Se Deus é só espírito, de onde veio a matéria?
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Se Deus é só espírito, de onde veio a matéria?
Boa noite pessoal,
eu estava lendo a suma teológica de São Tomás de Aquino, e me surgiu uma dúvida.
No Tratado de Deus Uno, questão 3, art. 1 (Se Deus é corpo), disponível em http://www.permanencia.org.br/drupal/node/150 está escrito que Deus é só espírito, porque a matéria tem potência, e Deus sendo ato puro não pode ter potência. E também se diz que toda matéria em ato esteve antes em potência.
Aqui começa minha dedução:
Assim a primeira matéria a surgir não era matéria, era só potência e recebeu o ato material de outro ser que o tinha em ato, certo?
Minha dúvida é:
Se Deus criou a matéria, Ele não precisaria ter a matéria em ato? Sendo Deus só espírito, Deus poderia criar algo que Ele não possui?
eu estava lendo a suma teológica de São Tomás de Aquino, e me surgiu uma dúvida.
No Tratado de Deus Uno, questão 3, art. 1 (Se Deus é corpo), disponível em http://www.permanencia.org.br/drupal/node/150 está escrito que Deus é só espírito, porque a matéria tem potência, e Deus sendo ato puro não pode ter potência. E também se diz que toda matéria em ato esteve antes em potência.
Aqui começa minha dedução:
Assim a primeira matéria a surgir não era matéria, era só potência e recebeu o ato material de outro ser que o tinha em ato, certo?
Minha dúvida é:
Se Deus criou a matéria, Ele não precisaria ter a matéria em ato? Sendo Deus só espírito, Deus poderia criar algo que Ele não possui?
claudiof- Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/02/2013
Localização : Brasil
Re: Se Deus é só espírito, de onde veio a matéria?
Olá mais uma vez Cláudio,
O pouco que sei de São Tomás de Aquino, é que nesse caso trabalhava os conceitos de Ato e Potência Aristotélicos utilizando-os para a sua teologia, onde basicamente:
Ato - seria o "ser" realizado, o estado atual da existência de qualquer coisa.
Potência - seria a "potencialidade" de algo em se tornar alguma coisa diferente de seu estado de existência atual.
O exemplo clássico é o da semente:
Uma semente é uma "semente" em ato, mas é também uma árvore em potência.
Essa é a explicação mais trivial visto que esses conceitos são bem mais profundos do que só esse exemplo, mas trazendo para o tema, tudo o que existe em ato segundo o próprio Aristóteles existiu antes em potência e tudo que existe atualmente em ato é potência de um novo ato, e essa seria uma característica de tudo o que existe, ser simultaneamente em ato e potência, a semente (árvore em potência) ao se tornar em ato árvore, ainda é potência de alguma outra transformação (um tronco podre, ou uma resma de papel em potência).
Enfim para Aristóteles a excessão à essa regra é a origem de toda ela, o "primeiro motor", que não poderia ser nada antes daquilo que é, e nem poderia ser nada além daquilo que é, isto é: teria que ser um ato puro (jamais uma potência pura, porque ela nada mais é do que um ato não realizado).
Aristóteles concluiu que esse ato puro só poderia ser o "Bem" que nunca poderia ser nada além de si mesmo e nunca foi nada além de si.
Resumindo milhares de palavras e anos, São Tomás de Aquino concluiu que esse "bem" ao qual Aristóteles se refere é a uma perfeita descrição à "Deus".
Na sua conclusão não pode confundir "Ato com matéria", e deve entender que criar no sentido teológico não tem a ver com o "gerar" que as vezes tomamos como sinônimo.
Criar nesse sentido é "chamar" do "Nada à Existência". Então Deus jamais precisaria "possuir" matéria "em ato" para criar matéria ou isso seria "gerar". A única "geração" de Deus, segundo o nosso credo, é o Filho, Jesus; "... gerado, não criado, consubstancial ao Pai..." já que geração sim necessita da própria substância, uma mulher gravida não cria um filho ela o gera (em conjunto com a substância do marido), a partir de seus óvulos, útero, placenta, sangue, etc.
Assim mesmo um ser que é apenas espírito como os anjos, não é um ato puro, pois foi potência em Deus antes dele os chamar à existência, e em algum momento foi um demônio em potência, o que chegou a se tornar ato para alguns.
Deus nunca foi nada antes de ser Deus, e nem pode ser nada além de Deus, logo é um ato puro.
A matéria antes de existir foi potência na vontade de Deus, e potencialmente pode deixar de existir algum dia também.
Basicamente é isso, espero que dê para entender.
Vinde Senhor Jesus!
O pouco que sei de São Tomás de Aquino, é que nesse caso trabalhava os conceitos de Ato e Potência Aristotélicos utilizando-os para a sua teologia, onde basicamente:
Ato - seria o "ser" realizado, o estado atual da existência de qualquer coisa.
Potência - seria a "potencialidade" de algo em se tornar alguma coisa diferente de seu estado de existência atual.
O exemplo clássico é o da semente:
Uma semente é uma "semente" em ato, mas é também uma árvore em potência.
Essa é a explicação mais trivial visto que esses conceitos são bem mais profundos do que só esse exemplo, mas trazendo para o tema, tudo o que existe em ato segundo o próprio Aristóteles existiu antes em potência e tudo que existe atualmente em ato é potência de um novo ato, e essa seria uma característica de tudo o que existe, ser simultaneamente em ato e potência, a semente (árvore em potência) ao se tornar em ato árvore, ainda é potência de alguma outra transformação (um tronco podre, ou uma resma de papel em potência).
Enfim para Aristóteles a excessão à essa regra é a origem de toda ela, o "primeiro motor", que não poderia ser nada antes daquilo que é, e nem poderia ser nada além daquilo que é, isto é: teria que ser um ato puro (jamais uma potência pura, porque ela nada mais é do que um ato não realizado).
Aristóteles concluiu que esse ato puro só poderia ser o "Bem" que nunca poderia ser nada além de si mesmo e nunca foi nada além de si.
Resumindo milhares de palavras e anos, São Tomás de Aquino concluiu que esse "bem" ao qual Aristóteles se refere é a uma perfeita descrição à "Deus".
Na sua conclusão não pode confundir "Ato com matéria", e deve entender que criar no sentido teológico não tem a ver com o "gerar" que as vezes tomamos como sinônimo.
Criar nesse sentido é "chamar" do "Nada à Existência". Então Deus jamais precisaria "possuir" matéria "em ato" para criar matéria ou isso seria "gerar". A única "geração" de Deus, segundo o nosso credo, é o Filho, Jesus; "... gerado, não criado, consubstancial ao Pai..." já que geração sim necessita da própria substância, uma mulher gravida não cria um filho ela o gera (em conjunto com a substância do marido), a partir de seus óvulos, útero, placenta, sangue, etc.
Assim mesmo um ser que é apenas espírito como os anjos, não é um ato puro, pois foi potência em Deus antes dele os chamar à existência, e em algum momento foi um demônio em potência, o que chegou a se tornar ato para alguns.
Deus nunca foi nada antes de ser Deus, e nem pode ser nada além de Deus, logo é um ato puro.
A matéria antes de existir foi potência na vontade de Deus, e potencialmente pode deixar de existir algum dia também.
Basicamente é isso, espero que dê para entender.
Vinde Senhor Jesus!
Lucas B.- Mensagens : 95
Data de inscrição : 03/05/2012
Localização : Brasil
Re: Se Deus é só espírito, de onde veio a matéria?
Olá Lucas, obrigado por responder mais uma pergunta chata, pensando bem eu não sei por quê fiz essa pergunta, eu imaginava que pudesse existir uma resposta racional para explicar o poder de Deus criar algo do nada, mas lendo mais adiante a summa teológica está escrito que o intelecto humano não tem capacidade para compreender o poder de Deus, ou seja, só nos resta conjeturar que Deus criou do nada, pois o contrário é impossível.
claudiof- Mensagens : 29
Data de inscrição : 22/02/2013
Localização : Brasil
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