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O VERDADEIRO ENTENDIMENTO DA LEI NAS CARTAS PAULINAS

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O VERDADEIRO ENTENDIMENTO DA LEI NAS CARTAS PAULINAS Empty O VERDADEIRO ENTENDIMENTO DA LEI NAS CARTAS PAULINAS

Mensagem por Salomão Qui Nov 22, 2012 1:16 pm

O verdadeiro entendimento da Lei nas cartas paulinas
Hoje no mundo cristão, o assunto Lei nas cartas de paulo é interpretado de varias formas.
Uns dizem que não estamos mais debaixo da lei e por isso não é necessario mais observa-la.
Outros dizem que a Lei anula a graça.
Também se fala que observar a Lei é buscar salvação pelas obras.
Um grupo fala sobre a dispensação da lei ......etc
E Paulo , o que realmente fala sobre a Lei ?

Depois de um apurado e cuidadoso estudo sobre este assunto , chegamos a conclusão que paulo condena duas coisas em relação a Lei :

1- O mal uso da lei .

2- A observãncia desnecessaria de mandamentos que foram abolidos .
Não se percebe nada além desse pontos citados acima!

O objetivo desse estudo é esclarecer de uma maneira sólida o que realmente Paulo falou sobre a Lei.

primeiro ponto:

1- O mal uso da lei
Em 1 timotéo 1 :8 Paulo diz:
" Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;"

Aqui nasce duas importantes perguntas :

1-Qual é o jeito legitimo de se usar a Lei ?
2-Qual é o jeito errado de se usar a Lei ?

Uma coisa já ficou clara, se existe um jeito legitimo de se usar a Lei , então, ela é util para algum fim. E se ela é usada , então, é porque deve ter uma função necessaria. Aqui deriva uma terceira pergunta :

3-Qual é a função necessaria da Lei ?

Paulo deixa claro nos textos abaixo que a função necessaria da Lei é identificar o pecado:

Romanos 3:20 " Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado"

Romanos 7:7 " Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás".
( Paulo disse que não conheceria concupiscência , se a lei não dissesse )

Romanos 4:15 "Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão."
( pois não existiria alguma coisa que explicasse o que é pecado , e as transgressões poderia ser fruto de uma inocente ignorância)

A resposta para à pergunta é:

A função necessaria da Lei é identificar , apontar , explicar, fazer saber o que é pecado.
A Lei tem a função de ensinar o caminho certo mostrando o que seria o caminho errado . transgredir a Lei consciêntemente seria escolher o caminho errado deprezando o caminho certo .

É por isso que paulo diz em Galatas 3:12 "Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá."
A Lei revela conhecimento de alguma coisa que tem que ser evitada , " o pecado".
A lei é como uma dessas placas escritas, "perigo"!!, risco de vida! . essas placas não salvam ninguem por si só , mas serve para advertir do perigo que estam correndo . Muitos morrem por ignorar as informação dessas placas.
É por essa função que Paulo faz elogios a LEI :
Romanos 7:12 " A Lei é Santa"!
Romanos 7:14 " A Lei é espiritual"!
1 Timoteo 1:8 " A Lei é boa "!
Paulo disse que tinha prazer na Lei de Deus em Romanos 7:22.
Com isso chegamos a conclusão que tudo no plano de Deus tem uma função necessaria .
1- A função necessaria da Graça é salvar . Eféisos 2:8
2- A função necessaria da Fé é justificar. Romanos3:28
3- A função necessaria da Lei é identificar o pecado. Romanos3:20
Uma não pode fazer a função da outra.
A Lei não pode ter a função da Fé. Galatas 2:16 , Romanos 3:28
A Fé não pode fazer a função da Lei . Romanos 3:31
A Graça não pode fazer a função de ambas
E nem a Lei e a Fé pode fazer a Função da Graça.
A função da fé acontece independente da Lei , como a função da Lei acontece indepedente da Fé, mas a função da Graça depende da Fé pois esta escrito:
Efésios 2.8 "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus";
Assim todas trabalham juntas no processo da salvação do homem.
O Espirito Santo me convece do pecado APONTADO PELA Lei , eu busco perdão e justificação pela Fé em Cristo, e sendo justificado , recebo a Graça que salva.
É por esses motivos que a Fé é indispensavel , assim como a Lei e a Graça pois ainda as suas funções são necessarias!!!!
Usamos mal a Lei quando tentamos atribuir a ela a função que é da Fé , o de justificar
.Quando fazemos isso, estamos desequiibrando todo o processo de salvação
eliminamos a Fé , sem Fé a Graçã não é exercida e se torna em vão tudo o que Cristo fez por nós.
Paulo deixa isso bem claro em Galatas 5:3 "De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes".
chegamos a conclusão obvia e cristalina que paulo condena o" justificar-se na Lei" e não a própria Lei EM SI !!

Segundo ponto:

2- A observãncia desnecessaria de mandamentos que foram abolidos .

Paulo em Efésios 2:15 diz :
" aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz",
1-porque esses mandamentos foram abolidos ? porque não eram bons? porque ninquem conseguiu obedece-los? ou porque eram transitórios ?
Galatas 3:19 "Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador".
2- A Lei foi adicionada até quando ? resposta: Até que viesse o descendente a quem se fez a promessa. então A Lei adicionada tinha um tempo de validade!!!
Esses mandamentos foram abolidos porque foram adicionados para serem usados até a cruz.
A observância desses mandamentos hoje são desnecessarias e é isso que Paulo condenava!
3-Mas qual era a função necessaria dessa Lei ?
Gálatas 3: 24-25 "De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé".
"Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio."
A resposta da pergunta é que essa Lei tinha a função de servir de guia revelando o conhecimento de uma esperança que no futuro se concretizaria , a "solução do pecado" que estava na morte do messias.
Mas isso não tirava a necessidade da Fé, visto que obedecer esses mandamentos era por acreditar no futuro que esses mandamentos simbolizavam ,"o cordeiro de Deus"
Por esses motivos é que todos os mandamentos que tinha essa função foram abolidos!
Menos aqueles que tinha outras funções como as que mostrava o certo e errado na saúde, o dizimo que já existia antes que houvesse povo de israel, levitas e santuarios terrestres e festas .....etc e também a circuncisão que servia como sinal da propria aliança que cuminou em cristo.
4-Que parte da Lei era dita como sombra de coisas futuras ?
Para entendermos isso e enxergamos uma importante distinção que vai nos ajudar no desenvolvimento , basta fazermos uma pergunta para nós mesmo:
4- a) Dentro do conceito de existÊncia . Quem venho primeiro , a Lei ou o pecado ?
1 João 3:4 "Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei."
É impossivel que o pecado tenha existido primeiro visto ser o próprio pecado a consequência de transgredir a Lei .
Antes da existência do pecado havia a Lei que uma vez transgredida deu origem ao prórpio pecado.
Mas ao ler novamente Gálatas 3:19
"Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador".
A parte adicionada da Lei venho por causa das trasngressões ,ou seja, a primeira parte foi transgredida e isso levou a existência a uma segunda parte. É por isso que é chamada de adicionada ,visto antes já ter uma existente.Essa parte adicionada segundo o texto é que iria até ao descedente, e também no proprio capitulo no verso 24 vimos que serveria de "aio para nos conduzir até a cristo a fim de que fossemos justificado por Fé".
Não é o justo que precisa de justificação mas sim o pecador!!
por isso a primeira parte da Lei não poderia servir de "aio" visto não ter ainda um pecador que precisasse ser conduzido para a justificação. mas ao ser transgredida teria sido necessario a adição de uma segunda parte. pois essa segunda parte era sombra de coisas futuras e não a que já existia anteriormente.
A primeira parte da Lei não poderia servir de sombra de coisas futuras . Pois mudaria todo o nosso sistema teologico:
1- teriamos que acreditar na predestinação das coisas
pois se antes do pecado, já existia uma Lei que estava apontando para a cruz, então já estava decidido que o homem pecaria, e o pecado não seria uma culpa e sim parte do plano de Deus para algum fim( meio estranho)
Se acreditarmos como de fato cremos , que a entrada do pecado no mundo foi só simplesmente culpa do homem e não tem nenhuma interferência de Deus,
vamos chegar as conclusões :
Se não houvesse transgressões não haveria Lei adicionada , logo se faz entender que a primeira parte da Lei é eterna visto nunca ser necessaria uma adição . se a primeira parte fosse para ser abolida , seria aonde ? não teria cruz!
Se a primeira parte pode servir de sombra, não precisaria uma parte adicionada.
por esse motivo é inseguro dizer que toda Lei foi abolida, embora toda Lei foi escrita no livro da Lei por moséis ( o pentateuco ) , só os 10 mandamentos foi escrito em um outro lugar ,além do livro. Nas tábuas de pedra.
vamos analisar a Lei adicionada e suas caracteristicas e comparar com as cracteristicas dos mandamentos escritos pessoalmente por Deus no Sinai :
A parte adicionada com função de sombra e aio.
1- A Lei adicionada - foi promulgada por meio de anjos .Gálatas3 :19
A Lei recebida por ministerio de anjos não foi os mandamentos escritos pelo dedo de Deus(pois ali Deus fez tudo sozinho) .Atos 7:53,
2-Tinha prazo de validade , pois foi até o descendente. Gálatas 3:19
3-Venho depois das transgressões.Gálatas3:19
A unica parte da Lei escrita diretamente por Deus.
1-Foi obra de Deus sem participação de anjos. Êxodo 31:18, 32:16
2-Prazo de validade é de mil gerações daqueles que amam e os guarda . Êxodo20:6,Salmos 105:8.
se analisarmos os motivos para se observar os mandamentos escritos por Deus e em que area se aplica , vamos perceber claramente que são eternos.
Êxodo20:1-17
primeiro lugar - Se aplica a relacionamentos com Deus e ao proximo. onde existir relacionamentos essa lei será necessaria ,querendo ou não.
mandamento 1 - nunca foi permitido nem antes e nem depois da queda do homem, ter outros deuses além do nosso Deus.( os anjos caidos é prova disso)
mandamento 2-da mesma forma que o primeiro
mandamento 3- da mesma maneira que os dois primeiros
mandamento 4-Deus pede para fazer com o sábado aquilo que Ele mesmo fez antes da queda do homem ( Santificou ) , depois acrescentou mais um motivo para o povo de israel em Deuterônomio 5:12-15 , mas o motivo original é Êxodo20:8-11 e foi algo que foi feito antes da queda do homem.
mandamento 5- será que por não ter mandamento escrito era permitido que filhos desonra-se os pais ?
mandamento 6-nunca foi permitido o homicidio, tanto que Deus puniu o primeiro e antes de caim matar o irmão Abél ,Deus diz que o pecado jaz a porta, se pecado é transgressão da lei, lógico que matar não era permitido enquanto mais antes da queda.
mandamento 7-será que em algum momento foi permitido o adultério?. visto não confudirmos adultério com poligamia, davi adulterou não quando praticou a poligamia mas quando se deitou com a mulher de outro homem. A familia de Jaco já sabia o que era adultério muito antes do sinai . Gênesis38:24
mandamento 8-nunca podemos imaginar que fosse permitido o furto, nem antes ou depois da queda do homem , jaco já conhecia o furto e isso muito antes do sinal .Gênesis 30:33
mandamento 9-É impossivel que foi permitido o falso testemunho , sendo o nosso Deus o Deus da verdade e o diabo o pai da mentira.
mandamento 10- Jamais podemos imaginar que a cobiça fosse permitida sendo a propria cobiça que se concretizada ,dá origem ao pecado segundo Tiago 1;14-15
podemos imaginar que esses mandamentos foi abolidos ? seus motivos para se observar já eram considerados antes da queda do homem.
3- Esses mandamentos tem as caracteristicas para fazer parte daquela parte da lei que já existia antes do pecado . 1 João 3:14
Essas foi escritas em nossos corações em hebreus 8:10 pois não são tratadas como sombras e nem foram apontadas como adicionadas , pois Deus disse: na sua mente imprimirei as minhas leis , também sobre o seu coração as inscreverei....
Deus não disse que se trataria de novas leis mas das mesmas que falou a Jeremias31:33.
Das mesmas que Abraão guardou em Gênesis 26:5
por não ter as mesmas caracteristicas da parte adicionada é que acreditamos que esses mandamentos absolutamente não foram abolidos pois não tinha nada de sombras nelas .
por se tratar do meu relacionamento com Deus e o proximo !
Paulo não condenou a observânça dessa parte da Lei , pois Ele mesmo as cita diversas vezes como mandamentos completando o raciocino desse estudo.
Romanos 7:7, Efésios 6:2, Romanos 13:9, hebreus 4:4,10-11,
também é inaceitavel que depois de todas as caracteristicas dadas a essa parte da lei pela biblia diferenciando a daquela que foi adicionada e mesmo que alquem sugirá que o fato de não ter sido falados com enfase aqui no novo testamento, pudesse servir de critério para se dada como abolida.
Paulo e sua visão da Lei foi dado aqui com muita clareza e segurança.
podemos demonstrar isso fazendo uma pergunta e percebendo pelas respostas que seria impossivel continuar sustentando as mesmas idéias defendidas por aqueles que se opoem a necessidade de se observar a Lei vigente :
1- A Lei é completamente inutil e totalmente dispensavel ?

se disserem que não, estão absolutamente corretos e reconhecendo que a oposição a sua necessaria observancia é fruto de má- interpretação ou outros motivos que cabe a Deus julgar.
se disserem que sim , serão refutados pela propria biblia que em 1 timoteo 1: 8 disse haver um jeito de usar a Lei de forma legitima e que assim ela é boa, o que quebraria todo a idéia de que seja totalmente despensavel e completamente inutil .como pode ser completamente inutil e dispensavel algo que ainda possar ser usado para o bem ?
posso dizer que é inutil e dispensavel o seu uso para a justificação , mas é necessario para um outro fim dentro do plano da salvação. pois não é coerente e justo pensar que um justo transgrida voluntariamente a Lei depois de ler em 1 joão 3:4 que "pecado é transgressão da Lei" . como pode o justo continuar transgredido a Lei depois que foi anteriormente justificado pela fé. É por esse motivo que paulo disse em romanos 2;13 que não são os simples ouvidores da Lei que seriam justificados mas os praticantes.
se alguém que se diz jusificado pela fé ainda continua transgredido a Lei voluntariamente depois de ler 1 joão 3:4 é sinal que ainda não foi justificado por fé.
pensem nisso com carinho e amor por cristo!!!!cada um leia e tire suas propria conclusões!!!

Salomão

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O VERDADEIRO ENTENDIMENTO DA LEI NAS CARTAS PAULINAS Empty Re: O VERDADEIRO ENTENDIMENTO DA LEI NAS CARTAS PAULINAS

Mensagem por David Sáb Nov 24, 2012 3:15 pm

Salomão escreveu: O verdadeiro entendimento da Lei nas cartas paulinas
Hoje no mundo cristão, o assunto Lei nas cartas de paulo é interpretado de varias formas.
Uns dizem que não estamos mais debaixo da lei e por isso não é necessario mais observa-la.
Outros dizem que a Lei anula a graça.
Também se fala que observar a Lei é buscar salvação pelas obras.
Um grupo fala sobre a dispensação da lei ......etc
E Paulo , o que realmente fala sobre a Lei ?

Depois de um apurado e cuidadoso estudo sobre este assunto , chegamos a conclusão que paulo condena duas coisas em relação a Lei :

1- O mal uso da lei .

2- A observãncia desnecessaria de mandamentos que foram abolidos .
Não se percebe nada além desse pontos citados acima!

O objetivo desse estudo é esclarecer de uma maneira sólida o que realmente Paulo falou sobre a Lei.

primeiro ponto:

1- O mal uso da lei
Em 1 timotéo 1 :8 Paulo diz:
" Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;"




O texto é muito grande, mas vamos tentar dar alguns destaques...



O amigo começa falando sobre o "mal uso da lei" e cita um único versículo de 1 Timóteo 1:8, mas acaba fazendo mau uso das Escrituras para tentar provar a todo custo que Paulo era legalista. Amigo, porque não colocou o versículo seguinte? Vamos ao contexto para ver o que Paulo fala na passagem citada por vós.

1 Timoteo 1:8-10
8 Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente; Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
10 Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,


A lei é o aguilhão dessas pessoas! É precisamente ela quem aponta para cada ser humano e o define como transgressor da Lei de Deus. Na continuação da passagem, Paulo dá conselhos a Timóteo, mas não o exorta a guardar a lei, escrita em mandamentos na pedra, mas diz:

1 Timóteo 1:18-19
Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, conserves a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.


1-Qual é o jeito legitimo de se usar a Lei ?


ercebo que o amigo está, de fato, debaixo do sacerdóvio mosaico. Amigo, abra o olho: Voce é transgressor e não cumpridor! Só de pensar, vc já transgride a Lei de Deus. Só de olhar para uma mulher e ter pensamentos impuros, já adulterou com ela!

Vc parece com o fariseu que batia ao peito e dizia que guardava a lei, dava dízimos, e que era diferente do publicano ao lado. Este, entretanto, dizia: Senhor tem misericóridia de mim que sou TRANSGRESSOR DA TUA LEI (pecador)."


Uma coisa já ficou clara, se existe um jeito legitimo de se usar a Lei , então, ela é util para algum fim. E se ela é usada , então, é porque deve ter uma função necessaria. Aqui deriva uma terceira pergunta :

Principalmente quando se usa as Escrituras de um modo ERRADO, isolando-se passsagens para forçar a vossa teologia a ser neo testamentária!

3-Qual é a função necessaria da Lei ?

Paulo deixa claro nos textos abaixo que a função necessaria da Lei é identificar o pecado:

Romanos 3:20 " Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado"

Romanos 7:7 " Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás".
( Paulo disse que não conheceria concupiscência , se a lei não dissesse )

Romanos 4:15 "Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão."
( pois não existiria alguma coisa que explicasse o que é pecado , e as transgressões poderia ser fruto de uma inocente ignorância)

A resposta para à pergunta é:

A função necessaria da Lei é identificar , apontar , explicar, fazer saber o que é pecado.
A Lei tem a função de ensinar o caminho certo mostrando o que seria o caminho errado . transgredir a Lei consciêntemente seria escolher o caminho errado deprezando o caminho certo .[/color]


Perfeito! A função da lei é mostrar o que é pecado! Mas qual a pena para a transgressão da Lei de Deus? É a vida? Adão pecou quantas vezes para que trouxesse morte sobre si? 20, 30, ou 500 vezes? Resposta: Sò uma vez.

Amigo a Lei serve para mostrar que és pecador. Apega-te com Cristo, e proclama ao mundo que todos, por melhores que sejam, por mais "guardadores" de leis que sejam, ainda assim são merecedores da segunda morte! E quem diz isso é a LEI! Procura está debaixo da Lei de Cristo, e não da lei de Moisés!


É por isso que paulo diz em Galatas 3:12 "Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá."


Mas uma vez o mal uso das Escrituras! Vamos a passagem completa:

Gálatas 3:10-12
10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
12 Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós;


Se o amigo quer guardar a Lei, deveria tê-la guardado, desde o início, toda ela, por completo. Se tropeçou num só ponto, no decurso de sua vida, de acordo com a lei mereces apena de transgressor! Amigo, sai dessa, e vem para Cristo que é melhor! Não vais conseguir cumprir a Lei, so o Senhor o fez!

A Lei revela conhecimento de alguma coisa que tem que ser evitada , " o pecado".

Onde o pecado se inicia? O Senhor falou para os de sua época, que imaginavam que o pecado de adultério seria consumado apenas quando um homem deitava-se com uma mulher, que o pecado na verdade comecara no coração, ou seja, o pecado já é efetivado ao se pensar na conduta!

O discurso do Senhor sempre foi nesse sentido; É o que sai de dentro do homem que o contamina! Pois é do coração que procede toda sorte de coisa ruim. Amigo, o pecado se incia no coração!

Eu poderia confrontar tudo o que foi dito no restante do vosso texto, principalmente o mal uso das Escrituras, onde o colega sempre usa de poucos versículos e poucas palavras bíblicas para mostrar que Paulo era legalista, mas falta-me tempo e a bateria do notebook está se esgotando. Em outra oportunidade trarei outras questões para os colegas legalistas.


Em Cristo


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Mensagem por Salomão Dom Nov 25, 2012 10:39 pm



salomão esta respondendo com a cor marrom

David escreveu:
Salomão escreveu: O verdadeiro entendimento da Lei nas cartas paulinas
Hoje no mundo cristão, o assunto Lei nas cartas de paulo é interpretado de varias formas.
Uns dizem que não estamos mais debaixo da lei e por isso não é necessario mais observa-la.
Outros dizem que a Lei anula a graça.
Também se fala que observar a Lei é buscar salvação pelas obras.
Um grupo fala sobre a dispensação da lei ......etc
E Paulo , o que realmente fala sobre a Lei ?

Depois de um apurado e cuidadoso estudo sobre este assunto , chegamos a conclusão que paulo condena duas coisas em relação a Lei :

1- O mal uso da lei .

2- A observãncia desnecessaria de mandamentos que foram abolidos .
Não se percebe nada além desse pontos citados acima!

O objetivo desse estudo é esclarecer de uma maneira sólida o que realmente Paulo falou sobre a Lei.

primeiro ponto:

1- O mal uso da lei
Em 1 timotéo 1 :8 Paulo diz:
" Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente;"




O texto é muito grande, mas vamos tentar dar alguns destaques...



O amigo começa falando sobre o "mal uso da lei" e cita um único versículo de 1 Timóteo 1:8, mas acaba fazendo mau uso das Escrituras para tentar provar a todo custo que Paulo era legalista. Amigo, porque não colocou o versículo seguinte? Vamos ao contexto para ver o que Paulo fala na passagem citada por vós.

por que julgas que eu tente provar que paulo seja legalista?
Quem guarda a Lei de Deus pelo motivo correto é legalista ?

se tu leres o tópico direito vai perceber que eu tentei provar que paulo ensinou que o legalismo esta em guardar a Lei de Deus com o motivo errado . E isso acontence quando se trata a Lei como meio de justiça
eu usei o 1 timoteo 1:8 para focar a parte que paulo diz que a Lei só é boa se for usado de maneira legitima.
existe , mesmo que você negue, uma maneira de usar a Lei e isso é inegavel . Não teria necessidade usar outros versos pois esses falam para quem foi feito a Lei e não se era inutil ou não.

tu dizes Lei de móseis , mas onde eu disse Lei de móseis no texto ( mostre aqui)
1 Timoteo 1:8-10
8 Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente; Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,
10 Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina,


A lei é o aguilhão dessas pessoas! É precisamente ela quem aponta para cada ser humano e o define como transgressor da Lei de Deus. Na continuação da passagem, Paulo dá conselhos a Timóteo, mas não o exorta a guardar a lei, escrita em mandamentos na pedra, mas diz:

1 Timóteo 1:18-19
Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, conserves a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.

se paulo não exortou timoteo a guardar a Lei , então o incentivou a quebrar a Lei ?
precisa exortar um servo de Deus e fiel a guardar a Lei de Deus ?
QUEM é justo diante de Deus , quem pratica a Lei ou quem é apenas ouvinte?

se para você quem procurar lutar e busca a ajuda de cristo para guardar a Lei é legalista. então olha como paulo responde esta pergunta : romanos 2 :13 13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

justos sãos os que praticam a Lei e não os que apenas ouvem!!!!!
pois é impossivel que uma pessoa que foi justificado pela fé transgride voluntariamente a Lei de Deus!!!!
e você ,acredita que alquem transgrida a Lei de Deus voluntariamente depois de ser justificado pela fé? ( responda essa pergunta por favor)

1-Qual é o jeito legitimo de se usar a Lei ?


ercebo que o amigo está, de fato, debaixo do sacerdóvio mosaico. Amigo, abra o olho: Voce é transgressor e não cumpridor! Só de pensar, vc já transgride a Lei de Deus. Só de olhar para uma mulher e ter pensamentos impuros, já adulterou com ela!

aqui você prova que estas confuso!!!!
primeiro você dá a entender que não precisa guardar a Lei de Deus , e agora diz que só de pensar eu transgrido a Lei que você julgou não haver necessidade guardar.
eu concordo com você que é possivel transgredir a Lei de Deus só com pensamento.


Vc parece com o fariseu que batia ao peito e dizia que guardava a lei, dava dízimos, e que era diferente do publicano ao lado. Este, entretanto, dizia: Senhor tem misericóridia de mim que sou TRANSGRESSOR DA TUA LEI (pecador)."
mostre aqui em que parte do meu tópico eu agir assim !!!
esta é uma acusação seria e vai ter que provar.
eu escrevi um tópico daquilo que li e coloquei diveros textos e não desprezei ninguem que crer diferente
logo sua acusação é injusta , a não ser que provas o que disse![/color]

Uma coisa já ficou clara, se existe um jeito legitimo de se usar a Lei , então, ela é util para algum fim. E se ela é usada , então, é porque deve ter uma função necessaria. Aqui deriva uma terceira pergunta :

Principalmente quando se usa as Escrituras de um modo ERRADO, isolando-se passsagens para forçar a vossa teologia a ser neo testamentária!
você disse isso mas não provou.

3-Qual é a função necessaria da Lei ?

Paulo deixa claro nos textos abaixo que a função necessaria da Lei é identificar o pecado:

Romanos 3:20 " Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado"

Romanos 7:7 " Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás".
( Paulo disse que não conheceria concupiscência , se a lei não dissesse )

Romanos 4:15 "Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão."
( pois não existiria alguma coisa que explicasse o que é pecado , e as transgressões poderia ser fruto de uma inocente ignorância)

A resposta para à pergunta é:

A função necessaria da Lei é identificar , apontar , explicar, fazer saber o que é pecado.
A Lei tem a função de ensinar o caminho certo mostrando o que seria o caminho errado . transgredir a Lei consciêntemente seria escolher o caminho errado deprezando o caminho certo .[/color]


Perfeito! A função da lei é mostrar o que é pecado! Mas qual a pena para a transgressão da Lei de Deus? É a vida? Adão pecou quantas vezes para que trouxesse morte sobre si? 20, 30, ou 500 vezes? Resposta: Sò uma vez.
o meu objetivo aqui era mostrar a função da Lei e não apresentar a punição para sua transgressão. você entendeu isso pois concordou comigo . peço que leia o tópico e veja que ao fazer isso esta respondendo uma pergunta ( qual era a função necessaria da Lei ? )
Aqui você mais uma vez mostrou que é necessario observar a Lei pois apontou até uma punição para o transgressor!!!
Amigo a Lei serve para mostrar que és pecador. Apega-te com Cristo, e proclama ao mundo que todos, por melhores que sejam, por mais "guardadores" de leis que sejam, ainda assim são merecedores da segunda morte! E quem diz isso é a LEI! Procura está debaixo da Lei de Cristo, e não da lei de Moisés!

concordo com você que a lei serve para mostrar o pecado e tentei mostrar o tempo todo no texto que escrevi, que paulo mostrou que é impossivel alcançar justiça só por intermedio da Lei sem fé.



É por isso que paulo diz em Galatas 3:12 "Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá."

é verdade que a Lei não provem de fé mas paulo diz que aquele que observa os seus preceitos por eles viverá. percebeu o plural " seus preceitos " e "por eles viverá"? A lei e a Fé precisam ser observados e uma não descarta a outra se forem observados ( os preceitos da fé e da Lei )de maneira corretas

Mas uma vez o mal uso das Escrituras! Vamos a passagem completa:

Gálatas 3:10-12
10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

maldito é quem permanecer ou que não permance em todas a coisas escritas no livro da Lei para faze-las ?
se leres o texto da biblia que tu colocou vai ver que madito é aquele que não permance ( quem não observa , quem observa não esta sendo amaldiçoado)

11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.

deixei isso claro em meu tópico , o´que a Lei não justifica!!!
esta é a função da fé e nunca foi da Lei

12 Ora, a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós;


Se o amigo quer guardar a Lei, deveria tê-la guardado, desde o início, toda ela, por completo. Se tropeçou num só ponto, no decurso de sua vida, de acordo com a lei mereces apena de transgressor! Amigo, sai dessa, e vem para Cristo que é melhor! Não vais conseguir cumprir a Lei, so o Senhor o fez!

color=brown]se eu quebrei a Lei uma vez , e sinal de que estou liberado para continuar quebrando ?
cristo morreu para que eu continue quebrando a Lei ?
explica?

é impossivel guardar a lei de Deus pelo motivo correto com a ajuda de cristo ?

se você disser que sim , vai ter que rasgar felipenses 4 :13 de sua biblia pois ali diz que tudo posso naquele que me fortalece !!!! eu creio que até guardar a Lei. e você acredita que até assim é impossivel ?


Agora posso também te mostrar alquem que já vivia antes do nascimento de cristo como humano e era chamado de justo e que vivia irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos de Deus .
leia lucas 1:6
era os pais de joão batista . tu achas que eles faziam isso com suas proprias forças sem a ajuda daquele que tudo podemos?[/color]



A Lei revela conhecimento de alguma coisa que tem que ser evitada , " o pecado".

Onde o pecado se inicia? O Senhor falou para os de sua época, que imaginavam que o pecado de adultério seria consumado apenas quando um homem deitava-se com uma mulher, que o pecado na verdade comecara no coração, ou seja, o pecado já é efetivado ao se pensar na conduta!

O discurso do Senhor sempre foi nesse sentido; É o que sai de dentro do homem que o contamina! Pois é do coração que procede toda sorte de coisa ruim. Amigo, o pecado se incia no coração!

concordo com você e não questionei contra isso em meu texto .


Eu poderia confrontar tudo o que foi dito no restante do vosso texto, principalmente o mal uso das Escrituras, onde o colega sempre usa de poucos versículos e poucas palavras bíblicas para mostrar que Paulo era legalista, mas falta-me tempo e a bateria do notebook está se esgotando. Em outra oportunidade trarei outras questões para os colegas legalistas.

Aqui tu repetis a acusação que deves provar!!!
Em Cristo


David

querido irmão, respeito tudo que escreveu mas vejo que estas confusos e me acusas o tempo todo de legalista e que eu uso mal as escrituras.
se continuar com esse perfil vai se complicar pois os outros irmãos do fórum são extramamente inteligentes e percebem isso.
vou orar por você e peço que na sua sinceridade e amor ore por mim pois precisamos amar um ao outro indepedente de nossas convicções.
Deus te ilumine querido!!!!

Salomão

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O VERDADEIRO ENTENDIMENTO DA LEI NAS CARTAS PAULINAS Empty Re: O VERDADEIRO ENTENDIMENTO DA LEI NAS CARTAS PAULINAS

Mensagem por MSPP Qua Dez 05, 2012 3:04 pm

Para poderem chegar a um acordo terão que se sintonizar um com ou outro ou pelo menos sintonizarem-se ambos com Paulo acerca do que ele escreveu.
Os escritos de Paulo são muito difíceis precisamente quanto a este tema.
Ora há pessoas que se podem servir dos escritos de Paulo para se justificar dos seus pecados e dizer como já ouvi no Youtube a um seguidor de José Luis de Jesus Miranda.

disse ele: «Sou homossexual, mas deus não me vai julgar por ser assim! O que conta é o meu « espírito».

Pelo que entendi ele praticava o homossexualismo e queria continuar fazer isso sempre sem nunca se arrepender, já que o corpo nada vale, mas apenas o « espírito»...

Em vez de discutirem acerca do legalismo ou não legalismo para inviabilizar o raciocínio do outro, pedia que se concentrassem em casos práticos como o que eu mencionei.

13*Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos uns novos céus e uma nova terra, onde habite a justiça.
14*Portanto, caríssimos, enquanto esperais estes acontecimentos, esmerai-vos para que Ele vos encontre imaculados, irrepreensíveis e em paz. 15*Considerai que a paciência de Nosso Senhor é para nossa salvação.
Nesta ordem de ideias, escreveu-vos também o nosso caríssimo irmão Paulo, segundo a sabedoria que lhe foi concedida. 16*E assim fala em todas as Cartas em que trata destes temas; há nelas alguns temas difíceis, que os ignorantes e pouco firmes deturpam - como fazem às restantes Escrituras - para a sua própria perdição.
(2ª Pedro 3:13-16)
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