Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tiago Não Contradiz Paulo

2 participantes

Ir para baixo

Tiago Não Contradiz Paulo Empty Tiago Não Contradiz Paulo

Mensagem por drtoivowillmann Ter Mar 05, 2013 4:28 pm

Irmãos:

Paulo, Romanos 3,28: “Estamos convencidos, que o Homem é justificado pela Fé, independente das obras da Lei.”
Romanos 4,5: “Àquele, quem não fizer obras, mas acreditar Nele, quem faz o ímpio justo, a sua Fé será considerada como justiça.
Tiago (Tiago2,17): “ Assim também a Fé por se só estará morta, se não dispor de obras.”

Soa, como se a Fé precisasse ser justificada por obras, que ela deveria motivar. Isso seria uma contradição, pois sendo assim, ao final seriamos justificados pelos nossos atos.Um irmão nosso, por isso, acusa Tiago de ser um mentiroso.
Mas apreendemos, que a Bíblia, mesmo anotada por vários autores em carne e osso, deve ser lida como uma Escritura homogênea, cujo autor único e verdadeiro é o Espírito Santo.
Vamos ver, se é possível resolver a suposta contradição entre Paulo e Tiago.

O que Tiago realmente quis dizer?
* Até o maior bandido, que nunca na sua vida fez a vontade de Deus, vai entrar justificado no Céu, se só tiver Fé em Yehoshua, o Cristo. Neste ponto tens razão, Irmão Paulo!
* Porem pergunto: tem jeito, estar convertido, ter a Fé em Cristo e continuar pecando premeditadamente, seja por atos maus, seja por omissão dos bons? Não, absurdo!

Uns exemplos:
* Um mundano: um homem alega saber uma receita infalível, como tornar-se um milionário em pouco tempo. Quando perguntarmos a ele, se já pratica seu método, responde que não.
Conclusão: ele não crê realmente no que está dizendo.
Então o 1º. recado de Tiago é: uma Fé hipócrita é morta.
* Marco 10,17 até 22: um homem muito rico alega diante Yehoshua, que está praticando todos os mandamentos da Lei. (Segundo Paulo isso não é suficiente para ser justificado.) Cristo então testa ele e diz ao rico (Marco 10, 21): Falta-te uma coisa. Vende tudo o que tiveres, dá o dinheiro aos pobres e segue-me!”
Ali o homem (Marco 10,22) afasta-se de Yehoshua e vai embora triste.
Ele tina Fé no Poder de Deus e, por isso, praticava a Lei. Mas tinha ainda mais fé no poder do dinheiro e das riquezas materiais. Sua não-atuação frente às instruções de Cristo demonstra isso.
O 2º. Recado de Tiago é: uma Fé infiel a Deus é morta.
* Segundo Tiago até os demônios têm fé, que existe um só Deus e estão tremendo.
Somos ensinados, que o Capeta sabe exatamente, que está errado. Mas egoísmo e orgulho não permitem ele atuar, ajoelhar-se diante Deus, confessar seu pecado e render-se a Ele.
O 3º. recado de Tiago é: uma Fé sufocada por orgulho e egoísmo está morta.

Resumo: teus atos não te justificam, mas te entregam: quem tiver fé, más não atua conforme, tenta enganar Deus, pois sua fé em Cristo não é real.
O que adiantaria declarar, conforme Romanos 4,5: “Senhor, salva-me! Nunca fiz obras nem tua vontade. Porem acredito em Yehoshua, Teu Filho, meu único e suficiente Salvador”, se essa alegação fosse apenas de “boca para fora”, sem nenhuma base no teu coração?
Deus não é bobo.

Não são a mesma coisa fé e Fé.
Acreditar, que a Bíblia diz a verdade é apenas fé. Mas Fé á alem disso sentir paixão por Deus e Seu Filho Yehoshua.
Igual como um homem, apaixonado por uma garota, perde uma boa parte do seu “livre arbítrio” e comete até loucuras, para alcançar ela, uma pessoa com Fé, seja boa, seja criminosa, estará louca por Deus e seu Filho. Atuará conforme sua Fé, sem esforço, espontaneamente, até sem poder evitá-lo. Como disse Martinho Lutero aos seus adversários: “Aqui estou. Não posso atuar de maneira diferente.”
Uma boa porção de loucura transforma fé em Fé.

“Donde sacaste isso, Toivo?” Da Bíblia!
*Paixão:
O Livro Cantares não trata de outro assunto que a louca paixão mutua de Deus pelo Homem e do humano crente por Ele.
*O Pai da Fé:
Aos 75 anos, com uma esposa de 65 Abraão espera mais 25 anos, sem duvidar, no prometido nascimento do seu filho Isaque (Genesis 12,2 etc.).
Quando depois de tanto sofrimento Deus pede a vida de Isaque de volta, num holocausto, Abraão não vacila (Genesis 22,2 etc.).
Psiquiatras ateus afirmam: se Abraão vivesse hoje, seria internado num manicômio.
*A “Paranóia” dos Profetas:
- Oséias 9,7: “O profeta é um insensato, o homem de espírito é um louco.”
- Isaias 20,3: Isaias pratica nudismo público durante 3 anos.
- Ezequiel 4,3: Ezequiel fica deitado por mai de 1 ano do lado esquerdo, para carregar a culpa de Israel.
*Megalomaníacos:
- Jacó (Genesis 32, 25 até 29) enfrenta Deus (!) em luta livre e ganha o apelido Israel.
- Como garoto Davi enfrenta (1 Samuel 17,40 até 51) armado apenas com uma funda de pedras o guerreiro gigante Golias.
- Mais de 1.000 anos antes do nascimento de Cristo Elias (1 Reis 17,17 ate 23) e Eliseu (2 Reis 32 até 36) ousam pela 1ª. vez na Bíblia ressuscitar c/u um defunto."
*Atitude Infantil:
Pedro vê Yehoshua andar acima da água (Mateus 14,25).
(Se eu vier um acrobata na corda bamba nunca pedira fazer o mesmo.)
E ele quer fazer o mesmo como o Senhor e consegue (Mateus 14,28/29).
Um forte vento acorda Pedro da sua loucura, logo sua Fé já era e ele afunda (Mateus 14,30).
*Viciados em Cristo:
- Uns homens praticam vandalismo (Lucas 5,18/19), abrindo um buraco no telhado da casa, onde Yehoshua está, e a invadem com um paralítico a ser curado.
- Zaqueu (Lucas 19,4) enfrenta fortes picaduras subindo uma figueira brava, para poder ver o Cristo, pois tem uma multidão e ele é de baixa estatura.
- Uma pagã procura libertação da sua filha de um demônio por Yehoshua (Marco 7,26 até 29). Mesmo Cristo testando ela insultando-a, ela não se irrita, insiste e consegue.

A “loucura” de Deus
A maior maluquice cometeu o próprio Deus, ao tornar-se humano, nascer na miséria deste mundo e deixando-se torturar até a morte na cruz, para pagar a nossa culpa, que não é Dele.
Por isso a Fé, que Ele espera de nós contem paixão por Ele e uma boa parte de loucura mesmo.
Sem essa louca paixão é fé e não Fé.

Faz pouco tempo nem eu sabia. Agora nessa discussão caiu minha ficha.
Obrigado Tiago (alem ao Espírito Santo, claro!), por abrir meus olhos! bounce

Abençôo-vos no Nome de Yehoshua: Toivo Very Happy

drtoivowillmann

Mensagens : 49
Data de inscrição : 22/01/2013
Localização : Brasil, Santo Antônio do Monte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tiago Não Contradiz Paulo Empty Re: Tiago Não Contradiz Paulo

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Ter Mar 05, 2013 10:17 pm

Caro Toivo,

Desejo que a paz de Nosso Senhor esteja sempre no seu coração !

Em relação a esta questão, escrevi algo em outro tópico que complementa o que aqui você nos apresenta, e que por esta razão estou transcrevendo.

São Paulo afirma que "O homem é justificado pela fé e não pelas obras de lei" (Rm 3,28). Em outra passagem, ele afirma que "O homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé de Jesus Cristo" (Gl 2,16).

São Tiago afirma que "O homem é justificado pelas obras e não pela fé somente" (Tg 2,24).

Estas passagens deixam-nos a impressão, à primeira vista, de que o ensinamento de São Tiago sobre a justificação parece ser oposto ao que nos ensina São Paulo, mas isso não é verdadeiro, considerando-se que, embora que os dois se sirvam das mesmas palavras, falam de coisas distintas, em contextos diferentes.

Enquanto São Paulo fala da fé que age, da fé concreta, da fé que rcebe o seu impulso e a sua forma da caridade, São Tiago nos fala da fé como um simples assentimento da inteligência que é comparável ao assentimento que os demônios prestam às verdades por eles conhecidas (Tg 2,19).

O que São Tiago expressa, na verdade, é que e fé apenas como ação da inteligência não tem qualquer peso na justificação do homem.

Enquanto São Paulo nos fala das obras que precedem a fé e a justiça de acordo com as prescrições da lei mosaica, da qual trata na controvérsia com os judaizantes, São Tiago nos fala das obras que seguem a fé e a justiça, visto que se dirige a cristãos que já vivem a dimensão espiritual ou sobrenatural da fé em Cristo.

São Paulo nos fala da primeira justiça, ou seja, da passagem de uma vida de pecado para uma vida de santidade, enquanto que São Tiago nos fala da segunda justiça que se configura no desenvolvimento regular da vida de cristãos.

Assim sendo, percebe-se que São Paulo fala da fé antes da justificação do homem, antes do conhecimento do Evangelho, enquanto São Tiago fala diretamente aos que conhecem o Evangelho.

Em resumo, São Paulo afirma aos infiéis que é necessário ter a fé independentemente das obras para ser cristão, ao passo que Saõ Tiago afirma que, uma vez conhecedores das verdades que nos ensinam as Sagradas Escrituras, não podemos agir como quem crê simplesmente, mas temos que ter uma conduta de acordo com a fé. Neste sentido, a fé sozinha de nada serivirá.

É necessário, para compreendermos aquilo que parece divergente nos ensinamentos de São Paulo e de São Tiago, perquirirmos em que situação e a quem se dirigiam quando proferiam seus ensinamentos. Porquanto, da mesma maneira que São Tiago afirma que "a fé sem as obras é morta" (Tg 2,26), São Paulo afirma que "mesmo que tivesse uma fé a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade (OBRAS), de nada valeria" (1Cor 13,2-3).

Fica, portanto, evidente, tanto no ensino de São Paulo quanto no de São Tiago, que a justificação do homem se dará pelas obras que dão testemunho da sua fé.

Um grande abraço !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Tiago Não Contradiz Paulo Empty Re: Tiago Não Contradiz Paulo

Mensagem por drtoivowillmann Sáb maio 25, 2013 9:50 am

eleito escreveu:Ora, Paulo diz "a justiça de Deus manifesta-se unica e exclusivamente pela fé " enquanto que Tiago diz "o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé ".... e vocês dizem isto é o mesmo... curioso....

Uma pergunta simples ... nas palavras de Tiago e Paulo como conclui cada um que Abraão foi justificado?

Fe sem obras seria Fe e não apenas hipocrisia?
Que tal tu mesmo? Ao contestar-nos não manifestas uma obra tua confessas tu mesmo, que tu apenas ter Fe não bastaria para ti?

Abraço, Irmao (pelo menos es muito educado e nao polemico: Toivo bounce

drtoivowillmann

Mensagens : 49
Data de inscrição : 22/01/2013
Localização : Brasil, Santo Antônio do Monte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tiago Não Contradiz Paulo Empty Re: Tiago Não Contradiz Paulo

Mensagem por drtoivowillmann Sáb maio 25, 2013 9:52 am

Obrigado, Irmão Flávio Roberto Brainer de,
por tua contribuição útil e frutífera!

Abraço: Toivo

drtoivowillmann

Mensagens : 49
Data de inscrição : 22/01/2013
Localização : Brasil, Santo Antônio do Monte - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Tiago Não Contradiz Paulo Empty Re: Tiago Não Contradiz Paulo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos