uma dimensao meramente temporal.

d- 1 Cor, 3, 15, onde ao tratar sobre a tarefa de evangelizaçao realizada, fala das q serao aceitas por Deus e das q nao serao, mas o anunciador será salvo como quem passa através do fogo, falando claramente de uma purificaçao ultraterrenal para apresentar-se diante de Deus.

A idéia patrística da purificaçao após a morte nasce nao tanto da especulaçao, mas da percepçao real dos diferentes graus de santidade existente entre os cristaos. Daí q surgem espontaneamente duas práticas diversas. - a invocaçao aos mártires e a oraçao, chamada impetratória, pelos demais difuntos, ou seja, clamando a misericordia e o perdao por eles.


As primeiras oraçoes litúrgicas q temos datam do século II, presentes nas lápides das catacumbas e nos livros litúrgicos mais antigos, onde estes pediam " limpa, purifica e admite este servo em tua presença".( Conferir M. Premm, Katolische Glaubenskunde, IV, wiwn, 1961).


Poderia colocar aqui a lista do q os primeiros e principais padres da Igreja falam sobre esta realidade, mas acho q a resposta já está mt grande. Se alguém tiver interesse, é só falar.

Se algo nao ficou claro, aguardo resposta.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por Alann Cabral Sex Abr 10, 2009 1:24 pm

Olá, pessoal.

Gostaria de tirar uma duvida com o Pe. Leo.

Pe. Leo, essas são as suas falas em resposta a Bárbara sobre o purgatório.

" Os que morrem na Graça e na amizade com Deus, mas nao estao completamente purificados, embora tenham garantida sua salvaçao eterna, passam, após a morte, por uma purificaçao, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu." CCE. 1030.

A idéia patrística da purificaçao após a morte nasce nao tanto da especulaçao, mas da percepçao real dos diferentes graus de santidade existente entre os cristaos. Daí q surgem espontaneamente duas práticas diversas. - a invocaçao aos mártires e a oraçao, chamada impetratória, pelos demais difuntos, ou seja, clamando a misericordia e o perdao por eles.

Eu gostaria que o senhor me esclarecesse um pouco mais sobre os seguintes pontos:

1º Quando é que uma pessoa morre na amizade com Deus, mas não completamente purificado, e mesmo assm garantem salvação?
2º Deta-lhe, se possível os diversos graus de santificação, segundo a idéia patrística.

Desde já fico muito grato.

Fiquem com Deus.
Alann Cabral
Alann Cabral

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Abr 10, 2009 3:08 pm

Olá...
Como vão?

Só ressaltando que a noção de pecado diverge um pouco entre católicos e protestantes... Por isso, a resposta que vier tem que ser detalhada pois eles não compartilham de termos que para nós já são comuns e compreensíveis.
Ex.: Pecados veniais e pecados mortais.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por Thales Sáb maio 09, 2009 2:39 am

Pergunta aguardando resposta oficial.
Thales
Thales
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 252
Data de inscrição : 08/08/2008
Localização : Petrópolis

https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Purgatório

Mensagem por Alann Cabral Seg maio 25, 2009 9:37 pm

Olá pessoal

Aí desde a primeira vez que entrei no forum fiz uma pergunta com respeito ao assunto e
nem um dos oficiais se importaram em responder.

Eu pensei que a participação dos membros do forum fosse mais interativa e participativa.

Obrigado pela atenção
Alann Cabral
Alann Cabral

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por alessandro Ter maio 26, 2009 5:41 pm

as vezes demora um pouco caro alan.

so temos seis tira-dúvidas oficiais. sendo que dois respondem em áreas específicas.

todos os tira-dúvidas são professores, padres, ou estão terminando a faculdade, logo as vezes não temos muito tempo.

não é que não nos importamos é que infelizmente nao dispomos do tempo que gostaríamos.

abraço fraterno
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Purgatório

Mensagem por Alann Cabral Sex maio 29, 2009 9:42 pm

Valeu Alessandro
Desculpe a minha impaciência.

Mas me diga aí qual a sua compreensão sobre o assunto.
Tem algo a falar, gostaria de lhe "ouvir" no sentido virtual.

Abraço fraterno
Alann Cabral
Alann Cabral

Mensagens : 10
Data de inscrição : 16/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Se Jesus morreu para me salvar, porque então existe o Purgatório?

Mensagem por Do Carmo Sex Jun 05, 2009 7:42 am

Sinceramente eu não sei, pode se que eu esteja falando besteira, mas é uma dúvida e somente aqui para aqueles que puderem me ajudar, eu agradeço.

Um abraço.
Do Carmo
Do Carmo

Mensagens : 25
Data de inscrição : 26/05/2009
Localização : SÃO PAULO

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por Pe. Anderson Sex Jun 05, 2009 11:52 am

Caro Do Carmo,

Já temos um tópico sobre o Purgatório no fórum, creio que lá voce encontrará mais respostas a essa sua questao interessantíssima.

Quero colaborar um pouco aqui: o Purgatório nao é um estado permanente da alma, mas transitório em que as almas que morreram na amizade com Deus, mas com os "resquícios do pecado" estao se purificando. Os resquícios do pecado sao as nossas inclinaçoes ao pecado, o nosso amor desordenado às criaturas. No Purgatório as almas sao purificadas, vao se libertando do amor ao pecado e vao crescendo no amor a Deus. Lá elas tem a certeza que irao encontrar-se com Deus e sofrem porque ainda nao chegou o momento.

O Purgatório nao nega pois a salvaçao de Jesus. As almas que estao no purgatorio irao todas para o Céu, todas estao salvas por Cristo, mas ainda devem esperar para entrar totalmente puras na presença de Deus. O fogo do purgatório é o fogo do Espírito Santo que limpa as almas e encende o fogo do amor a Deus.

Espero ter esclarecido algo, se nao pode perguntar e tentaremos aprofundar na questao. Um grande abraço e obrigado novamente pela sua participaçao.


Última edição por Pe. Anderson em Sex Jun 05, 2009 11:54 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : "In necessariis, unitas; in dubiis, libertas; in omnia, caritas.")
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por ANJO DO Senhor Qui Jun 11, 2009 2:17 pm

Purgatório: A doutrina do purgatório foi aprovada em 1439, no concílio de Florença, confirmada definitivamente no Concílio de Ttrento (1549-1563), mas ela já existia desde 1070. Essa doutrina ensina que os cristãos parcialmente santificados passam por um processo de purificação de pecados, para depois entrarem nos céus. Essa crença veio do Paganismo e é muito antiga. Mas nós sabemos que só há um Caminho descrito na Bíblia para a Salvação (Jo. 14:6), e que só existe um que pode purificar pecados que é o Sangue de Jesus Cristo, e não o fogo do purgatório (1 Jo. 1:7).

ANJO DO Senhor

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/06/2009
Localização : varginha

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por ANJO DO Senhor Qui Jun 11, 2009 2:21 pm

PURGATÓRIO

A doutrina do purgatório teve o seu início no Concílio de Florença (1439). Lá foi estabelecido a diferença entre o pecado cometido e a tendência inata para o pecado. Chegando-se a conclusão que o perdão (conseguido através da confissão ao sacerdote e a participação dos sacramentos) acaba com o pecado, mas não acaba com a má tendência. Há portanto, a necessidade do purgatório, um lugar intermediário entre o céu e a terra, onde os fiéis que ainda tenham alguma dívida e a má tendência para o pecado, irão sofrer no fogo do purgatório, até a purificação completa.

O autor John M. Haffert (livro: Saturday in Purgatory) escreveu: "Não há menor dúvida que os sofrimentos do purgatório em alguns casos duram através de séculos inteiros." Sobre o sofrimento do purgatório, o manual da sociedade do purgatório registra: "Segundo os santos padres da igreja, o fogo do purgatório não difere do fogo do inferno, exceto quanto à sua duração. É o mesmo fogo, diz S. Tomás de Aquino, que atormenta os réprobos no inferno e o justo no purgatório. A dor mais amena no purgatório, ele diz, ultrapassa os maiores sofrimentos desta vida. Nada além da duração eterna torna o fogo do inferno mais terrível do que o purgatório." Segundo os católicos as orações e esmolas dos vivos e o "sacrifício da missa" ajudam a diminuir o tormento do purgatório. Como será que os católicos encaram a morte? Se eles pensam que depois da morte vão encarar o purgatório.

Os teólogos tentam basear a doutrina do purgatório nos livros de Macabeus e em algumas passagens das Escrituras. Sabemos que Macabeus é um livro apócrifo e espúrio. Quanto às passagens das Escrituras, os católicos usam o fato de existir um pecado imperdoável (blasfêmia contra o Espírito Santo) e a passagem de I Co 3.15. Quando Cristo chama a blasfêmia contra o Espírito Santo de pecado imperdoável, não faz referência nenhuma ao purgatório, que segundo os católicos seria, o lugar onde este pecado seria perdoado. Pelo contrário, Jesus disse: "Não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro" (Mt 12.32) e "nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo." (Mc 3.29). Quanto a passagem de Coríntios, Paulo trata da questão dos galardões e não da salvação. Tanto que mesmo que as obras se queimem "o tal será salvo, todavia como pelo fogo."

Quero destacar três argumentos bíblicos que liquidam a doutrina do purgatório:

1º) A suficiência do sacrifício de Cristo

Não há como crer na suficiência do sacrifício de Cristo e na doutrina do purgatório ao mesmo tempo. Só pode se crer em um e descartar o outro. Cristo falou: "Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19.10). Ele veio salvar, não se tem nenhuma necessidade do purgatório para aperfeiçoar a salvação que Cristo trouxe. Paulo escreveu: "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (I Tm 1.15). Cristo na cruz disse: "Está tudo consumado", mostrando assim que cumpriu a sua missão.

2º) Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo (Rm 8.1 e Jo 3.18).

3º) É na presente vida que a salvação ou a condenação é definida (Hb 9.27).

Observamos que o catolicismo não fica satisfeito com nada. Não crê que o sacrifício de Cristo foi o suficiente para a nossa salvação, nem fica satisfeito com a sua própria mirabolante doutrina dos sacramentos. Para eles há necessidade do purgatório, enquanto a Bíblia é bem mais simples afirmando que Cristo satisfez a justiça divina (Rm 3.21-26), não havendo necessidade de mais nada.

ANJO DO Senhor

Mensagens : 8
Data de inscrição : 11/06/2009
Localização : varginha

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por Pe. Anderson Qui Jun 11, 2009 3:47 pm

Caro "Anjo do Senhor",

Seja muito bem vindo no nosso fórum. Muito obrigado pela sua participaçao, esperamos crescer no conhecimento da verdade que com certeza todos nós amamos.

Pelo que voce nos diz, podemos concluir que voce sabe muito mais sobre o catolicismo do que nós católicos mesmo!

A crença do purgatório veio do paganismo? Nao creio que voce tenha lido o que eu disse acima: o fogo do purgatório é o fogo do Espírito Santo que encende a alma no amor a Deus e a liberta das suas más inclinaçoes. Em que religiao paga se afirma que na purgatório está presente o Espírito Santo, como "fogo abrasador" que limpa a alma pela purificaçao do amor? Gostaria que voce me esclarecesse isso.

O purgatório nao é necessário: nao dizemos que o Purgatório é necessário, mas sim que é um estágio provisório da alma que nao morreu totalmente purificada dos seus pecados. Nós afirmamos que os estados permanentes sao o Inferno e a Salvaçao eterna. O Purgatório nao é necessário, se pode ir ao Céu diretamente; o Purgatório é um sinal da misericórdia de Cristo, que quer que a redençao de Cristo limpe a alma do fiel totalmente. Eu até hoje nao vi nenhum católico pregando: "convertam-se e assim voces vao para o Purgatório". O que eu sempre escuto e sempre prego é o seguinte: "sede perfeitos como o vosso Pai Celeste é santo", ou "sede santos como eu o Senhor sou santo" (Lev 11,44).

Nós, católicos, distinguimos entre "Redençao objetiva" e "Redençao subjetiva": a Redençao objetiva foi realizada plenamente com o Sacrifício de Cristo na Cruz; a redençao subjetiva é o aproveito que cada alma faz dessa redençao objetiva: sendo assim, alguns podem ter sido salvos e ainda nao foram libertos do seu apego ao pecado, nao por insuficiencia da graça de Cristo, mas devido à liberdade humana.

Gostaria que voce me indicasse os textos de Santo Agostinho e de Santo Tomás que voce mencionou.

As tres afirmaçoes bíblicas que voce nos colocou no final do segundo texto, nós estamos de acordo. Nós dizemos que o sacrifício de Cristo foi "sobreabundante" (Santo Tomás de Aquino) para nos dá a salvaçao, por tres motivos, especialmente:

1) Pelo amor com que Cristo morreu por nós;
2) Pela quantidade do sofrimento que Cristo padeceu por nós;
3) Pela dignidade daquele que sofreu por nós: dignidade do Deus e Homem que morreu por nossos pecados.

Essas afirmaçoes de Santo Tomás estao na Summa Teológica, terceira parte, questao 46.

Nós afirmamos com todas as nossas forças a suficiência do sacrifício para a salvaçao; a "mirabolante doutrina dos sacramentos" está toda baseada na leitura do Novo Testamento;

Um grande abraço e que Deus o abençoe.


Última edição por Pe. Anderson em Sex Jun 12, 2009 12:23 pm, editado 1 vez(es)
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por Rafaela Botelho Sex Jun 12, 2009 11:58 am

Pe. Anderson,

Não se preocupe se a resposta do nosso amigo "ANJO DO Senhor" demorar. É que ele copiou e colou esse texto acima desse site:

- http://www.lideranca.org/cgi-bin/index.cgi?action=forum&board=teologia&op=display&num=3993

Por isso, talvez ele não saiba responder sua pergunta sobre S. Tomás e outras.

Ah! Também deve surgir por esses dias aqui no fórum alguns textos sobre "Mariolatria", dizendo que nós adoramos Maria, e mais tantas outras coisas. Também sobre a invalidade dos Sacramentos, etc.

É que nesse site protestante tem todos esses temas. Aí é só Copiar e Colar. Nem precisa saber os fundamentos nem nada.

Fiquem com Deus
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por Ísis Gonçalves Sáb Jun 13, 2009 12:23 am

Não entendo qual é a nessecidade de tentar (pq não conseguem e nem conseguirão) derrubar a Igreja...
Se ele acham a fé deles superior a nossa, não deveriam se rebaixar tanto a ponto de tentar desmoralizar as outras religioes, principalmente a nossa.
É patético! É só isso q extraem de nossos corações: pena!
Ísis Gonçalves
Ísis Gonçalves

Mensagens : 16
Data de inscrição : 01/06/2009
Idade : 31
Localização : Raiz da Serra - Magé

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por alessandro Qua Jun 17, 2009 5:13 pm

faço o mesmo pedido que fiz antes: além de citar textos (que trazem questões interessantes) trabalhe os pontos levantados por outros. afinal não é de bom tom ignorar os que outras pessoas dizem..

abraços fraterno
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por Rafaela Botelho Qua Jun 17, 2009 11:13 pm

Gostaria de saber com que autoridade o "católico por excelência", autor do texto citado acima pelo "Anjo do Senhor", diz essas coisas.
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por Pe. Anderson Sex Jun 19, 2009 4:56 pm

Caros amigos,

Hoje, Solenidade do Sagrado Coraçao de Jesus, deixo aqui um texto do nosso amado Papa Joao Paulo II que nos explica o Coraçao de Jesus como "fornalha de verdadeira caridade". Essa fornalha de caridade é o fogo que encende as almas dos santos nessa vida e que acende as almas que provisoriamente padecem no Purgatório.

“A fogueira arde e, ao arder, queima todo o material, quer seja lenha ou outra substância facilmente combustível. Pois bem, o Coração de Jesus, o Coração humano de Jesus, queima com o amor que possui, o amor ao Pai Eterno e o amor aos homens, aos seus filhos e filhas adotivos.

“A fogueira, queimando, apaga-se pouco a pouco, mas o Coração de Jesus é fogo inextinguível. Nisto se parece com a sarça ardente do livro do Êxodo, no meio da qual Deus se revelou a Moisés: com essa sarça que ardia com o fogo..., mas não se consumia (Ex 3, 2).

“Efetivamente, o amor que arde no Coração de Jesus é sobretudo o Espírito Santo, em quem Deus-Filho se une eternamente ao Pai. O Coração de Jesus, o Coração humano de Deus-Homem, está abrasado pela chama viva do Amor trinitário que jamais se extingue".

Um grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por Pe. Anderson Sex Jun 19, 2009 4:59 pm

Caro "Anjo do Senhor",

Por favor, socorra-nos com sua imensa sabedoria, com sua sabedoria angélica e esclareça-nos: em que texto a Igreja Católica afirma o que o seu texto diz:

Estes e outros disparates provêm dum erro da teologia católica romana que ensina que a obra expiatória de Jesus Cristo satisfez a pena devida aos pecados cometidos antes do batismo, e não daqueles que foram cometidos depois do batismo.


Por favor, todos os católicos daqui desconhecemos essa afirmaçao "católica" que voce nos apresenta. Por favor, seja caridoso conosco e diga-nos a fonte dessa informaçao.

Um abraço.


Última edição por Pe. Anderson em Sex Jun 19, 2009 10:46 pm, editado 1 vez(es)
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Carona

Mensagem por angellousmichell Sex Jun 19, 2009 5:08 pm

Sei que estou caindo de pára-quedas neste tópico, mas aproveito para pegar uma carona com Pe. Anderson e rezar, já que hoje também é o dia MUNDIAL de oração pela Santificação do Clero:
Sagrado Coração de Jesus, fornalha ardente de toda a Caridade e Misericórdia, derramai-vos sobre nossos sagrados pastores para permaneçam crescendo em Sua direção. Que os corações deles pertençam ao Teu ao ponto de se plasmarem e se tornarem 'o Próprio'. Amém!


Rezemos em desagravo a tantas ofensas ao Coração Sacratíssimo de Jesus.
E aproveitemos a abertura do ANO SACERDOTAL para rezarmos por nossos padres... Todos: vamos celebrar a Festa do Coração Amoroso de Deus junto de nossos paizinhos! Wink
São João Maria Vianney, rogai por nós!

Um abraço fraterno a todos, fiquemos em Deus!
angellousmichell
angellousmichell

Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/11/2008
Idade : 44
Localização : Raiz da Serra - Magé

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=mp&uid=260285649753

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por Pe. Anderson Sex Jun 19, 2009 10:43 pm

Caros amigos,

Voces podem ver em vários lugares, muitos condenando a doutrina da Igreja sobre o Purgatório e sem se afirmar qual é a verdadeira doutrina da Igreja sobre o Purgatório. Muitos se esforçam assim para destruir algo que eles mesmo construiram. Parece-me Dom Quixote derrotando os gigantes, que na verdade eram moinhos de vento.

Para evitarmos esses equívos apresento a doutrina oficial da Igreja, presente no Catecismo da Igreja Católica. Pedimos, pois, que toda discussao posterior parta dessa posiçao católica, e nao de supostas doutrinas católicas.

1030 Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do Céu.

§1031 A Igreja denomina Purgatório esta purificação final dos eleitos, que é completamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativa ao Purgatório sobretudo no Concílio de Florença e de Trento. Fazendo referência a certos textos da Escritura, a tradição da Igreja fala de um fogo purificador:

No que concerne a certas faltas leves, deve-se crer que existe antes do juízo um fogo purificador, segundo o que afirma aquele que é a Verdade, dizendo, que, se alguém tiver pronunciado uma blasfêmia contra o Espírito Santo, não lhe será perdoada nem presente século nem no século futuro (Mt 12,32). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas no século presente, ao passo que outras, no século futuro.

§1032 Este ensinamento apoia-se também na prática da oração pelos defuntos, da qual já a Sagrada Escritura fala: "Eis por que ele [Judas Macabeu) mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido, a fim de que fossem absolvidos de seu pecado" (2Mc 12,46). Desde os primeiros tempos a Igreja honrou a memória dos defuntos e ofereceu sufrágios em seu favor, em especial o sacrifício eucarístico, a fim de que, purificados, eles possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também as esmolas, as indulgências e as obras de penitência em favor dos defuntos:

Levemo-lhes socorro e celebremos sua memória. Se os filhos de Jó foram purificados pelo sacrifício de seu pai que deveríamos duvidar de que nossas oferendas em favor dos mortos lhes levem alguma consolação? Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer nossas orações por eles.

§1472 AS PENAS DO PECADO Para compreender esta doutrina e esta prática da Igreja, é preciso admitir que o pecado tem uma dupla conseqüência. O pecado grave priva-nos da comunhão com Deus e, consequentemente, nos toma incapazes da vida eterna; esta privação se chama "pena eterna" do pecado. Por outro lado, todo pecado, mesmo venial, acarreta um apego prejudicial às criaturas que exige purificação, quer aqui na terra, quer depois da morte, no estado chamado "purgatório". Esta purificação liberta da chamada "pena temporal" do pecado. Essas duas penas não devem ser concebidas como uma espécie de vingança infligida por Deus do exterior, mas, antes, como uma conseqüência da própria natureza do pecado. Uma conversão que procede de uma ardente caridade pode chegar à total purificação do pecador, de tal modo que não haja mais nenhuma pena.


Um grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por Pe. Anderson Sex Jun 26, 2009 11:27 am

Caros amigos,

Ponho à disposiçao de todos alguns pensamentos consoladores sobre o Purgatório, extraídos das obras de um grande doutor da Igreja, São Francisco de Sales (1567-1655). Ele ensinava, algo já presente na idade média, que “é preciso tirar mais consolação do que temor do pensamento do Purgatório”. Eis o que ele nos diz:

1 - As almas ali vivem uma contínua união com Deus.

2 - Estão perfeitamente conformadas com a vontade de Deus. Só querem o que Deus quer. Se lhes fosse aberto o Paraíso, prefeririam precipitar-se no inferno a apresentar-se manchadas diante de Deus.

3 - Purificam-se voluntariamente, amorosamente, porque assim o quer Deus.

4 - Querem permanecer na forma que agradar a Deus e por todo o tempo que for da vontade Dele.

5 - São invencíveis na prova e não podem ter um movimento sequer de impaciência, nem cometer qualquer imperfeição.

6 - Amam mais a Deus do que a si próprias, com amor simples, puro e desinteressado.

7 - São consoladas pelos anjos.

8 - Estão certas da sua salvação, com uma esperança inigualável.

9 - As suas amarguras são aliviadas por uma paz profunda.

10 - Se é dura a dor que sofrem, a caridade derrama-lhes no coração inefável ternura, a caridade que é mais forte do que a morte e mais poderosa que o inferno.

11 - O Purgatório é um feliz estado, mais desejável que temível, porque as chamas que lá existem são chamas de amor.

Esses textos foram tirados de: http://www.presbiteros.com.br/index.php/o-purgatorio site no qual eu também colaboro. Um grande abraço a todos.
Pe. Anderson
Pe. Anderson
Admin

Mensagens : 952
Data de inscrição : 10/09/2008
Idade : 41
Localização : Roma

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por RENATUS Seg Jul 06, 2009 7:27 pm

Seria inútil aqui acrescentar algo a mais sobre o purgatório porque nosso amado Pe. Anderson ja esclareceu a todos nós católicos e também aos nossos visitantes protestantes a nossa doutrina , e o pensamento milenar de nossa igreja e de seus doutores sobre o mesmo fato , irmãos se em mais de 500 anos não conseguimos explicar " claramente"(preferi utilizar a palavra explicar do que a palavra convencer..rs) a questão do purgatóio aos nossos irmõas protestantes deixemos que o Espírito Santo de Deus o faça por nós , é mais fácil fazer um surdo escutar do que aquele que quer ser surdo voltar a ouvir..

um grande abraço a todos..
RENATUS
RENATUS

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/07/2009
Idade : 38
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por são vieira Qua Jul 22, 2009 5:21 am

bem o que vejo aqui é atacarem uns aos outros e acho que não é esse o objectivo... rápido no ouvir e vagarosos no falar, por certo existem ideologias diferentes mas há que respeitar a opinião diferente e até contrária á nossa... e sinceramente também tenho ideia de que o purgatório tem origem pagã mas não quero ofender ninguém por ter essa ideia... fiquem bem...

são vieira

Mensagens : 578
Data de inscrição : 15/07/2009
Idade : 42
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Purgatório Empty Re: Purgatório

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos