Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guarda Suíça

Ir para baixo

Guarda Suíça Empty Guarda Suíça

Mensagem por Lucas B. Sex Ago 10, 2012 2:16 pm

NOTA DA MODERAÇÃO: Tópico aberto com o seguinte teor: "Qual a lição de fé que temos ao ver o Sumo Pontífice escoltado por uma tropa de soldados em suas visitas? Não que o cristão não deva precaver-se de lugares e pessoas violentos, mas Deus não acampa seus anjos ao redor dos que o temem? Jesus defendia-se como dos que intentavam matá-lo? Não sabia ele que haveria de chegar a sua hora? Os guardas suíços derramaram sangue em defesa do Papa usando quais armas"
_______________________________________

Não que o cristão não deva precaver-se de lugares e pessoas violentos, mas Deus não acampa seus anjos ao redor dos que o temem?
Já li algo parecido com isso antes:
Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra (Mt 4, 6)
 
Não entendo o porquê da pergunta(mas tenho minhas suspeitas) se você mesmo já deu a resposta: O Cristão deve precaver-se de lugares e pessoas violentos.
Então a Guarda Suíça Pontifícia existe pelo mesmo motivo que eu e você que supostamente nos acreditamos "tementes a Deus", colocamos cadeados em nossos portões, trancamos nossa casa a noite, colocamos alarme em nosso carros e pagamos seguros, acompanhamos nossos filhos ao colégio, etc., do contrário por que não deixar tudo isso e muito mais de lado se "Deus acampa seus anjos ao redor dos que o temem?"
Não é para isso que esses anjos estão aí, ou por acaso nunca leu também:
Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra os espíritos do Mal, que povoam as regiões celestiais. (Ef 6, 12)
Por acaso é a Palavra de Deus falsa? Pois não eram homens "tementes a Deus" Pedro, Paulo e os demais discipulos, e não sofreram e foram presos e mortos nas mãos dos homens?
Repetirá então a respeito do Papa como os que escarneciam de Jesus: Deixa! Vejamos se Elias virá socorrê-lo. (Mt 27, 49)
Jesus defendia-se como dos que intentavam matá-lo? Não sabia ele que haveria de chegar a sua hora?
Exatamente, até chegar a sua hora, Cristo não se deixou matar:
Levantaram-se e lançaram-no fora da cidade; e conduziram-no até o alto do monte sobre o qual estava construída a sua cidade, e queriam precipitá-lo dali abaixo. Ele, porém, passou por entre eles e retirou-se. (Lc 4,29-30)

Depois disso, Jesus percorria a Galiléia. Ele não queria deter-se na Judéia, porque os judeus procuravam tirar-lhe a vida. (Jo 7, 1)

 
Da mesma forma os Apóstolos até chegada sua hora foram salvos e protegidos diversas vezes por Deus e por homens e mesmo Jesus esteve protegido enquanto estava no meio de multidões que o consideravam um Profeta e por isso os judeus que intentavam matá-lo nada se atreviam fazer, há momentos em que é mister viver.
 
Se o Cristão deve precaver-se, isso se dá na medida do risco que corre, a senhora que vai pagar a conta de luz no banco, certamente precisará precaver-se menos do que o contínuo que vai fazer o depósito da folha de pagamentos.
O Papa bem poderia repetir como Jesus:
O mundo não vos pode odiar, mas odeia-me, porque eu testemunho contra ele que as suas obras são más. (Jo 7, 7)
Ora, se existe um "mundo que o odeia e desejaria certamente matá-lo", esperar que não se lance mão de alguma precaução humanamente a nosso alcance é como já disse, repetir Mt 27,49.
Os guardas suíços derramaram sangue em defesa do Papa usando quais armas?
Apesar de me parecer uma inócua curiosidade, acredito poder acrescentá-la algum sentido:
Quais armas?
As de seus algozes. Pois o sangue mais importante derramado na defesa do Papa foi o deles próprios. Procure conhecer a grandiosa história desta instituição e entenderá isso.
 
No mais como tudo deriva da primeira pergunta, resumo no fim com a primeira resposta:
 
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. (Mt 4, 7)
 
Vinde Senhor Jesus!

Lucas B.

Mensagens : 95
Data de inscrição : 03/05/2012
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Guarda Suíça Empty Re: Guarda Suíça

Mensagem por Lucas B. Sex Ago 10, 2012 11:45 pm

Lembro da ocasião em que um papa levou um tiro e outro foi agredido, mas por que outros líderes religiosos não andam com proteção humana?
Não mesmo? Acho melhor consultar mais os noticiários. Porque não tenta marcar um encontro com o Dalai Lama e vê se consegue passar fácilmente por todos os protocolos de segurança lá na Índia, ou por que ele simplesmente não volta ao Tibete onde supostamente é líder?
Por que será que o aparato de segurança pessoal do Abdallah bin Abdulaziz é simplesmente o maior do mundo?
Por que o Rabino Ovadiah Yosef não passeia livremente pelos assentamentos judeus da Cisjordânia? Teria a ver com as tentativas de assassinato contra o mesmo? Mas eles não são líderes Católicos, por quê se preocupar com "proteção humana" não é mesmo?

Então você poderia me dizer, "mas são todos influentes líderes políticos também, é por isso", justo, nem preciso mencionar a conjuntura de cada caso, então
Não será pelo fato do Papa ser uma autoridade política que ele é assim odiado?
Será? Vejamos:
Papa, chefe de Estado da Cidade-Estado do Vaticano, o menor estado do mundo em tamanho e população, nenhuma riqueza natural, nenhuma indústria, nenhum exército considerável, sem costa marítima ou fluvial, nenhuma importância comercial, nenhuma fronteira estratégica, em termos de importância política material, até o território Antártico goza de maior interesse para o resto do mundo.
Existe sequer alguma razão simplesmente política para tal líder sequer ser notado? Quanto mais odiado?
Essa é a Sabedoria de Deus confundindo este mundo.

Sobre a suposta "neutralidade" política da Suíça e a relação com a nacionalidade da Guarda, pode perfeitamente ser compreendido analisando um pouco da história da formação de ambos, o que é claro é perfeitamente acessível em outros meios por isso não vou trazer mais esse assunto para o tópico.

Quanto aos demais seria um redundância discutir pois bastaria refazer a mesma consideração que apresentei no primeiro comentário, existe uma grande diferença entre temer o mal que ameaça a vida, cedendo a ele, e ter a justa consideração pelo valor da própria vida e missão não a menosprezando, do contrário poderíamos todos seguir o caminho de Jim Jones sem qualquer receio.

Se ainda assim resta alguma dúvida, vamos lá homens de Fé tementes a Deus, peguem o carro e experimentem dar uma volta à noite na Av. Leopoldo Bulhões no Rio, e não esqueçam de, como um bom motorista respeitar a sinalização parando em todos os semáforos fechados, orando muito para os anjos, pode ser que assim, enfim se torne compreensível o enunciado: Não tentarás o Senhor teu Deus. (Mt 4, 7)

Vinde Senhor Jesus!

Lucas B.

Mensagens : 95
Data de inscrição : 03/05/2012
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos