Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Missa Pró Forma

2 participantes

Ir para baixo

Missa Pró Forma Empty Missa Pró Forma

Mensagem por Halmenara Sex Nov 30, 2012 10:44 pm


Somos de São Bernardo do Campo e nos mudamos para Marília no começo deste ano. Temos dois filhos, um de quinze e um de doze anos. Estamos procurando uma comunidade para participar que seja próxima a nossa casa. Como a Sagrado Coração, mais próxima, estava fechada nos dirigimos até paróquia da Sagrada Família, um pouco mais adiante.

A homilia falava sobre a réplica que Jesus fez aos fariseus que criticaram os discípulos que não lavaram as mãos antes de comer. Jesus replicou que o que preconizavam eram “preceitos dos homens”.

Paradoxalmente, foi o que mais vimos no decorrer da missa. Era encerramento do retiro de crismandos. O banco, a nossa frente, tinha um pessoal que, depois na apresentação dos que trabalharam no retiro, ficamos sabendo que eram do monitoramento. Não pararam um minuto com conversas paralelas, piadinhas e uma garota que estava junto, parecia ter pintado uma calça no corpo. Como se a missa fosse lugar para isso e isso fosse exemplo a dar.

Não faltaram também aquelas pessoas que quando vão ao cinema conseguem ficar duas horas sentadas em constante atenção, mas não conseguem ficar atentos em 40 minutos de missa: Vão beber água, vão ao banheiro, atravessam a nave da igreja com um arremedo de genuflexão que parece mais um dar de costas. Será que sabem para que serve a genuflexão ou para que se faz? Vão e vem como se a missa fosse um encontro social, abraçam-se e conversam no meio da homília como se, por estarem na missa valha tudo.

Fazem o sinal da cruz de ponta cabeça, não para homenagearem São Pedro, mas parece que por preguiça ou ignorância. Se soubessem que o sinal da cruz invertido é um gesto satânico, talvez se importassem mais.

Cadê o sagrado?

Fecharam com chave de ouro, não pela apresentação dos participantes, mas pela forma festeira de presenciarem o que é dever, o que é óbvio de todo católico. Gritos, assovios estridentes como num show de rock em plena missa! Os crismandos precisam disso? Cabe isso dentro de uma igreja na hora da missa?

Na nossa juventude, no retorno dos nossos retiros, éramos mencionados na missa, mas a festividade ficava para o salão paroquial.
Um senhor (esse tem letra minúscula) da “melhor idade”, ao nosso lado e de boca entreaberta esboçava um balançar negativo de cabeça. Nos entreolhamos e eu não esbocei, balancei a cabeça afirmativamente.

Cadê o sagrado?

Do profano sabe-se, mas não se importam.

Já estão até escrevendo Deus e Jesus com letra minúscula mesmo...

Sãos os preceitos humanos que se tornaram válidos e independentes da homília. A missa virou pró forma?

“1.Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu.2.Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.3.Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita.4.Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á.5.Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.” (São Mateus,6)

Se é que a palavra de Jesus valha ainda alguma coisa.
Halmenara
Halmenara

Mensagens : 105
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 65
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Missa Pró Forma Empty Re: Missa Pró Forma

Mensagem por Halmenara Sáb Dez 01, 2012 10:02 pm

Do padre, não sei Ricardo. Se bronqueou depois, não sei dizer. Os crismandos aceitaram meio que acanhados, talvez achando que aquilo fazia parte. O que chateia é a ousadia das pessoas em tomar atitudes profanas dentro da própria missa e querer passar isso como normal. Nesse grupo que estava no banco da frente que eu mencionei, tinha duas senhoras. Uma de uns 60 anos e outra de uns 45 anos e foi exatamente essa que começou a assoviar feito homem. Essa parecia ser parente bem próxima dos dois que mais conversavam e era chefe do monitoramento. Ficaram de cara fechada comigo, porque eu também estando de cara fechada, e minha esposa percebendo, perguntou o que estava acontecendo e falei em voz alta (para eles escutarem) que não estava conseguindo prestar atenção à missa porque o zum-zum-zum deles não parava.
Eu não sei direito da história como foi exatamente, mas é nessas horas que talvez muitos, prefiram a missa como era antes do Concílio Vaticano II. Antes respeitar por contemplação o que não se entende direito, do que ter acesso irrestrito e profanar a casa de Deus. Sei lá! Acho que tô velho.
Mas ainda lúcido.


Halmenara
Halmenara

Mensagens : 105
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 65
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Missa Pró Forma Empty Re: Missa Pró Forma

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Seg Mar 11, 2013 6:11 am

Caro Halmenara,

Que a paz de Nosso Senhor esteja no seu coração !

É muito triste a gente constatar uma situação como esta no seio da nossa própria Igreja. Nela existem maus pastores também, infelizmente, e temos muito que rezar pela conversão dos nossos sacerdotes.

Se na Igreja estão acontecendo determinados abusos, cabe ao padre tomar as providências para que as coisas aconteçam dentro dos padrões de normalidade comportamental. Entretanto, se o padre não o faz, há que ter alguem que o faça, há que ter alguem que repreenda inclusive o padre.

É bom que nestes casos, tenhamos prudência no sentido de não tornar tal situação um escândalo ainda maior. E neste sentido, É NOSSO DEVER, ao término da celebração, se dirigir até a sacristia com um grupo de duas ou mais pessoas e conversar com o padre, mostrar o erro e cobrar a correção. Se ele não ouvir, deve se levar ao conhecimento do bispo diocesano.

O que não podemos é ser omissos, pois temos que ter zelo pela casa do Senhor.

Um grande abraço !!!

Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Missa Pró Forma Empty Re: Missa Pró Forma

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos