Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Filhas de Lot

5 participantes

Ir para baixo

Filhas de Lot Empty As filhas de Lot

Mensagem por Helô Dom Out 05, 2008 10:37 am

Olá amigos!
Após breve afastamento, estou eu aqui de volta com minhas perguntas! Wink

Esses dias minha mãe me mostrou uma passagem bíblica que estava lendo e confesso que fiquei um tanto assustada! affraid
A passagem está em Ge 19, 30-38. Fala sobre Lot, aquele que saiu de Sodoma com sua mulher (que ao olhar para trás virou uma "coluna de sal" - Ge 19, 26 - , lembram?) e duas filhas. Então, a passagem narra que as duas filhas de Lot se deitaram com seu pai porque não havia homem nenhum naquela região com quem elas pudessem se unir, e para isso embriagaram seu pai, para que ele nada percebesse. E as duas filhas conceberam de seu pai e deram à luz a seus filhos.

Enfim, acabei resumindo a passagem toda né!
Mas o que me intriga é o absurdo dessa passagem: Como duas filhas embriagam seu próprio pai e se deitam com ele?? Cheguei a pensar que de repente elas eram somente consideradas suas filhas, como se fossem apenas da mesma "tribo" ou Lot fosse somente seu pai "espiritual" não sei... Mas acho que não...
Procurei entender que elas tomaram essa decisão porque queriam mesmo assegurar uma posteridade, mesmo que para isso tivessem que deitar com o próprio pai!
Mas de onde elas tiraram essa idéia?! Não parece uma coisa profana, da qual Deus não se agradaria?!
Shocked
Helô
Helô

Mensagens : 37
Data de inscrição : 28/08/2008
Idade : 34
Localização : Petrópolis/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Filhas de Lot Empty Re: Filhas de Lot

Mensagem por jonathan_penha Dom Out 05, 2008 7:59 pm

Enquanto a resposta oficial não vem, vou tentar esclrecer uma coisa: Cada livro Bíblico tem uma intenção e um estilo literário, fato esse que o Alessandro citava nas perguntas do tópico relativo à Bíblia.

Alessandro diz:
''Cada livro tem um estilo literário próprio e deve ser lido de acordo com esse estilo. Alguns são livros históricos, outros livros poéticos, cartas, etc.
Os evangelho, por exemplo, são livros históricos com reflexões teológicas.
As cartas de Paulo são....tcham tcham tcham!! ...... cartas!!
Cantigo dos Cânticos um poema de amor.
os salmos uma coletânea de orações.''

Portanto a intenção nos Evangelhos é narrar a vida de Cristo, levando a crer que a passagem em questão realmente aconteceu.

Não foi uma resposta completa, mas só queria poder adiantar algo...
Idea
jonathan_penha
jonathan_penha

Mensagens : 26
Data de inscrição : 26/08/2008
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Filhas de Lot Empty Re: Filhas de Lot

Mensagem por alessandro Seg Out 06, 2008 1:43 am

Ola Helô. Estava sentindo falta das suas perguntas!
Acredito que o Pe Léo poderá fazer algumas reflexões mais profundas sobre esta questão, mas vou tentar contribuir refletindo sobre dois pontos.

Primeiro: o Antigo Testamento, entre outras coisas, narra a história do povo hebreu e este relato contado por vc faz parte dela. Não é um preceito, apenas uma narração. como já disse, ao se ler a Bíblia é importante estar atento ao objetivo do texto que se está lendo. Neste caso específico a Bíblia não está sancionando um ato moral incorreto ou o colocando como exemplo, está apenas nos contanto um acontecimento.
Talvez uma lição que possa ser tirada deste texto é que mesmo de um grande mal, Deus pode tirar um bem.

Segundo: algo que acho muito interessante na Sagrada Escritura é que ela não esconde a fraqueza dos seus heróis. Davi adulterou e participou de um homicídio, Pedro negou Cristo, Paulo chegou a consentir no assassinato de cristão quando ainda era um fariseu. Isso a gratuidade do amor de Deus que se comunica a homens que são infiéis. Como grande exemplo disso basta pegar a genealogia de Jesus. Na lista dos antepassados do nosso Salvador estão alguns homens e mulheres que cometeram erros bastante graves.

abração e espero ter ajudado
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filhas de Lot Empty Helô

Mensagem por Rafaela Botelho Seg Out 06, 2008 2:10 am

A moral daquele povo não permitiria que um pai se deitasse com suas filhas.

Já ouvi alguém falar sobre isso, parece Alessandro, que é como se fosse uma alegoria mesmo. Acho que não aconteceu de verdade. Vou procurar saber e depois posto aqui. Acho que até eu conseguir responder o Padre já vai ter respondido, mas, sexta acho que já dá pra dizer alguma coisa. Vou postar assim mesmo [mesmo se o Pe responder] só pra constar.

Fiquem com Deus.
Very Happy
Rafaela Botelho
Rafaela Botelho
Acolhedora

Mensagens : 530
Data de inscrição : 03/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filhas de Lot Empty Re: Filhas de Lot

Mensagem por alessandro Seg Out 06, 2008 12:23 pm

[/A moral daquele povo não permitiria que um pai se deitasse com suas filhas.

Já ouvi alguém falar sobre isso, parece Alessandro, que é como se fosse uma alegoria mesmo. Acho que não aconteceu de verdade. Vou procurar saber e depois posto aqui. Acho que até eu conseguir responder o Padre já vai ter respondido, mas, sexta acho que já dá pra dizer alguma coisa. Vou postar assim mesmo [mesmo se o Pe responder] só pra constar.

Fiquem com Deus.
]

Ops...parece que minha reposta deu a entender que defendo o sentido literal de tal passagem. Principalmente minha expressão "contando um acontecimento" leva a esta interpretação. Na verdade desejava era diferenciar uma mera narração de um texto com finalidade moral. minha resposta visava apenas dar conta de alguns pontos da questão levantada. Segundo um autor confiável (Dom Estevão Bettencourt) tal texto não consitui propriamente uma alegoria. Esta semana posto a exegese elaborada por ele para aprofundar um pouco mais a questão.

Abração e fiquem com Deus
alessandro
alessandro
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 750
Data de inscrição : 16/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Filhas de Lot Empty filhas de Lot.

Mensagem por Pe. Leo Qua Out 08, 2008 4:45 pm

Olá Helô: antes de mais nada, gostaria de confirmar as coisas ditas pelo Alessandro e fazer notar um vez mais que a Bíblia nao é um livro onde todas as coisas sao preceitos.
Entendo o seu desconcerto, mas vamos olhar por outro lado: vc tb sabe quais sao os preceitos de Deus, nao sabe? E vc mts vezes nao vem em contra deles ( ou seja , com o pecado) ? E porque nao espantar-se com isso tb? Esta passagem descreve, como tantas, as infidelidades de personagens concretos sempre colocados em contraste com a Fidelidade do Senhor Deus.
Entrando diretamente no texto, nao se pode dizer se este fato aconteceu ou nao. O que está claro é que o autor Sagrado, usando de uma lenda ou mito que explicasse a origem dos povos vizinhos, quer ressaltar a grandeza de Israel, povo que tem sua origem no Senhor, aos outros povos, neste caso os Moabitas e os Amonitas, que tem sua origem em uma transgressao. e sem contar que eram povos que viviam em contínuas desevenças com Israel, e o autor Sagrado quer ar uamexplicaçao para estas brigas constantes, e a coloca no fato de terem nascido da infidelidade ao Senhor. Ou seja, temos diante de nós um recurso à chamada Burla despectiva em relaçao a estes dois povos. percebe-se claramente que o autor sagrado nao apoia tal açao e notamos um claro sabor irônico ao narrar o fato.
Para um judeu, só existiam duas classes de pessoas. ou fiéis ao Senhor, ou os infiéis. A universalidade da Salvaçao será algo a ser tomado em conta e percebido bastante posteriormente.
Resumindo, de uma forma mítica, lendária ou real o autor Sagrado tem como finalidade mostrar a superioridade de Israel diante dos outros povos e explicar o porque de tantas rivalidades.
Se interessar, posso colocar mais comentários históricos depois.
Pe. Leo
Pe. Leo
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 148
Data de inscrição : 05/09/2008
Idade : 40
Localização : Petrópolis, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Filhas de Lot Empty Re: Filhas de Lot

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos