Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Podem responder minha duvida pessoal?

4 participantes

Ir para baixo

Podem responder minha duvida pessoal? Empty Podem responder minha duvida pessoal?

Mensagem por Netuno Ter Jul 16, 2013 10:21 am

Uma pessoa comete um pecado determinado sem intenção, porém em seguida ela descobre que o que ela cometeu é um pecado grave e entra em desespero em relação a este pecado e acha que Deus não pode perdoa-la por ter cometido este pecado horrivel, MAS ELA COMETEU ESTE PECADO SEM INTENÇÃO POIS NEM SABIA QUE ERA PECADO.

No caso ela acha que Deus não pode perdoar esse PECADO COMETIDO SEM INTENÇÃO e por achar que Deus não pode perdoa-la ela acha que entrou em desespero de salvação

POREM o catecismo diz que: pecados cometidos sem intenção, a pessoa não é imputada sobre ele, logo ela não precisa confessar porque não queria cometer este pecado.

Fonte: 1735. A imputabilidade e responsabilidade dum acto podem ser diminuídas, e até anuladas, pela ignorância, a inadvertência, a violência, o medo, os hábitos, as afeições desordenadas e outros factores psíquicos ou sociais.

http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s1cap1_1699-1876_po.html

O pecado do desespero de salvação só vale em cima de um pecado cometido COM INTENÇÃO E COM VONTADE né? Se uma pessoa entra em desespero por um pecado cometido SEM INTENÇÃO o "desespero de salvação" não é valido certo?

Este é meu caso!

Netuno

Mensagens : 7
Data de inscrição : 07/06/2013
Localização : Brasil - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Podem responder minha duvida pessoal? Empty Re: Podem responder minha duvida pessoal?

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter Jul 16, 2013 10:44 am

Caro Netuno,

Que bom tê-lo mais uma vez conosco !

Respondendo a sua questão, posso afirmar que todo erro não deixa de erro por falta de intenção ou por falta de conhecimento. Entretanto, há que se ponderar que o simples fato de não haver intenção nem vontade de ofender ou de pecar, a gravidade do erro é quase inexistente ou até mesmo nula. Quanto ao desespero, neste caso, deve ser evitado, uma vez que não havia qualquer intenção voltada para o mal. O correto é ser humilde, reconhecer o erro e corrigir, tomando-o como um referencial para que possam ser evitadas reincidências a partir da formação da consciência.

Que a paz de Jesus esteja no seu coração !

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Podem responder minha duvida pessoal? Empty Re: Podem responder minha duvida pessoal?

Mensagem por David Ter Jul 16, 2013 12:31 pm

Olá amigos foristas, e irmãos de fé no Senhor Jesus Cristo.

Matar é errado e é pecado. Apesar disso, se alguém se desloca em seu automóvel para seu trabalho, e no meio do caminho, um suicida se joga contra o carro e vem a morrer, o motorista não cometeu pecado. Não houve intenção de matar!

Para que exista o pecado é necessário voluntariedade humana, ou seja, é necessário vontade humana, para exercer uma conduta descrita pelas Escrituras Sagradas, como reprovável!

O que me parece, entretanto, não razoável, é alguem se dizer discípulo do Senhor Jesus, dizer que é servo dEle, mas que não sabe qual a conduta que desagrada ao seu Senhor!

Para o homem que ainda não conheceu e não entregou sua vida ao Messias, sua vida é puro pecado, e este está morto em seus delitos!

Que o Senhor continue a nos abençoar


David
David
David

Mensagens : 192
Data de inscrição : 29/09/2009
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Podem responder minha duvida pessoal? Empty Re: Podem responder minha duvida pessoal?

Mensagem por mazzzo Ter Jul 16, 2013 3:16 pm

Netuno,
Acho muito errado você pensar que existe algum pecado que Deus não possa perdoar.
Muito errado mesmo ! Não existe pecado que Deus não possa perdoar !
Temos o Sacramento da Confissão !!!! Podemos ouvir Deus perdoando nosso pecado através de Seu representante, o sacerdote !!!!

Se há diferença entre uma pessoa entra em desespero de salvação por um pecado cometido com intenção e outra que por um pecado sem intenção ? Acho que não tem diferença alguma.
Por que entrar em desespero de salvação se temos um Salvador tão misericordioso, tão amoroso, tão bom, como Jesus ? Ele é louco de amor por cada um de nós ! Ele é capaz de morrer na Cruz por cada um de nós ! Como duvidar de seu perdão ?
Uma pessoa entra em "desespero de salvação" quando valoriza mais seu pecado que a Misericórdia de Deus, que o Sacrificio de Jesus na Cruz no Calvário. Quando coloca seu pecado acima até de Deus e acha que Deus não tem competência suficiente para perdoar... Eu acho isso um absurdo. Depois do que Jesus fez por mim na Cruz do Calvário, eu confio plenamente. Mesmo se tivesse todos os pecados do mundo, do passado, do presente e do futuro nas minhas costas, eu confio em Jesus, meu Salvador. Como não confiar ?

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

Podem responder minha duvida pessoal? Empty Re: Podem responder minha duvida pessoal?

Mensagem por mazzzo Ter Jul 16, 2013 3:30 pm

Obs. mesmo que não "sentir" confiança, não importa... o que sinto não importa, importa é o fato de que Deus é misericórdia infinita !!!! Tem gente que quer sentir-se perdoado.... sentir paz... sentir sei lá o quê.... mas o sentir não tem valor algum. Talvez precisamos deixar de olhar tanto pra gente mesmo e olhar mais para Deus e para quem precisa de nós. Assim a gente esquece um pouco da gente mesmo.... e Deus passa a ser o centro.... e as coisa melhoram (pois voltam ao lugar certo, com Deus no centro).
Talvez você não percebeu quem, perto de você , precisa de sua ajuda e não achou jeito de ajudar o próximo como queria... talvez isso seja uma dica: ajudar a Igreja, rezando pelos padres (para que sejam santos), rezando pela conversão dos pecadores, rezando pelos agonizantes, pelos agonizantes, pelos que sofrem. Mesmos longe fisicamente, são nossos próximos na Fé, pela oração. E, se não sentir confiança, reze assim mesmo. Ofereça a Deus até a falta de confiança, como sacrifício... Tem um santo que ensinou que o melhor remédio para a falta de devoção na oração é dedicar-se a orar e fazer sacrifícios pela conversão dos pecadores.

mazzzo

Mensagens : 415
Data de inscrição : 02/08/2011
Localização : Pinhalcity

Ir para o topo Ir para baixo

Podem responder minha duvida pessoal? Empty Re: Podem responder minha duvida pessoal?

Mensagem por David Ter Jul 16, 2013 6:08 pm

Penso que alguem pode matar outra sem querer! O exemplo que dei acima mostra isso claramente. Apesar disso, não consigo imaginar que alguem cometa adultério com sua vizinha, ou que minta, sem querer.

O que caracteriza a conduta como pecado, é a voluntariedade: É o querer praticar a conduta, mesmo sabendo que a prática é abominável diante do Senhor!

O que quero dizer com isso, é que imagino que o colega "Netuno", em seu íntimo, provavelmente sabia que sua prática era reprovável!
David
David

Mensagens : 192
Data de inscrição : 29/09/2009
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Podem responder minha duvida pessoal? Empty Re: Podem responder minha duvida pessoal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos