Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Igreja verdadeira..

+19
Pericles
RenatoPaulo
Petrus Romanus
Yuri07
quemtembocadizaverdade
Binhokraus
harmonia1
Manuel Portugal Pires
Flávio Roberto Brainer de
Carolbrr
gerardo junior
David
Alan
são vieira
Rafaela Botelho
Alann Cabral
Pe. Anderson
alessandro
Fernando Heirich
23 participantes

Página 2 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por harmonia1 Sáb Ago 07, 2010 9:39 pm

A Bíblia é uma regra de fé e prática do cristão. Podemos ler e avaliar outras literaturas cristãs, mas quando essas divergem das escrituras devo optar pela bíblia. quanto a religião verdadeira´, a igreja católica não foi fundada por cristo, se fosse guardaria os seus ensinos. A igreja apóstólica sofreu uma crise já predita nas escrituras em vários textos mas recomendo a leitura de ll Tessalonisenses. Martinho Lutero foi um dos primeiros a se manifestar contra as heresias que entraram na igreja. A igreja católica é fruto dessa apostasia pois a maioria de suas doutrinas são de origem pagã, como a adoração de imagens, a adoração a mortos, o purgatório, e outras mais.

harmonia1

Mensagens : 33
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qui Ago 12, 2010 3:48 pm

Amados Irmãos,
Que a paz do Senhor esteja com todos nós !
Pelo jeito, mesmo sendo cômico, só falta se afirmar que a verdadeira Igreja foi aquela que surgiu como movimento em 1818, ou melhor, 1785 anos depois de Cristo, por questões de controvérsias e discidências das igrejas Batista, Metodista e Congregacional na costa oeste dos Estados Unidos, condenando todas as igrejas que prestam culto no domingo e afirmando o sábado do Antigo Testamento como dia de guarda. Rs, rs, rs, rs....
Um grande abraço a todos !
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Binhokraus Ter Set 07, 2010 9:59 pm

Caraca, fiquei um tempão sem visitar o fórum, e agora to demorando um tempão para me atualizar de todos os tópicos....

Bom, sobre este tópico, que não recebe postagens desde de 2009, gostaria de fazer só uns comentários rápido a respeito do que disse Harmonia.

Primeiro, por favor, antes de sair fazendo afirmções, procure fundamentar-se naquilo que é verdadeiramente ensinado pela Igreja Católica. Mostre-nos em qual parte da doutrina da igreja católica está escrito ou mesmo subentendido que é prática de fé, adorar imagens e mortos, se vc me mostrar aonde está escrito, eu me converto a sua religião na hora.

Sobre as várias "igrejas" , Gosto sempre de lembrar o que Jesus disse: "Um reino dividido contra si mesmo não pode vencer." "Quem não está contra nós, está a nosso favor."
Peço desculpas, por não saber com exatidão aonde estes textos se encontram, mas sei, que a maioria aqui conhece bem a Biblia e sabe que estas palavras são do próprio Cristo. Mas o que quero dizer com isso?

Não é divina a inspiração para se criar várias denominações, se tem algo diabólico nos dias atuais, é justamente o aparecimento assustador de seitas evangélicas reivindicando o nome de igreja. Cristo deixou UMA igreja, e todas as outras que vieram depois e tem um ensinamento sério, mesmo que não queiram, mesmo que não se considerem assim, fazem parte dessa única igreja, e a salvação vem para eles também, por causa da Igreja de Cristo.
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por quemtembocadizaverdade Dom Set 26, 2010 11:35 am

querida Rafaela se vc fizer um estudo mais apurado da história verás o seguinte: a religião judaíca foi instituída com o propósito de levar o Deus verdadeiro às nações pagãs, porém quando cristo veio a maioria o rejeitou, então foi fundada a religião cristã. a história se repetiu novamente, com a conversão de Constantino ao cristianismo , esse introduciu na igreja costumes idólatras e tradições pagãs. cristãos que não aceitavam isso foram mortos ou expulsos da igreja. Na realidade a igreja cristã como na época dos apóstolos são os que foram perseguidos . Deus tem um povo sim e esse é apresentado em apocalípse 12, que apresenta uma mulher no deserto por 42 meses mesmo período descrito por Daniel 7:25, levando em conta um período profético sobre o qual poderei discorrer em outro momento.A igreja em apoc. 12: 17 são os que guardam os mandamentos de Deus e o testemunho de Jesus são o resto da semente. aí entendemos que após a perseguição ficou um resto que não se contaminou com as ideias de constantino. posso mandar pra vc os estudo do livro de Daniel e apocalípse. se vc for humilde para estudar profundamente apocalipse e daniel terás uma grande surpresa, vai de sua vontade de fazer a vontade de Deus ou dos homens
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Yuri07 Dom Set 26, 2010 7:00 pm

Cristo disse que as forças do Inferno jamais prevaleceriam contra ela. Esta é a Nova e definitiva Aliança, quer dizer que ele não voltará atrás, então o demônio não conseguiu e nunca conseguirá derrubar a Igreja. Também não há nas Escrituras que a verdadeira Igreja são aqueles que cumprem os dez mandamentos, embora os homens devam cumpri-lo sobretudo em espírito. Mas sim aquela que ele fundou sobre Pedro, que é a pedra fundamental da Igreja.

A religião judaica foi feita como uma profecia da cristã, aquela que preparou o terreno para Cristo. Aqueles antigos sacrifícios são chamados por São Paulo como prefiguração do novo sacrifício, o de Cristo. Por isso, depois de Cristo, eles não têm mais validade.
Yuri07
Yuri07

Mensagens : 173
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 33
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por quemtembocadizaverdade Qua Set 29, 2010 5:03 pm

apoc 12:17 os que guardam os mandamentos de Deus e tem a fé em Jesus.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter Out 05, 2010 6:09 am

Amados Irmãos,

Que a graça e a paz de Jesus esteja sempre nos nossos corações!

A professora quemtembocadizaverdade se serviu da citação de Ap 12, 17 como critério para discernimento da verdadeira Igreja. Entretanto, isso é muito pouco para ser usado como critério. Além da observância dos mandamentos como conseqüência da fé, Jesus recomenda a necessidade da prática das boas obras e o ato de seguir-lhe na sua Igreja. Ele não manda seguir aqueles que se antepõem a Ele como Lutero, Calvino, Zwinglio, Miller, Fitch, White e tantos atravessadores, aos quais chamou de ladrões e salteadores (Jo 10, 8). Ele diz: "SEGUE-ME", e este seguir é de forma única, radical e imprescindível na sua Igreja. (Mt 19,16-22; Mc 10, 17-22; Lc 18, 18-23).

Um grande abraço a todos !
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por quemtembocadizaverdade Sáb Out 23, 2010 4:40 pm

a igreja verdadeira segundo apocalipse 12: 17 são os que guardam os mandamentos de Deus e afé de Jesus.
quemtembocadizaverdade
quemtembocadizaverdade

Mensagens : 342
Data de inscrição : 15/09/2010
Localização : sao paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Manuel Portugal Pires Dom Jun 19, 2011 6:24 pm

Caro Flávio,
A quem Yeshua chamou de «ladrões e salteadores», isto é de «mercenários», a quem não pertencem as ovelhas foi aos chefes religiosos do judaísmo, incluindo o sumo sacerdote e sacerdotes, descendentes de AARÃO, nomeados segundo as ordens do próprio DEUS YHWH.
Da mesma forma, todos os que não foram nomeados directamente pelo próprio YHWH podem, com mais razão, serem assim considerados, sejam quais forem os seus antecessores, e por mais que custe a cada um, pois que há mais facilidade em ver a palha no olho do vizinho que a trave que está no seu próprio olho.

Ora seguir Yeshua, «o bom pastor» que deu a Sua vida pelas suas ovelhas é o caminho seguro para entrar na Igreja do Cristo, que não é deste mundo, como Ele também não é deste mundo, nem o seu reino.

(João 18,36)


Considere também 1ª Corintios 2,6.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Jun 19, 2011 8:32 pm

Caro Sr. Manuel,

O conjunto de ladrões e salteadores a que se refere o Evangelho, com certeza inclui aqueles que, naquele tempo já existiam, como o senhor colocou com bastante precisão. Entretanto, esta sua afirmação não exclui os que vieram através dos tempos, nem os do tempo contemporâneo, nem aqueles que ainda virão. Mesmo em contextos diferentes e em tempos distintos, são membros compósitos da mesma quadrilha.

Quanto a Igreja de Jesus, me parece um tanto equivocado equivocado ou no mínimo forçado o que o senhor escreveu e que aqui transcrevo: "Ora seguir Yeshua, «o bom pastor» que deu a Sua vida pelas suas ovelhas é o caminho seguro para entrar na Igreja do Cristo, que não é deste mundo, como Ele também não é deste mundo, nem o seu reino."

A Igreja de Jesus, mesmo não sendo do mundo (Jo 17, 14.16) está ainda caminhando no mundo. visto que Ele mesmo enviou sua Igreja ao mundo (Jo 17,18; Mc 16,15), de maneira que sua Igreja aqui permanecerá até o dia de sua volta, quando os que pertencem a esta Igreja subirão com Ele, segundo a Sua Palavra.

Um grande abraço !!!

Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Manuel Portugal Pires Ter Jun 21, 2011 7:25 pm

Agora tem razão, mas parece esquecer-se de uma coisa muito importante.
Não é a nós que nos compete julgar.
Não sou eu, nem o senhor, que tem o direito de dizer:
Este é do grupo dos «ladrrões e salteadores» e aquele pertence ao grupo «dos eleitos, dos escolhidos por YHWH».
Estamos e fazemos todos parte da seara onde foi semeado o trigo e o joio.
Cada um de nós deve fazer o máximo para que cresça robusto (espiritualmente) como a espiga do trigo e evitar ser uma espiga mirrada de joio.
Só na ceifa é que se procede à separação e esta segundo o que está escrito é feita pelos anjos e não pelo julgamento elaborado pelos seres humanos.
(Apocalipse 14,13-20)

É interessante que esta passagem do Apocalipse (Revelação) junta a ceifa da seara com a vindima das uvas.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qua Jun 22, 2011 7:14 pm

Observe, Sr. Manuel, que eu não estou a julgar ninguém, pois como senhor afirma, não tenho este poder. Entretanto, tenho o dever de tornar a Palavra de Deus mais compreendida, mais fácil de ser entendida e de ser vivida. Este é o meu compromisso neste fórum e nos lugares onde quer que eu esteja.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Jun 23, 2011 1:13 pm

Faz bem, contudo, parece-me que necessita de mais sabedoria de YHWH, discernimento, e ter mais presente as palavras do nosso MESTE: o MessiaH.

Contudo, como todos somos imperfeitos, temos TODOS por mau hábito usar uma LUPA quando examinamos as imperfeições dos nossos vizinhos e até dos nossos amigos e nem conseguirmos ver as nossas próprias imperfeições.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Qui Jun 23, 2011 8:11 pm

É verdade, Sr. Manuel,

PRECISAMOS muito da sabedoria e do discernimento que nos concede o nosso Deus.

Sem elas, fica muito difícil viver a Palavra de Deus, e até mesmo quase que impossível.

Acredito piamente que é exatamente por falta dessa sabedoria e desse discernimento que surgiram pessoas que se apartaram da verdade e continuam criando interpretações particulares das Sagradas Escrituras, fundando seitas aos milhares e gerando confusão entre os povos.

Muitas até perderam a sua identidade religiosa e crêem numa "religião" que não congrega e vive sem comunhão tanto vertical quanto horizontal, o que se constitui no cúmulo do antagonismo ao maior desejo de Jesus, o que é profundamente lamentável.

Convido-o a rezar neste sentido.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Binhokraus Qui Jun 23, 2011 8:59 pm

Eu tenho evitado participar de certas postagens do fórum, porque infelizmente são repetitivas e pouco ou nada acrescentam. Mas agora não consegui me conter. Ver o Sr. Manuel dizer "Faz bem, contudo, parece-me que necessita de mais sabedoria de YHWH, discernimento, e ter mais presente as palavras do nosso MESTE: o MessiaH.

Contudo, como todos somos imperfeitos, temos TODOS por mau hábito usar uma LUPA quando examinamos as imperfeições dos nossos vizinhos e até dos nossos amigos e nem conseguirmos ver as nossas próprias imperfeições."

Fiquei impressionado com tamanho paradoxo dessas palavras vindo de onde vem. Este senhor o tempo todo usa essa Lupa e sistematicamente acusa e tenta achar meios de culpa a Santa Igreja. E de repente, em uma psotagem acusa o Sr. Flávio de fazer justamente o que ele faz sistematicamente em quase todas as postagens.
Desculpa, diante disso não pude me calar. E dessa vez concordo com o Sr. Manuel, não em acusar o Flávio mas ao fazer referencia a passgem das escrituras que diz, antes de tirar o cisco do olho do seu irmão, tire a trave que está no seu.

Espero que todos nós, sem exceção, possamos aprender que aqui neste fórum tratamos de idéias e ideais, não de pessoas. Ao olharmos as pessoas como eu já disse inúmeras vezes aqui neste fórum, sempre será para nós motivo de criticas e em alguns casos desapontamentos e coisas piores. Não tratamos de pessoas aqui. Mas sim de idéias, ideais...

Permaneçam em Deus
Binhokraus
Binhokraus
Moderadores

Mensagens : 736
Data de inscrição : 26/09/2008
Idade : 42
Localização : Petrópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sex Jun 24, 2011 4:06 am

Meus caros,
Aquilo que os senhores chamam de «santa igreja» não passa de uma instituição humana, com todos os seus defeitos e virtudes inerentes à condição humana e por isso susceptível e merecedora de criticas.
Eu não confundo associação formal de massas com a «Igreja de Cristo».
Reparem que eu não acuso nem critico pessoas, mas associações formais de massas.
Repito, a verdadeira «Igreja de Cristo» é constituída pelos eleitos de DEUS PAI e por isso são perfeitos, infalíveis e santos.
Pelo contrário, as associações de massas, são constituídas por simples candidatos e agrupam-se em igrejas. Há muitas igrejas como podemos constatar e a Católica Romana é uma das mais antigas. Contudo a Igreja do Cristo é só uma e não está oficializada pelas autoridades deste mundo, nem precisa estar.
Por isso, convido-vos a porem de parte esse vosso orgulho desmedido que pode embocar em SOBERBA enganadora e perigosa.
Não há maior cegueira do que a do que não quer ver.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sex Jun 24, 2011 7:05 am

Caríssimos,

A Igreja Católica não é uma das mais antigas. Ela é a única fundada pelo próprio Cristo a quem seguimos, a quem servimos e a quem adoramos. As que vieram depois, podem até ter algo de bom, mas não são verdadeiras, pois são outros redis, cujas ovelhas devem ser conduzidas para o verdadeiro aprisco (Jo 10,16).

Criticar esta Igreja não é simplesmente criticar uma uma associação formal de massas. É impossível se criticar uma institução sem que nesta crítica se critique os seus membros compósitos, sem que nesta crítica se critique também o seu fundador, o próprio Cristo.

Por fim, as críticas a que aqui me refiro, têm um papel muito importante e que poucas pessoas compreendem ou percebem. Elas nos dão aínda com mais clareza a certeza de que pertencemos ao Senhor Jesus não somente por fazermos parte de sua única e santa Igreja Católica Apostólica Romana, conforme nos ensina o nosso fundador: "FELIZES VÓS QUANDO VOS INJURIAREM E VOS PERSEGUIREM E VOS CALUNIAREM DE TUDO POR MINHA CAUSA. FICAI CONTENTES E ALEGRES, POIS VOSSO PRÊMIO NO CÉU É ABUNDANTE" (Mt 5,11-12).

Fiquemos salvos e tranqüilos na paz de nosso Senhor Jesus Cristo !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Manuel Portugal Pires Sex Jun 24, 2011 4:09 pm

Só que a Igreja católica já deu provas sobejas ao longo de quase dois milénios que não é a Igreja de Cristo.
Por isso a Igreja que Cristo fundou, tendo por primeiras pedras simbólicas os Apóstolos não é a Igreja Católica.

O Sr. Flávio está a proibir-me de criticar a Igreja Católica porque a considera a Igreja de Cristo e assim é intocável e ninguém pode provar nem admitir que o não é!

Vamos lá, Senhor Flávio, quem não deve não teme!
O verdadeiro aprisco é apascentado pelo próprio Cristo e não por pessoas contratadas para o efeito.
Isto é verdade tanto na Antiga como na Nova Dispensação.

Mas se a sua consciência lhe dita que está no caminho correcto continue e seja cada vez mais imitador de Cristo.
São estes os meus sinceros desejos:
Aproxime-se cada vez mais de Cristo, mesmo que tenha que renunciar a amizade dos seus amigos, dos seus correlegionários, e até da sua própria família.(Mateus 10,32-39)
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Dom Jun 26, 2011 7:57 am

Caro Sr. Manuel,

O senhor equivocadamente assim escreveu :

"O Sr. Flávio está a proibir-me de criticar a Igreja Católica porque a considera a Igreja de Cristo e assim é intocável e ninguém pode provar nem admitir que o não é!"

Não é verdade, senhor. Quem sou eu para retirar-lhe o direito de expressão ? O que eu não posso fazer é referendar os erros que o senhor vem postando no nosso fórum.

A Igreja sempre teve pessoas falhas, pois ela é santa e pecadora.

No seu colóquio ( 24/06 - 3:43 pm ) aínda neste tópico, o senhor fez outra firmação também bastante equivocada:

"a verdadeira «Igreja de Cristo» é constituída pelos eleitos de DEUS PAI e por isso são perfeitos, infalíveis e santos."

Aqui, detenho-me a citar vários casos onde se constata o inverso de tal realidade nas próprias Escrituras Sagradas, desde quando Jesus estava fisicamente presente entre os que com Ele iniciaram a própria Igeja: Pedro negou a Cristo, Filipe duvidou que Jesus e o Pai são um, Tomé duvidou do ressurrecto, Judas traiu Jesus, e por aí em diante. Mas aqui também, quero citar algo que o amigo apresentou no tópico "vejam as imagens e depois comentem" (24/06 - 3:45 pm): Trata-se da discordância entre Pedro e Paulo, conforme Gl 2,12-14. Logo, esta segunda postagem feita pelo senhor anula a postagem anterior também feita pelo senhor.

Por ultimo, quero mostrar-lhe um outro equívoco postado no seu ultimo colóquio ( 24/06 - 4:09 ):

"Vamos lá, Senhor Flávio, quem não deve não teme!
O verdadeiro aprisco é apascentado pelo próprio Cristo e não por pessoas contratadas para o efeito.
Isto é verdade tanto na Antiga como na Nova Dispensação."

Não é bem assim que nos ensinam as Sagradas Escrituras, conforme nos descreve São João por ocasião de uma das parições do Ressuscitado:

"(...) APASCENTA MEUS CORDEIROS. (...) APASCENTA MINHAS OVELHAS." (Jo 21,15-17).

Logo, a tarefa de apascentar o seu aprisco foi concedida pelo próprio Jesus a Pedro, e daí por diante, de acordo com a sucessão apostólica que somente a Igreja Católica Apostólica Rmana conserva desde quando foi fundada pelo Divino Salvador. Esta é uma dentre tantas razões que me fazem permanecer na única e verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, contra a qual as potências do inferno não hão de prevalescer, muito embora sempre perturbem enquanto não chegar o dia final.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Manuel Portugal Pires Qui Jun 30, 2011 2:35 pm

A Igreja é santa e Pecadora como o senhor afirma, mas a Igreja de Cristo é SANTA.
Logo estamos a falar de igrejas diferentes.

O dono das ovelhas figurativas é YHWH e Yeshua é o «Bom Pastor».

O outros «pastores» da antiga dispensação, nomeados pela Lei de Moisés com a aprovação de YHWH eram como afirmou Yeshua «mercenários» e por isso, possivelmente «ladrões e salteadores». O mesmo tem acontecido na nova dispensação.
Será que me quer tapar o sol com a peneira?! ...

O facto de Yeshua mandar apascentar as ovelhas a Pedro, não significa que as ovelhas passassem a pertencer a Pedro. Pedro fez apenas a figura de um contratado (um mercenário). Paulo foi um servo exemplar que além de pregar as «Boas Novas» e formar igrejas locais, como ninguém mais fez, trabalhava para se sustentar a si e aos que andavam com ele como o senhor provavelmente já leu nas suas epistolas.

Quanto a «sucessão Apostólica» devemos ter em conta o princípio básico:

«A árvore conhece-se pelos seus frutos»

E não confunda a Igreja verdadeiramente santa de Cristo com sua que é pecadora (pouco ou muito, não é a mim que compete julgar).

Ele quis apresentá-la esplêndida, como Igreja sem mancha nem ruga, nem coisa alguma semelhante, mas santa e imaculada.
(Efésios 5,27)


Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Petrus Romanus Qui Jun 30, 2011 5:10 pm

Caríssimo senhor Manoel,

Obviamente o dono das ovelhas é o Senhor Deus (São João 10,3) e o pastor, o Bom Pastor e o caminho por onde as ovelhas devem ir é Cristo Jesus (São João 10,9), mas a Pedro foi dado a responsabilidades de apascentar as ovelhas de Deus às levando através de Cristo ao Cristo! (São João 21,17).
Caso o senhor não tenha lido, Jesus chama os que o precederam, ou seja, aqueles que vieram antes dele, de ladrãos e salteadores (São JOão 10,8), mas àqueles que vieram depois dele e viriam depois também, ELe os chama de filhos de Deus (Gálatas 3,26), de amigos e, diz que nos tem dado conhecer todas as coisas (São João 15,15), contudo nós sabemos que todas as coisas seriam reveladas com o tempo pelo Espirito Santo a sua Igreja (São João 14,16-17.26; 1Timóteo 3,15), portanto somos nós e toda a Igreja aqueles chamados de amigos por Cristo! Nós não somos os mercenários, nós somos os pastores do rebanho de Deus. (Hebreus 13,7)

Quanto a afirmação de que a árvore se conhece pelos frutos, realmente se a conhece, vejamos alguns frutos:
*Quando caiu o Império Romano, em 476 d.C, o Ocidente foi devastado por povos das mais diferentes culturas e povos das mais diferentes linguas e costumes, o ocidente passou a ser dos barbaros e pagãos, cada um com sua respectiva lingua, cada povo com seus respectivos deuses, cada povo com seus respectivos rituais (alguns até de antropofagia, e de violencia), a Igreja Católica foi a unica instuição que permaneceu de pé após a queda do Império, e ela teve aos poucos de evangelizar cada povo e dar-lhes uma cultura! A Igreja uniu-os todos numa unica lingua, o latim, apesar de cada um ter sua propria eles podiam dialogar entre si, a Igreja tratou de salvar os textos sagrados, os textos de ciencia, de politica, se retórica, de poesia, os de Aristóteles, os de Platão, os de Euclides e assim preparar o terreno para grandes homens como Newton, Galileu, e tantos outros. Sem a Igreja para doutrina-los, hoje nós possivelmente estaríamos adorando as pedras e não teríamos nem energia eletrica, pois as contribuições que a ciência nos trouxe são frutos de conhecimentos anteriores que foram sendo aprendidos e guardados a salvo e incentivados pela Igreja. Sem a Igreja na Idade Média para manter a ordem e resguardar a politica, sem a Igreja ali para nos mostrar o direito politico, nossa compreensão de política não teria chegado a onde estamos, estaríamos numa sociedade monarquica e autoritaria, pois nossa noção de direito vem da noção de direito da Igreja guardada do Império Romano! Sem a Igreja Católica, os Evangelhos, as cartas, os manuscritos, e a propria pessoa de Cristo se teriam perdido e deixado de existir na história, e hoje ninguém estaria aqui falando mau daquela instituição que além de salvar o Cristianismo e sua cultura, salvou a cultura e a ciencia dos outros povos, o direito, a politica, e de maneira descomunal a criatividade e os temos das artes, esculturas e a arquitetura. Toda a nossa sociedade foi salva e feita em cima dos principios da Igreja Católica que por sua vez provém do própria Cristo e da compreensão dada pelo Espírito Santo, nós todos, a nossa democracia, a nossa cultura, a nossa globalização e fluencia ocidental, todos possuimos uma divida impagavel com a Igreja do Deus vivo, coluna e sustentaculo da verdade, aquela que durante dois mil anos sustentou a verdade dentro de si e foi a coluna de Deus pros pagãos, aquela que é o maior fruto de Cristo e a árvore mais frutifera da história, a própria esposa do Cordeiro, que não pode adulterar e nem fornicar, pois é santa e imaculada (1 Timóteo 3,15; Efésios 5,27)

Deves saber, caríssimo, que a Igreja como esposa de Cristo e dirigida pelo Espirito Santo é santa e sem macula, em sua doutrina e em seus ensinamentos e em suas açoes e palavras, mas as pessoas, que também são chamadas de Igreja, de templo do Espírito Santo, erram e maculam suas proprias ações e palavras, suas doutrinas e ensinamentos, desviando-se do são costume, do são batismo e da sã união em Cristo, por isso a Noiva de Cristo é santa e imaculada, mas as pessoas eclesiais são pecadoras, mas lavadas no sangue do Cordeiro pelo misericordia e graça de Nosso Deus e Pai! A Igreja é Santa, enquanto Igreja, e pecadora, enquanto humana!

"Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu." (2 Tessalonicenses 3,6)

E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra!

Petrus Romanus
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 33
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Manuel Portugal Pires Seg Jul 04, 2011 6:28 pm

Caríssimo "Petrus Romanus" , (`É mesmo assim que se chama?!)
Yeshua chamou aos antecessores dele apesar de eleitos por YHWH de «Ladrões e salteadores» (não no sentido literal mas no sentido metafórico).
Mas a carta aos Gálatas não são palavras de Yeshua (Jesus), mas de Paulo e alguns dos seus colaboradores.
Na verdade há os eleitos e filhos de Deus, e Cristo chamou de amigos aos seus 12 discípulos, mas houve um que o entregou (Judas) e outro Pedro que o negou 3 vezes, e outros que sumiram durante o Seu julgamento no Sinédrio, constituído por muitos sacerdotes.

Deu a Pedro a missão de apascentar as ovelhas, apesar de o ter negado 3 vezes, mas isso não quer dizer que as ovelhas sejam de Pedro. Também é sabido que durante o decorrer dos séculos houve muitos que se aproveitaram em seu benefício dessas ovelhas figurativas. Os que fizeram isso são literalmente ladrões e salteadores, pois não deixaram que o rebanho se alimentasse nem eles próprios se alimentaram do Cristo em verdade e espírito.
Mas quando falamos de Igreja de Cristo, devemos distinguir, o que é falso e o que é verdadeiro. Os frutos de cada um distinguem o falso do verdadeiro. Não há outra maneira.
O amigo ao dizer «nós» parece incluir-se nos que dizem ter essa missão. E a classe dos nossos dias que tomou conta disso chama-se «clero». É esta classe clerical que se apresenta como sendo o magistério. É por isso que quando falo em decisões da Igreja Católica coloco, por vezes, entre parêntesis a palavra clero (clero); para destacar as pessoas a quem me referi, para não cair no erro de chamar o TODO pela PARTE. E mesmo dessa PARTE clerical eu sei que os que tomam decisões é uma hierarquia muito pequena: não sei se são todos os bispos ou se apenas os cardeais.
Os vulgares «padres» estão com a sua igreja paroquial (os paroquianos) como se fossem uma igreja local; isto nos meios mais pequenos em que todos se conhecem.
Mas nos meios maiores praticamente não há igreja de verdade, mas muitas capelinhas formadas pelos diversos grupos familiares e o padre é apenas uma figura decorativa.
Eu estive em ambos os meios e senti precisamente isto e como deixei de ter família senti-me mesmo sozinho no meio de uma comunidade que deveria ser igreja.

Quanto aos frutos que o amigo aponta, mete na verdade os pés pelas mãos.
A maioria dos bárbaros que dilaceraram o Império era constituído por cristãos que professavam o arianismo. Se a palavra bárbaros tem um sentido pejorativo porque os romanos conseguiam ver os defeitos desses povos mas não enxergavam os seus próprios que chegaram a ser muito piores que esses bárbaros. Na verdade «bárbaro» significava apenas gente de linguagem incompreensível, isto é que não falava latim nem grego, as línguas oficiais do Império Romano.
A Igreja Católica não evangelizou os Bárbaros, pois os mesmos já conheciam o evangelho, mas tal como a maioria dos católicos desse tempo que eram romanos e falavam latim ou derivados do latim não praticavam esse evangelho que lhes foi anunciado; por isso o envolvimento em guerras fratricidas e a sua queda.
Na verdade a Igreja católica na pessoa do PAPA e com o auxilio do clero consegui uma espécie de unidade politica e a maior parte dos arianos (bárbaros) aceitaram o catolicismo romano. Isto tudo por conveniência política. Quanto ao povo bastava o chefe converter-se, que implicava a conversão de todos os seus súbditos. Ora eu não posso chamar a isto IGREJA do CRISTO. Também a união de bárbaros e romanos na língua latina, o que foi formidável, não identifica a Igreja de Cristo, mas a Ascenção da cultura romana sobre a cultura bárbara: os romanos perderam o poder Imperial, mas ganharam na transmissão dos costumes.
Quanto à ciência e seu desenvolvimento a Igreja católica não foi a sua principal impulsionadora. Vejamos como exemplo o caso de Galileu Galilei que foi privado da liberdade por afirmar com convicção que era a terra que girava à volta do sol e não o sol a volta da terra como antes a Igreja ensinava. Mas mesmo que a Igreja fosse a grande impulsionadora da ciência isso não lhe dá o dom de ser a «Igreja de Cristo». Na verdade a Igreja Católica não vem do próprio Cristo, mas é produto de evolução histórica cheia de querelas e terríveis guerras sanguinárias. Quem lhe deu o primeiro sopro de vida foi o Imperador Constantino e Teodósio ao considerar o catolicismo como religião oficial do Império pode-se considerar o seu real fundador. O próprio Cristo seguia a religião instituída por YHWH por meio de Moisés, por isso nem sequer chegou a ter a religião cristã e muito menos católica, um sub-produto do chamado cristianismo oficial que prosperou. O cristianismo nos tempos Apostólicos ainda não era uma religião, mas um modo de vida espiritual e chamava-se de VIA, que quer dizer caminho. Esse caminho era o próprio Cristo, com a Sua doutrina, muito diferente (embora parecida) do actual catolicismo.
É verdade que a Igreja de Cristo é Santa, sem mácula, mas as pessoas que ainda não são Igreja de Cristo são pecadoras. Estas são apenas candidatas à salvação e à vida eterna. Na verdade «muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos» e são os escolhidos que vão formar a Igreja de Cristo. O facto de a alta hierarquia clerical se armar em Igreja de Cristo é para dominar o ZÉ, como tem acontecido durante quase dois milénios.
Para fazer o bem, e seguir o Messiah, não são precisos tantos dogmas que muitas vezes são mais um problema que uma solução. Quando mal compreendidos esses dogmas, mas mesmo assim aceites, são um tropeço para a «idolatria» e a superstição.
Penso que esses dogmas são desnecessário, mesmo se forem bem intencionados.
Não passam de uma espécie de filosofia grega.

No entanto, admiro a sua redacção apesar de ser bastante ferida de parcialidade, como que a justificar erros do passado e a elevar uma classe que poderia não ter existido se se tivesse sempre tido em conta as palavras do Mestre escritas no cap. 23 de Mateus.

Quanto ao Espirito Santo de YHWH, ele age como bem lhe aprouver, respeitando sempre a liberdade do homem, para não destruir o pouco que resta do seu livre arbítrio, mas tendo sempre por alvo final o cumprimento dos propósitos de YHWH em Yeshua.
O povo até costuma dizer que «Deus escreve direito por linhas tortas».
Isto quer dizer que os propósitos de YHWH vão mesmo cumprir-se apesar das vicissitudes dos tempos. Cabe ao homem apressar ou retardar esse cumprimento.

-
Quanto à minha resposta ao Sr. «padre« que estima em 5% a percentagem do clero, no tópico «teologia do corpo», (que pode aceder clicando aqui) compreendo a sua posição, pois apesar de ser do clero não toma parte das decisões, apenas tem de as acatar como um súbdito que fica entre a espada e a parede: isto é entre os leigos e os bispos e cardeais.
Eu pensava que o clero era muito menos que 5%, pois se assim fosse havia um padre para 20 leigos: 100 a dividir por 5 dá 20. Contudo como nem todos estão em contacto directo com os leigos (em igreja), pois há uma rígida hierarquia de poderes, se deixar metade para essa hierarquia (eu penso que é menos de metade), haveria um padre para 40 leigos.
Mas como as pessoas que tomam decisões são a minoria dentro do clero, essa percentagem em relação à maioria seria irrisóriamente diminuta. É essa percentagem diminuta que eu quero destacar quando falo em decisões da Igreja Católica romana, Na verdade não tomo a parte pelo todo, mas dou um realce a essa parte, que na verdade se reúne em «igreja» (parte do clero) dentro da própria Igreja (os súbditos). É como que uma Igreja (pequenina) dentro da outra (muito maior).
Igreja é para mim sinónimo de congregação. Não vou entrar em pormenores entre «ekklesia» e «kyriakon».
Esta forma de me expressar não se pode chamar de falácia. Dê-lhe, por favor, um outro nome, mas que esteja correcto.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Petrus Romanus Seg Jul 04, 2011 10:39 pm

Muito sabiamente o irmão Manoel nos disse que a maioria das invasões ao Império Romano, feitas pelos bárbaros, eram de povos arianos, que criam na heresia de Ario. Obviamente os hunos e os ostrogodos, os francos e os hérulos, os visigodos, os anglos, os saxões e os jutos, os alanos, os suevos, os vandalos e os burgúdios, os frísios, os celtas e lombardos, etc, com todo e absoluta certeza eram a maioria deles de religião católica da doutrina de Ario, sem hesitar eu diria tal coisa, somente se eu estivesse completamente louco! Como se a Igreja ja tivesse existido desde sempre e todos os povos do mundo cressem no catolicismo, isso é uma barbaridade sem limites!!!! A Igreja teve de evangeliza-los, do contrario como eles seriam católicos? e arianos? Do nada? o vento lhes soprou?

Sem contar que essas invasões foram no século IV, V e adiante, e somente com o Rei Franco convertido, a Igreja pode contar com alguma tregua de martirios na sua filha mais velha, a "França". Portanto não me venha com aquelas artimanhas de Satanás ao dizer que a Igreja foi fundada no Concilio de NIceia, e que ela havia conquistado o mundo inteiro antes disso e ele se perdeu no Concilio, bla-bla-bla-bla!!

Por exemplo, os celtas quando em necessidades ou festas eram capazes de comer a carne dos familiares mais velhos! Com toda a certeza absouta celestial eles eram catolicos arianos! Praticavam uma religião politeísta, pois adoravam deuses representantes das forças da natureza, obviamente cristãos catolicos!! Pelo amor de Deus senhor Manoel!!

A igreja pacientemente evangelizou cada povo e foi reestabelecendo a ordem no mundo, e quando tudo estava indo bem sobrevem outras invasões de povos barbaros nos séculos X, XI e adiante, e a Igreja pacientemente sobre o sangue dos martires salvou a sabedoria e a cultura em seus monasterios e evangelizou cada povo, unindo-os numa só lingua e numa só religião, somente uma instituição que tem por lider Jesus Cristo poderia fazer tal coisa, e esta era a Igreja Catolica! Se hoje o senhor tem toda a ciencia e as principais linguas do mundo com alfabetos latinos e com calendarios latinos, não se esqueça de agradecer a Igreja, pois sem eles o senhor nem estaria escrevendo infamias contra a Igreja que julgastes com teus proprios olhos indigna de prestigio!

Como os padres são os representantes do povo e conhecem o povo são os que são eleitos bispos, que também esta em comunhão com seu povo e com os anseios de seu povo, quer ambos, pela confissão, pela conversa e pelo diálogo, são estes os mesmo cardeiais e o mesmo Papa, a Igreja, enquanto clero é e representa os anseios de todos, pois o Papa nada mais é do que o servo dos servos de Deus, e as decisões tomadas em concilios ou em documentos, mesmo que o fossem de homens, seriam as decisões de todo o povo consultado, como vemos nas declarações da "Munificentissimus Deus", na "Ineffabilis Deus", etc, mas não são de homens, são do Próprio Espirito Santo que procede do Pai e do Filho! A Igreja é uma só!

E a carta aos Galatas pode ter sido escrita por São Paulo, mas a autoria dela é de Deus, palavras de Deus! O senhor por ter tido uma desilusão com a Igreja parece querer arrumar meios de justificar tudo o que o justifica a Igreja, interpretando tudo de novo ao seu modo e descaracterizando a verdade, uma desilusão, parece, o fez procurar argumentos pra tirar de sua cabeça qual a Igreja verdadeira, e assim como se quisessemos arrumar argumentos pra defender que Jesus não era o Messias, conseguiremos, se quisermos arrumar argumentos pra convencer que Deus não existe, conseguiremos, assim também como você quis arrumar argumentos pra se convercer que A Madre Igreja não era a Igreja do Deus vivo, o senhor conseguiu, dando voltas nos textos sagrados e nas santas interpretações; pois todo aquele que busca, encontra, mas será que encontramos porque existem ou os fizemos existir para que pudessemos encontra-los?

E o Espirito do Senhor Deus age conforme quer, obviamente, mas também obviamente não pode quebrar suas promessas, porque ainda que sejamos infieis, Deus permanece fiel, pois não pode negar a si mesmo!
Petrus Romanus
Petrus Romanus

Mensagens : 123
Data de inscrição : 29/12/2010
Idade : 33
Localização : Ribeirão Preto

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Manuel Portugal Pires Ter Jul 05, 2011 8:31 am

O amigo está a confundir «católicos» com «cristãos».
Os arianos eram cristãos mas não católicos, pois não estavam sobre o domínio de ROMA.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Migra%C3%A7%C3%B5es_dos_povos_b%C3%A1rbaros

Quanto à chamada evangelização, com certeza que nós dois temos conceitos bem diferente.
Você talvez chame de evangelização àquilo que também mais tarde, depois da altura dos descobrimentos, os portugueses, espanhóis e muitos outros povos que se diziam cristão fizeram nas Américas promovendo a pior de todo o tipo de escravatura ?! ...

Na verdade, nós temos conceitos bem diferente de cristianismo e assim nunca pode haver entendimento, pois damos aos vocábulos significados diferentes.
Na verdade, o cristianismo foi altamente descaracterizado pela sua Igreja Romana.
Afinal, cristo prometeu-nos o Reino dos céus (mediante e sua Ekklesia), mas infelizmente ainda nos vimos confrontados por uma religião de pecadores imposta pelos mais poderosas aos mais fracos. Na verdade, há alguma «moral» à mistura, mas é só para convencer.
Os truques que o amigo mencionou no seu penúltimo parágrafo, foram abundantemente usados pela sua Santa Madre Igreja.

A Igreja de Cristo é uma só, mas os homens fundaram muitas igrejas e muitos credos.
A Igreja Católica Romana foi uma das pioneiras a usar estes truques que eu chamo de hipnotismo e que fazem adormecer os povos.
Manuel Portugal Pires
Manuel Portugal Pires

Mensagens : 781
Data de inscrição : 06/05/2010
Idade : 80
Localização : Europa: Portugal - Porto - Valongo - Ermesinde

http://sites.google.com/site/rrfn001/temas/sa

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por RenatoPaulo Ter Jul 05, 2011 8:54 am

Manuel Portugal Pires escreveu:O amigo está a confundir «católicos» com «cristãos».
Os arianos eram cristãos mas não católicos, pois não estavam sobre o domínio de ROMA.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Migra%C3%A7%C3%B5es_dos_povos_b%C3%A1rbaros

Quanto à chamada evangelização, com certeza que nós dois temos conceitos bem diferente.
Você talvez chame de evangelização àquilo que também mais tarde, depois da altura dos descobrimentos, os portugueses, espanhóis e muitos outros povos que se diziam cristão fizeram nas Américas promovendo a pior de todo o tipo de escravatura ?! ...

Entao me diga onde esta o ouro que foi roubado pelos portugueses?
Na Igreja ou no estado?
...
Aproveite a dica e diga aos seus politicos gatunos e vaidosos que gastam dinheiro sem o ter,para com o ouro que roubaram pagarem o que devem!
Ainda bem que sai dessa podridao...
E nao me venha dizer o que sao os evangelicos protestantes porque bem os conheco!
Pois vivo no norte da alemanha e conheco muito bem essas orgias.

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Igreja verdadeira.. - Página 2 Empty Re: Igreja verdadeira..

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos