Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diluvio: literal ou simbólico?

3 participantes

Ir para baixo

Diluvio: literal ou simbólico? Empty Diluvio: literal ou simbólico?

Mensagem por Jonas E. Seg Out 15, 2012 11:13 am

Espero estar perguntando no lugar certo.

Na visao da Igreja Católica Apostólica Romana, o diluvio foi um fato real ou simbólico? Se foi real, foi universal ou apenas em uma regiao do globo? Se foi simbólico, qual a sua explicacao? Agradeço desde já a resposta e ainda aguardo a resposta de outra pergunta feita anteriormente.

Jonas E.

Mensagens : 169
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Diluvio: literal ou simbólico? Empty Re: Diluvio: literal ou simbólico?

Mensagem por MSPP Sáb Out 20, 2012 12:18 pm

Embora eu não seja a igreja católica devo informar que quando foi escrita a Bíblia (em especial o Génesis) a «terra» ainda não era conhecida como sendo um planeta, mas apenas a habitação dos homens.
Portanto a expressão «universal» será demasiado forte, mesmo que o diluvio tenha atingido realmente o planeta terra em toda a sua extensão.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Diluvio: literal ou simbólico? Empty Re: Diluvio: literal ou simbólico?

Mensagem por rcassiadcn Sáb Out 27, 2012 5:47 pm

Segundo os relatos Biblicos o Diluviu foi literal. Se lermos o relato de Gen 6:9 ate Gen 9:19,pode -se ter um relato mais detalhado do acontecimento. Que muito interesante. O Diluvio nao se tratava de uma chuva torrencial, a palavra grega usada nas Escrituras Sagrada para se referir ao Dilúvio ka·ta·kly·smós, cataclismo. Luc 7: 27 "Comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Veio o dilúvio e matou a todos." As inundações locais ocorrem e desaparecem em questão de dias; esta durou mais de um ano, sendo que a maior parte desse período foi necessária para que as águas baixassem. Quão desarrazoado é crer que Noé tenha gasto talvez 50 ou 60 anos construindo uma enorme embarcação, com capacidade de cerca de 40.000 m3, para a sobrevivência da sua família e de poucos animais durante uma simples inundação local! Se apenas uma região comparativamente pequena fosse atingida, por que a necessidade de levar para dentro da arca espécimes de “toda criatura vivente, de toda sorte de carne”, a fim de “preservar viva alguma descendência na superfície de toda a terra”? (Gen 6:19, 7:3 "De tudo o que vive, de cada espécie de animais, farás entrar na arca dois, macho e fêmea, para que vivam contigo."das aves do céu igualmente sete casais, machos e fêmeas, para que se conserve viva a raça sobre a face de toda a terra. Gênesis 7:3. Este foi definitivamente um dilúvio global, como jamais ocorreu, antes ou depois. “As águas predominaram tão grandemente sobre a terra, que ficaram cobertos todos os altos montes que havia debaixo de todos os céus. Até quinze côvados [c. 6,5 m] predominaram as águas sobre eles, e os montes ficaram cobertos.” (Gên 7:19, 20) “Chegou o fim de toda a carne diante de mim”, disse Jeová Deus ( Sal 83:18 "Para que saibam que só tu, cujo nome é Jeová, És o Altíssimo sobre toda a terra.) , assim “vou obliterar da superfície do solo toda coisa existente que tenho feito”. E assim aconteceu. “Morreu tudo em que o fôlego da força da vida estava ativo nas suas narinas, a saber, todos os que estavam em solo seco . . . e sobreviviam somente Noé e os com ele na arca.” — Gên 6:13; 7:4, 22, 23.
Embora toda a terra como planeta talvez ainda nao fosse povoada, isso nao seria um motivo pra que o diluvio nao tivesse ocorrido em toda a terra.

rcassiadcn

Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/05/2012
Localização : ALEMANHA

Ir para o topo Ir para baixo

Diluvio: literal ou simbólico? Empty Re: Diluvio: literal ou simbólico?

Mensagem por MSPP Qua Dez 05, 2012 4:50 pm

13No ano seiscentos e um, no primeiro dia do primeiro mês, as águas começaram a secar sobre a terra. Noé abriu o tecto da arca e viu que a superfície da terra estava seca. 14No vigésimo sétimo dia do segundo mês, a terra estava seca.
15Deus, então, disse a Noé: 16«Sai da arca com a tua mulher, os teus filhos e as mulheres dos teus filhos. 17Retira também da arca os animais de toda a espécie que estão contigo, as aves, os quadrúpedes, os répteis todos que rastejam pela terra, a fim de se espalharem pela terra; que sejam fecundos e se multipliquem sobre a terra.»
18Noé saiu com os seus filhos, a sua mulher e as mulheres dos seus filhos. 19Todos os animais selvagens, todos os répteis, todas as aves, todos os seres que se movem sobre a terra, segundo as suas espécies, também saíram da arca.
Genesis 8.

11*Tendo Noé seiscentos anos de vida, no dia dezassete do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e abriram-se as cataratas do céu. 12A chuva caiu sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.

(Genesis 7)

Se fizermos as contas as águas do dilúvio permaneceram durante um ano e 10 dias.

O senhor que suponho ser T.J. pode defender a globalidade do dilúvio a nível planetário , mas isso não implica o seu valor simbólico que está para lá do literal. Quando foi escrita a Bíblia ninguém sabia que a «terra» era um planeta.
No entanto, se a ciência está certa, houve, antes, no planeta «terra» antes de existir o homem outros dilúvios que literalmente até teriam sido maiores. A Bíblia Sagrada está escrita não numa linguagem cientifica, mas popular da sua época.
Foi por isso que Galileu foi condenado pela Igreja Católica a prisão, por ter afirmado que era a terra que girava em volta do sol e não o sol que girava à volta da terra segundo se depreende ainda hoje na linguagem popular.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Diluvio: literal ou simbólico? Empty Re: Diluvio: literal ou simbólico?

Mensagem por rcassiadcn Qua Dez 05, 2012 6:15 pm

O diluvio dos dias de Noé nao foi uma coisa que aconteceu de repente mas houve um aviso e muitos anos de construcao. “Chegou o fim de toda a carne diante de mim”, disse Jeová, assim “vou obliterar da superfície do solo toda coisa existente que tenho feito”. E assim aconteceu. “Morreu tudo em que o fôlego da força da vida estava ativo nas suas narinas, a saber, todos os que estavam em solo seco . . . e sobreviviam somente Noé e os com ele na arca.” — Gên 6:13; 7:4, 22, 23.
mas temos a garantia de que Jeová nao ira destruir a terra atravez de um diluvioE Deus prosseguiu, dizendo a Noé e aos seus filhos com ele: 9 “E quanto a mim, eis que estabeleço o meu pacto convosco e com a vossa descendência depois de vós, 10 e com toda alma vivente que está convosco, dentre as aves, dentre os animais e dentre todas as criaturas viventes da terra convosco, de todos os que saem da arca até toda criatura vivente da terra. 11 Sim, deveras estabeleço o meu pacto convosco: Não mais será toda a carne decepada pelas águas dum dilúvio e não mais virá a haver dilúvio para arruinar a terra.”
12 E Deus acrescentou: “Este é o sinal do pacto que dou entre mim e vós, e toda alma vivente que está convosco, para as gerações por tempo indefinido. 13 Dou deveras o meu arco-íris na nuvem, e ele terá de servir de sinal do pacto entre mim e a terra 14 E acontecerá que, quando eu trouxer uma nuvem sobre a terra, então é que aparecerá o arco-íris na nuvem. 15 E hei de lembrar-me do meu pacto entre mim e vós, e toda alma vivente dentre toda a carne; e as águas não se tornarão mais um dilúvio para arruinar toda a carne. 16 E terá de vir a haver o arco-íris na nuvem, e eu certamente o verei para me lembrar do pacto por tempo indefinido entre Deus e toda alma vivente dentre toda a carne que há na terra.”
17 E Deus repetiu a Noé: “Este é o sinal do pacto que deveras estabeleço entre mim e toda a carne que há na terra.”



rcassiadcn

Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/05/2012
Localização : ALEMANHA

Ir para o topo Ir para baixo

Diluvio: literal ou simbólico? Empty Re: Diluvio: literal ou simbólico?

Mensagem por rcassiadcn Qui Dez 06, 2012 12:06 pm

Que bom que vc acressentou a passagem Genises "E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra. E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas. E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos. Gen.7:17-19. Quando Jeová disse toda a terra referia se sim o globo pois visto que ele mesmo criou a terra, ele sabia do estava dizendo, assim como prometeu que jamais vair destruir a iniquidade por meio de um dilivio global.

rcassiadcn

Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/05/2012
Localização : ALEMANHA

Ir para o topo Ir para baixo

Diluvio: literal ou simbólico? Empty Re: Diluvio: literal ou simbólico?

Mensagem por MSPP Qui Dez 06, 2012 1:55 pm

É provável que tivesse sido em toda a terra, mas isso não é importante, para nós.
A primeira informação foi para pessoas de há quase 4.000 anos, os Israelitas quando saíram do Egipto e eles nem sequer sabiam que existia um planeta chamado «terra». A «terra» γη era para eles a «terra» em que viviam.

Ora veja mesmo um versículo de Paulo escrito há menos de 2.000 anos:

18*Mas, pergunto eu, será que não a ouviram? Pelo contrário:
A voz deles ressoou por toda a terra
e até aos confins do mundo as suas palavras.
(Romanos 10:18)

Pergunto: Será que o texto queria dizer que chegou também às Américas?! ...
Se é assim os "Mórmons" têm algumas carradas de razão!

Eu prefiro confessar a minha ignorância, até porque a extensão do dilúvio não é importante determinar, para nós.
Mas se fosse teríamos que fazer mais pesquisas para eliminarmos esta dúvida!

Quanto às geleiras polares fique descansado que não inundariam a terra toda, se hoje derretessem. No pólo NORTE o gelo que é mais leve que a água, sai da superfície das águas e está em equilíbrio. Se derretesse no pólo sul seria preocupante, mas mesmo assim não inundaria a terra toda. Enfim, a expressão «toda a terra» é uma hipérbole para nos dar a ideia do que aconteceu aos olhos humanos. Apenas isto!
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Diluvio: literal ou simbólico? Empty Re: Diluvio: literal ou simbólico?

Mensagem por Jonas E. Qui Dez 06, 2012 11:18 pm

Caro MSPP, primeiro quero explicar que nao sou T.J. , mas sim, defendo a globalidade do dilúvio. Meu intuito é apenas saber a opiniao do pessoal. Nao me entenda mal. Cool

Jonas E.

Mensagens : 169
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Diluvio: literal ou simbólico? Empty Re: Diluvio: literal ou simbólico?

Mensagem por Jonas E. Sex Dez 07, 2012 12:08 pm

Obrigado Ricardo Gabriel, estas passagens por você citadas me auxiliarão muito nos meus estudos ^^ Agradeço

Jonas E.

Mensagens : 169
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Diluvio: literal ou simbólico? Empty Re: Diluvio: literal ou simbólico?

Mensagem por MSPP Sex Dez 07, 2012 1:11 pm

Olá Jonas E.
Eu quando disse que me parecia T.J. referia-me a «rcassiadcn».
Quanto ao diluvio «universal» devo dizer que as palavras podem ter muitos sentidos.
Por ex.
1) Universal, pode apenas significar a «terra» conhecida.
2) Universal pode significar o planeta terra.
3) Universal pode significar o «espaço infinito, com todo o seu conteúdo»
4) Universal poder significar aquilo (galáxias, com suas estrelas, planetas, matéria escura como buracos negros e diversas formas de poeiras sub atómicas e energia) que se supõe ter sido originado pelo BigBang e que agora se está a expandir. Ora dizem que a velocidade da expansão é acelerada o que para mim deita por terra a teoria do BigBang e dá origem a uma outra teoria: a dos multi-versos (ou multi universos) que se atraem mutuamente, nomeadamente o nosso universo e é para mim daí que vem a tal energia escura que os teóricos teimam em encontrar, mas em vão.

Isto para dizer que cada época, as palavras têm um significado novo, sem perderem os antigos. Assim, para raciocinarmos melhor convém situarmos-nos na época em que se escreveram as coisas em questão. Há quem me critique que eu leio a Bíblia e a tomo à letra. Mas não é bem assim. na verdade tomo à letra a vontade de YHWH DEUS, mas os contextos históricos não. Isto impede que saibamos claramente a verdade histórica de muitos acontecimentos, daí eu prefiro ou teorizar acerca disso que dizem ser histórico ou dúvidar, isto é manifestar a minha ignorância, principalmente quando os dados de que disponho não são suficientes para tirar uma conclusão efetiva, certa ou errada.

Quanto ao diluvio da Bíblia parece ter sido em todo o planeta terra, mas não tenho a certeza, por vários motivos.
1) A palavra de YHWH atende à moral, isto é dize-nos como nos devemos comportar e não tem por objectivo informar-nos de factos científicos nem históricos, embora mesmo nisso seja muito racional.
2) Coisas como estas (saber se é literal ou simbólico) não têm importância nenhuma para os propósitos de YHWH, nomeadamente para a nossa salvação, mas há outras, como por exemplo as profecias, que têm esse valor quer literal quer simbólico.
3) O seu valor, de se determinar se o diluvio é literal ou não, é apenas de opiniões, e cada qual pode ter a sua, ou nenhuma. O mesmo acontece quando dizemos «o sol nasceu» ou o «pôr do sol»; o sol moveu-se do levante até ao ocaso, poente, etc.
4) A Bíblia não é um manual de maus costumes, mas um relato de factos instrutivos para podermos evitar os maus exemplos e seguir os bons exemplos. Assim o famoso escritor que recebeu o «grande prémio NOBEL», o falecido Saramago não tinha razão.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Diluvio: literal ou simbólico? Empty Re: Diluvio: literal ou simbólico?

Mensagem por rcassiadcn Sáb Dez 08, 2012 6:11 pm

Pelo jeito as TJ sao mais do que bem conchecidas, eu nao tenho duvidas que eu seja um TJ. Vc tem? Espero nao assustar alguém por aqui pois gosto muito de saber o que os outros pensam em sentido religioso.

rcassiadcn

Mensagens : 22
Data de inscrição : 20/05/2012
Localização : ALEMANHA

Ir para o topo Ir para baixo

Diluvio: literal ou simbólico? Empty Re: Diluvio: literal ou simbólico?

Mensagem por MSPP Seg Dez 10, 2012 12:41 pm

Olá amigo.
Eu NUNCA fui uma «testemunha de Jeová», mas dediquei-me durante bastante tempo, por minha livre iniciativa e sem a ajuda de estudos bíblicos orientados, a estudar as suas crenças. Eu visitei quase todas as congregações do Porto e arredores, várias vezes. Já lá vão mais de 14 anos. Sei quanto baste, mas talvez agora já esteja desatualizado, pois sei que de vez em quando mudam pontos de vista em relação às suas doutrinas.
Não foi por você ter escrito a palavra Jeová que é um dos nomes com que é conhecido o NOME de YHWH, já que há muita mais gente a fazê-lo, mas pela forma inconfundível como escreve e redige as suas frases. Como uma pessoa que NUNCA pertenceu à vossa organização posso considerar-me que sei muito, pois consultei também fontes a favor e a criticar e além disso tenho o meu próprio discernimento, para não adivinhar de cor.
Que DEUS nos ajude si e a mim, e a todos os que buscam a ajuda de YHWH!
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Diluvio: literal ou simbólico? Empty Re: Diluvio: literal ou simbólico?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos