Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trolls os seres mais temidos da internet

2 participantes

Ir para baixo

Trolls os seres mais temidos da internet  Empty Trolls os seres mais temidos da internet

Mensagem por Halmenara Ter Jan 01, 2013 12:50 am

A primeira vez acontece quando você menos espera, e geralmente em um momento em que você não está preparado. Ao acessar seu fórum de discussões favorito ou uma comunidade de uma rede social, surge um indivíduo com ideias polêmicas, que parece não se importar com o que ninguém fala, insistindo sempre nas mesmas opiniões independente dos argumentos apresentados.

No final, o que se vê é a discussão inicial perdendo totalmente seu propósito e se transformando em um festival de xingamentos e expressões de baixo calão. Nisso, quem causou toda a disputa se retira de forma discreta e parte em busca de novas formas de semear a discórdia.

Essa figura responsável por criar o caos, desestabilizando discussões e enfurecendo os envolvidos é conhecido como troll, uma espécie que se reproduz com incrível rapidez e já domina a maioria dos espaços públicos da rede mundial de computadores.

Da mitologia para a tela do seu computador

Trolls os seres mais temidos da internet  14429

Na tradição escandinava, trolls são descritos como criaturas gigantescas, com aparência deformada e recobertas de pêlos, tendo como seu lar florestas onde é raro passar algum humano. Embora representem uma ameaça real devido à sua força e à brutalidade, a maioria dos encontros com essas criaturas pode ser resolvida de forma segura, basta se aproveitar da inteligência limitada que possuem.

Alguns podem argumentar que a figura moderna do troll online não difere muito dos contos de fada no que diz respeito à aparência. Enquanto as criaturas mitológicas normalmente vivem isoladas de qualquer convívio e ignoram qualquer habilidade social, os trolls modernos em geral são pessoas sem amigos que vivem em quartos escuros, cujo único prazer é chamar a atenção provocando outros sob um pseudônimo entre uma ou outra partida de World of Warcraft.

Embora esse argumento não seja completamente errado, há diversas concepções do que é um verdadeiro troll – inclusive alguns chegam a defender de que se trata de uma verdadeira arte perdida. Afinal, políticos, vendedores de enciclopédia e atendentes de telemarketing são irritantes – mas isso não os torna necessariamente trolls da vida real.

Habitat e modo de operação


Para entender a forma com que um troll pensa e evitar ser vítima de uma de suas ações, é importante levar em consideração quais os objetivos que ele tem quando começa a atuar. Um troll não realiza suas provocações com o objetivo único de ser desagradável – embora sempre consiga tal reação, mas sim de provocar uma reação em seu alvo.

A arte de “trollar” (expressão utilizada por quem faz das intrigas um hobby ou até mesmo uma profissão não remunerada) consiste em plantar de maneira eficiente uma pequena semente que, em pouco tempo, germina e espalha raízes por todo o canto. É mais ou menos como chegar num depósito de explosivos cheio de gasolina no chão e jogar um fósforo, depois se afastar e apreciar o espetáculo.

Trolls os seres mais temidos da internet  14430

O alvo preferido dos trolls são ambientes que reúnem pessoas com interesses em comum e que costumam defender com convicção determinado ponto de vista. Não é à toa que as comunidades mais visadas são justamente as que tratam de assuntos delicados como religião, política e esportes – sempre há alguém disposto a cair na isca do troll e a gerar uma verdadeira discussão que acaba em lugar nenhum.

O que faz com que grande parte dos ataques sejam bem-sucedidos é o fato de que o troll nunca realmente acredita nos argumentos que apresenta, quanto mais se preocupa em utilizar argumentos convincentes para justificar determinada opinião. Situação semelhante acontece na vida real, afinal, quem já não desistiu de uma discussão pelo simples fato de a outra pessoa não aceitar nenhum argumento que não seu próprio?

A justificativa que muitos trolls dão para seus ataques é a de que a internet não é um ambiente tão sério quanto muita gente acredita, e que quem perde tempo defendendo de maneira apaixonada um argumento deveria acordar e perceber que não vale a pena o trabalho.


Trolls os seres mais temidos da internet  14431


Embora os fóruns de discussão e redes sociais sejam seus ambientes preferidos de atuação, é possível encontrá-los cada vez mais em serviços como o Twitter e até mesmo em sites supostamente verdadeiros. Quem acompanhou as histórias envolvendo o Orkut Ouro sabe os efeitos que um ataque bem coordenado de trolls pode ter.

O que surgiu como uma pequena brincadeira que poderia ter sido facilmente ignorada ou esquecida se tornou manchete em grandes portais devido principalmente à ação de pessoas que, entendendo que aquilo era falso, decidiram se aproveitar da inocência alheia.

O Twitter, principalmente, se transformou em uma verdadeira arma de divulgação do site, e logo se espalharam mensagens de gente falando sobre as novas funções do Orkut Ouro e oferecendo convites. A recompensa vinha na forma de risadas quando algum curioso vinha implorando ou oferecendo dinheiro para obter um dos exclusivos convites.

Espécies de trolls


Trolls os seres mais temidos da internet  14478



Como identificar uma trollagem

É fácil entender como um troll se comporta e perceber que seu único objetivo é provocar outras pessoas e gerar discussões. Porém, como ter certeza de que realmente algum comentário se trata de uma trollagem ou uma simples crítica? Afinal, não é sempre que, ao falar mal de determinado assunto, a pessoa parte com o objetivo de chamar atenção ou irritar outros usuários.

Para facilitar o aprendizado, abaixo damos exemplos de uma série de comentários encontrados no próprio portal Baixaki e alguns fóruns de internet. Escondemos a identidade dos usuários para evitar confusões e comentários raivosos – porém, vale lembrar que os exemplos abaixo têm caráter meramente ilustrativo e em nenhum momento têm a intenção de ofender ninguém.

Trolls os seres mais temidos da internet  14432


O assunto videogames se torna uma verdadeira mina de ouro para os trolls que buscam expressão suas opiniões de forma radical, sem se importar com “detalhes” como argumentos ou educação. A não ser, é claro, que simplesmente falar que algo é ruim possa ser considerado como um bom embasamento de uma crítica.

Trolls os seres mais temidos da internet  14433


Porém, mesmo assuntos polêmicos podem gerar comentários que não apelam para o simples “achismo” e opiniões extremadas. O comentário acima, embora defenda a superioridade de um console em relações aos demais, em nenhum momento apela a ofensas gratuitas.

Trolls os seres mais temidos da internet  14481


A forma mais segura que um troll tem de provocar reações é ofender ou subestimar o conhecimento de outras pessoas sobre um assunto, como mostra o exemplo acima.

Trolls os seres mais temidos da internet  14482


Mais um exemplo de provocação, o post acima mostra como os trolls se aproveitam da popularidade de um jogo para provocar seus fãs. No caso, a expressão “fanboy” serve como forma de diminuir quem não gostou da nota atribuída ao jogo.

É claro, os exemplos acima não abrangem todas as formas como os trolls podem atuar no meio online – como bem prova o caso do Orkut Ouro, em que o ponto fraco explorado foi a inocência e falta de conhecimento das pessoas. Porém, serve como um primeiro passo para se precaver em redes sociais e fóruns de discussão.

Corram para as montanhas!

Agora que você conhece um pouco sobre os trolls, seus objetivos e métodos de atuação, deve estar se perguntando “Se eles estão em todos os lugares e não se importam em argumentar seu ponto de vista, como posso evitar ser vítima de um de seus ataques?”.

Embora fugir de toda a civilização e se abrigar nas colinas seja uma solução eficiente, não é todo mundo que consegue viver sem as comodidades da vida em sociedade como internet, televisão e um banho quente – além do mais, se você der azar pode se deparar com um troll, mas dessa vez um dos gigantes da mitologia.

Trolls os seres mais temidos da internet  14437


A principal regra para evitar ser vítima de um ataque de trolls é seguir o princípio de que, sem espectadores, nenhum deles se sente motivado a continuar com suas intrigas. Tanto que entre membros de fóruns famosos já é conhecida a frase “não alimente o troll” – qualquer semelhança com os avisos de zoológicos que proíbem a alimentação dos animais não é mera coincidência.

Como essas criaturas se sustentam da intriga e da raiva e nervosismo alheio, basta privá-las disso para que logo morram de fome e se mudem para outros lugares em busca de vítimas mais suscetíveis a seus ataques. Para isso, a melhor tática é simplesmente ignorar mensagens que claramente têm como único objetivo desestabilizar discussões e fugir do objetivo original.

Embora na teoria essa pareça uma ideia simples de pôr em prática, na vida real isso é muito mais complicado, ainda mais quando se trata de discussões abertas a um grande número de pessoas. Quanto maior o conhecimento das regras implícitas da internet uma pessoa tem, mas fácil consegue se livrar dos trolls – mas sempre há alguém que vai pegar a isca e iniciar uma discussão.

Assim, o método mais eficiente de não dar alimento a essas criaturas é simplesmente desconfiar de qualquer pessoa que demonstre opiniões muito extremadas sobre algum assunto, sem se preocupar em justificar sua opinião. Na falta de atenção para seus comentários, o troll quase sempre desiste e se recolhe à sua caverna (ou quarto escuro) durante um tempo antes do próximo ataque.

É claro, há aquela espécie mais persistente que não vai desistir após somente uma tentativa e vai continuar insistindo em tentar desvirtuar uma discussão mesmo após ser ignorado, o que aumenta as chances de alguém pegar sua isca.

É aí que entram as figuras dos moderadores e administradores, responsáveis por manter a boa ordem em fóruns e redes sociais. Uma equipe experiente é capaz de detectar facilmente discussões que estão sofrendo a ação de um troll e repreender os usuários para que abandonem as ofensas e voltem ao assunto inicial.

Trolls os seres mais temidos da internet  Images?q=tbn:ANd9GcQ0pp8RXp5A2qqFGid9IhSe0a9GO157gW_6Z9lUZSd3hQAgrLOyIg


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/internet/4243-erro-404-trolls-os-seres-mais-temidos-da-internet-.htm#ixzz2GgsSaXrm





Halmenara
Halmenara

Mensagens : 105
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 65
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trolls os seres mais temidos da internet  Empty Re: Trolls os seres mais temidos da internet

Mensagem por Halmenara Ter Jan 01, 2013 10:08 am

O seu problema principal é que você não releva o que os outros escrevem quando isso não lhe convém.
Suas questões, os tópicos que você escreve são excelentes. Só que quando lhe respostam alguma coisa que refuta o que você acha que deva ser, você não aceita e insiste só no seu ponto de vista.

Faz-se uma segunda tentativa e continua a mesma coisa.

Cito-lhe o caso do terço: os questionamentos que você colocou lá, eu já passei por aquilo, tive as mesmas dúvidas e posicionamentos que você e sei que não sou o único nem a minoria. Tinha aversão porque também levava em consideração tudo o que você escreveu sobre ele, para mim também eram vãs repetições. Como uma santa pede-lhe para ser elogiada repetidas vezes? Ela sendo santa precisaria disso? Não, mas somos nós que precisamos ter o compromisso diário de contato com Deus, de dizer bendicências e cada uma que proferimos é como se fosse a primeira.

Não é a quantidade, mas a intensidade do que significa nosso ato. Repetimos para cobrir o lugar daqueles que ainda não rezam, para cobrir a falta dos muitíssimos dias que não fizemos isso em nossa vida, que não estivemos em contato com Deus. É um gesto de devoção a Deus, de penitência pelas nossas faltas, de gratidão pelos benefícios que todos os dias recebemos por esse ato.
Mas você insiste que seja pura repetição, como se nós não soubéssemos o que isso significa, dando a entender que pareçamos burros ou fanáticos.

Postei um vídeo com uma música que tem a duração do tempo de um terço, considerada pela maioria das pessoas que a ouvem como bela, dando a entender que todo dia poderia ouvir-se essa música sem considerá-la uma mera repetição, Postei outras menores que são ave-marias de dois autores diferentes, dando a entender podemos dizer a mesma coisa de formas diferentes e o desejo de escutar isso várias vezes sem achar isso uma mera repetição e para lembrar também do tempo do vinil quando tinha o ditado que dizia: tocou até furar o disco, por apreciarmos tanto a mesma música. Mas você, acho que nem ouviu.

Eu trouxe esse tópico para cá para também mostrar onde todos nós possamos estar fazendo trolagem e não para dizer que somos trolls.

Mas você age como troll, quando você compara uma montanha de areia com o Everest que é a nossa Igreja, quando o Flávio se diz triste porque você é dos que conseguem comparar Deus a um garçom e você vem dizer que nós fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, esquecendo-se que existe uma aqui uma grande diferença entre criador e criatura, entre amo e senhor, entre mestre e aprendiz, entre Deus que tudo pode e nós suas criaturas limitadas, generalizando tudo. Quem lhe disse que é assim? É aqui que você pisa na bola. Você não releva nossos argumentos, mas quer que relevemos argumentos desse tipo!

Você não é doente mental, porque doente mental não escreveria como você. Acho que você não está ainda conseguindo lidar com o volume de informação que a sua inteligência é capaz de acumular. Mas um aviso: nem sempre informação significa conhecimento, mas gera ansiedade que é tão ruim quanto a depressão e também leva a ela.

Sua depressão pode também estar vindo dessa frustração de querer pertencer genuinamente ao lado certo que “faz do jeito errado”, ficando no lado errado que parece fazer as coisas certas. Então é mais confortável ficar aparando arestas lá, do que você considera quase correto, do que ter que ter que cortar as vigas de uma tora para fazer tudo de novo cá.






Halmenara
Halmenara

Mensagens : 105
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 65
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trolls os seres mais temidos da internet  Empty Re: Trolls os seres mais temidos da internet

Mensagem por MSPP Qua Jan 02, 2013 3:27 pm

Halmenara escreveu:Sua depressão pode também estar vindo dessa frustração de querer pertencer genuinamente ao lado certo que “faz do jeito errado”, ficando no lado errado que parece fazer as coisas certas. Então é mais confortável ficar aparando arestas lá, do que você considera quase correto, do que ter que ter que cortar as vigas de uma tora para fazer tudo de novo cá.

Já reparou bem no que escreveu «ex cathedra»?!
Isso soa a «soberba» e publicidade.
Se for virada contra mim produz efeitos contrários aos que pretendem!
Eu evito comprar o que me querem impingir, e quando vou ao supermercado, se me enganarem num só artigo, devolvo TODOS os que comprei ao mesmo tempo e só depois de pensar bem no que eu vou precisar é que lá volto 2ª vez. Percebeu?!
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Trolls os seres mais temidos da internet  Empty Re: Trolls os seres mais temidos da internet

Mensagem por Halmenara Qua Jan 02, 2013 6:07 pm

MSPP escreveu:
Halmenara escreveu:Sua depressão pode também estar vindo dessa frustração de querer pertencer genuinamente ao lado certo que “faz do jeito errado”, ficando no lado errado que parece fazer as coisas certas. Então é mais confortável ficar aparando arestas lá, do que você considera quase correto, do que ter que ter que cortar as vigas de uma tora para fazer tudo de novo cá.

Já reparou bem no que escreveu «ex cathedra»?!
Isso soa a «soberba» e publicidade.
Se for virada contra mim produz efeitos contrários aos que pretendem!
Eu evito comprar o que me querem impingir, e quando vou ao supermercado, se me enganarem num só artigo, devolvo TODOS os que comprei ao mesmo tempo e só depois de pensar bem no que eu vou precisar é que lá volto 2ª vez. Percebeu?!

Eu só me referi à uma situação pessoal que passei e que penso ser a dele também. Querer continuar pertencendo a Igreja vendo coisas erradas acontecendo, mas estar em concordância com procedimento de outras correntes religiosas que parecendo mais corretas, no fundo saiba que estão incorretos.

Aparar arestas: ter pequenas discordâncias.

Cortar vigas de uma tora para fazer tudo de novo: trabalho árduo para a possibilidade de ter que se alterar as estruturas, ter que escutar o silêncio as suas perguntas e enfrentar vários Lucas Bs tá!.

Quando abri os olhos, tive que agüentar também, gente que troca seus dois testemunhos por de 70.000 seres humanos e ainda acham pouco. Ou seja, acredito em 70.000 que viram ou nas conjecturas de apenas 2 ?. Acredito na crença de 1 bilhão e 300 milhões de seres humanos (dos vivos) ou no volume de seitas que não superam nem o nosso número de sacerdotes?





Halmenara
Halmenara

Mensagens : 105
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 65
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trolls os seres mais temidos da internet  Empty Re: Trolls os seres mais temidos da internet

Mensagem por MSPP Seg Jan 07, 2013 2:29 pm

Caro amigo.
Nós estamos aqui e nenhum de nós é revolucionário.
Nenhum de nós fundou nenhuma Igreja.
Mas há instituições humanas que nos querem dar a volta em nome de DEUS (ou deuses).
O melhor é examinarmos as coisas e proceder com cautela, guardando TUDO no nosso coração.

Quanto a Maria, conservava todas estas coisas, ponderando-as no seu coração.
http://www.paroquias.org/biblia/index.php?c=Lc+2#19
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Trolls os seres mais temidos da internet  Empty Re: Trolls os seres mais temidos da internet

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos