Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Colonização na américa latina

3 participantes

Ir para baixo

Colonização na américa latina Empty Colonização na américa latina

Mensagem por diogo0912 Ter Ago 28, 2012 1:54 pm

Olá pessoal do fórum!

Mais uma vez recorro a vocês para me tirarem uma dúvida...

Um amigo meu, me questionando sobre a moral da igreja, disse que os índios eram queimados por ordem da igreja quando se recusavam a ser catequizados. Disse, também, que muitas coisas horrendas foram feitas nesse processo de catequização indígena e que muitas culturas foram perdidas.

Bem, isso procede ou é mito? Qual é a visão da igreja sobre isso?

Desde já, muito obrigado,
Diogo
diogo0912
diogo0912

Mensagens : 64
Data de inscrição : 06/02/2011
Idade : 32
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Colonização na américa latina Empty Re: Colonização na américa latina

Mensagem por Lucas B. Sex Out 19, 2012 10:10 am

Olá Diogo

Certamente seu amigo não têm o mínimo conhecimento de história da Igreja ou da colonização nas Américas, e se utiliza do que como foi citado em outro tópico, de "falácias argumentativas" (um nome bonito para descrever mentiras que desconheço ou finjo desconhecer).
Isso nada mais é do que a extrapolação do conceito marxista da luta de classes para um período histórico anterior. Como na maioria dos cursos na área humana esteve impregnado por estes conceitos desde os anos 70 até agora, provavelmente eu e você e qualquer outro brasileiro ouvimos "estórias" parecidas a ponto de criar-se um "senso comum" em torno da colonização, fundamentado em: ... NADA!
Pergunte ao seu amigo onde está o referido fato histórico da tal alegação?

Quando os índios recusavam-se a ser catequizados geralmente quem era queimado ou devorado eram os próprios catequistas como São Roque Gonzales, e tantos outros jesuítas. A história convencional como pode constatar chegará mesmo a dizer que os índios é que foram mortos pelos catequistas. Seu amigo (e a maioria do mundo) prefere não citar como histórico por exemplo, o fato de existir desde de 1537 uma Bula do Papa Paulo III - Sublimus Dei - contra a escravização dos índios nas Américas.
Na verdade não coloco a "carga" toda nos índios, pois provávelmente quem mais martirizou membros da Igreja durante as colonizações tenham sido os próprios colonizadores - muitos destes sim, desejosos de aproveitarem-se dos nativos, para quem os catequistas representavam então uma "pedra no sapato" - calvinistas, corsários e piratas ingleses, holandeses, franceses, etc., talvez destes últimos seu amigo tenha colhido algo em que quisesse se apoiar:
Um tal de "Theodor de Bry", um protestante nascido na Bélgica, é famosos pelas ilustrações que fez do período da Colonização nas Américas, onde podemos encontrar cenas dentre as quais colonizadores (e não membros da Igreja) queimam nativos.
A bem da verdade, embora isto possa realmente ter ocorrido, existem alguns fatores que devem ser levados em consideração:
Primeiramente Theodor nunca colocou os pés nas Américas, sendo suas representações baseadas em descrições de terceiros.
Segundo, estes terceiros (bem como o próprio e toda a sua sociedade) faziam declarado uso da propaganda anti-espanhola (anti-iberica com a unificação das coroas), bem menos pelo fator religioso, muito mais por fatores comerciais e militares da sua não-participação na exploração das recente descobertas.

Nenhum historiador sério atualmente, considerando os fatos históricos e não ideologias poderá declarar que o papel dos Catequistas tenha sido mais maléfico que benéfico para os índios, muitos dos próprios costumes e línguas além da liberdade, só puderam ser preservados em grande parte devido aos trabalhos das missões.
Por fim, para não dizerem que "advogo em causa própria", indico uma obra secular atual cujo autor é muito provávelmente ateu, mas que abre os questionamentos sobre esse momento histórico: Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil e Guia Politicamente Incorreto da América Latina de Leandro Narloch e Duda Teixeira.
Fiquem em paz.

Vinde Senhor Jesus!

Lucas B.

Mensagens : 95
Data de inscrição : 03/05/2012
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Colonização na américa latina Empty Re: Colonização na américa latina

Mensagem por MSPP Qua Dez 12, 2012 3:05 pm

Eu não acredito que os ditos catequistas que foram com os colonizadores católicos tenham feito coisas tão horrendas. Se o fizessem, nem sequer seriam acreditados pelos indígenas repelidos pela falta de motivação.
Contudo, penso que quando apontam para a igreja católica como prevaricadora se referem às pessoas que sendo católicas e apesar disso fizeram coisas tão horríveis.
No entanto, é verdade que há na hierarquia da igreja católica factos nitidamente anti-cristãos. Temos o caso dos Bórgias; um dos quais conseguiu ser papa à custa do que se chama de simonia: Comprou o voto da maioria dos cardeais. A minoria foi contra e até houve quem muito lutou para desfazer o erro humano.

Não devemos acreditar em tudo, mas quando há fumo é porque há fogo.
O que precisamos saber é onde está a arder o fogo e porquê!
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Colonização na américa latina Empty Re: Colonização na américa latina

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos