Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Religiões atrás da Civilização

Ir para baixo

Religiões atrás da Civilização Empty Religiões atrás da Civilização

Mensagem por Halmenara Ter Jun 26, 2012 10:56 pm

Religiões atrás da Civilização A-religiao-e-a-Ciencias-nao-formam-um-casamento-perfeito

Compilei esse tópico (com trocadilho) num outro fórum em contraposição a um outro tópico chamado "Religiões, atraso da civilização"

A maioria não abandonou a religião, nenhum negou Deus.



João Filopono de Alexandria (em latim: Joannes Philoponus; c. 490 – c. 570) também conhecido como João, o Gramático (Joannes Grammaticus), foi um filósofo neoplatônico cristão que rejeitou diversas das idéias básicas defendidas por Aristóteles, uma exceção para os neoplatônicos da época.

São Beda ou Beda, o Venerável (do inglês The Venerable Bede), nascido cerca de 672 e falecido a 27 de Maio de 735, foi um monge anglo-saxão do mosteiro de Jarrow, na Nortúmbria.
Tornou-se famoso pela sua História Eclesiástica do Povo Inglês (Historia Ecclesiastica Gentis Anglorum), donde derivou o título de Pai da História Inglesa, embora tenha escrito sobre muitos outros temas.
Ele trouxe noções sobre os caminhos que levam a felicidade e ao fracasso.

Hunayn ibn Ishaq (c. 809-873)Assírio médico cristão conhecido por traduções do grego trabalhos científicos e "Dez Tratados sobre Oftalmologia." Daí desenhos do olho são apresentados.

Papa Silvestre II (c.950-1003) cientista e colecionador de livros, ele influenciou o ensino de matemática e astronomia em escolas dirigidas pela Igreja, e levantou a escola da catedral de Reims para a altura de prosperidade.

Hermann de Reichenau (1013-1054)Ele escreveu sobre geometria, matemática, eo astrolábio . Ele também foi um monge que compôs antífonas marianas e era essencialmente beatificado.

Robert Grosseteste (c.1175-1253) Bispo de Lincoln , ele foi o personagem central do Inglês movimento intelectual na primeira metade do século 13 e é considerado o fundador do pensamento científico em Oxford . Ele tinha um grande interesse no mundo natural e escreveu textos sobre as ciências matemáticas de óptica , astronomia e Geometria . Ele afirmou que os experimentos devem ser utilizados a fim de verificar uma teoria, testando suas conseqüências.

Papa João XXI (1215-1277) Ele escreveu o texto amplamente utilizado na médica pauperum Thesaurus antes de se tornar Papa. Quando ele tomou posse como papa em 1277, ele imediatamente reprimiu a heterodoxia incluindo obras e ensinamentos de Aristóteles.

Albertus Magnus (c.1193-1280) Santo padroeiro dos cientistas no catolicismo, que pode ter sido o primeiro a isolar o arsênico . Ele escreveu que: " A ciência natural não consiste em ratificar o que outros disseram, mas em buscar as causas dos fenômenos. " No entanto, ele rejeitou elementos do aristotelismo que entrou em conflito com o catolicismo e se baseou em sua fé, assim como Neo-platônico idéias de "equilibrar" "preocupante" elementos aristotélica. Em 1252, ele ajudou a nomear Tomás de Aquino a uma cadeira Dominicana teológico em Paris para levar a supressão dessas idéias perigosas.

Roger Bacon (c.1214-1294) Ele era um Inglês filósofo que enfatizou o empirismo e tem sido apresentado como um dos primeiros defensores do moderno método científico . Ingressou na Ordem Franciscana em torno de 1240 , onde foi influenciado por Grosseteste. Bacon foi responsável por tornar o conceito de " leis da natureza "generalizado, e contribuiu em áreas como mecânica , geografia e, acima de tudo, óptica. Diz-se que ele foi preso pela igreja por muitos anos por causa de seus ensinamentos científicos, embora isso seja contestado.

Theodorico de Freiberg (c.1250-c.1310) Dominicano que se acredita ter dado a primeira explicação correta para o arco-íris em De Iride et radialibus impressionibus . Na teologia não concordava com Tomás de Aquino sobre as posições metafísicas e tendiam mais para neoplatonismo que ele.

Thomas Bradwardine (c.1290-1349) Ele era um Inglês arcebispo , muitas vezes chamado de "Doutor o Profundo". Ele desenvolveu estudos como uma das Calculadoras Oxford de Merton College, Oxford University. Estes estudos levaria a desenvolvimentos importantes na mecânica .

Jean Buridan (1300-1358) Ele era um católico sacerdote e um dos mais influentes filósofos da tarde Idade Média . Ele desenvolveu a teoria do ímpeto , que foi um passo importante para o conceito moderno de inércia .

Nicole Oresme (c.1323-1382 Teólogo e bispo de Lisieux , foi um dos primeiros fundadores e divulgadores das ciências modernas. Uma de suas muitas contribuições científicas é a descoberta da curvatura da luz através da atmosfera de refração .

Nicolau de Cusa (1401-1464) Católico cardeal e teólogo que fez contribuições para o campo da matemática, desenvolvendo os conceitos do infinitesimal e do movimento relativo. Suas especulações filosóficas também antecipou Copérnico " heliocêntrica visão de mundo.

Otto Brunfels (1488-1534) Um teólogo e botânico de Mainz , na Alemanha. Sua Catalogi virorum illustrium é considerado o primeiro livro sobre a história de seitas evangélicas que havia rompido com a Igreja Católica . Em botânica seus icones herbarum vivae ajudou a ganhar-lhe elogios como um dos "pais da botânica"

Nicolau Copérnico (1473-1543) Católico que introduziu a heliocêntrica visão de mundo. Em 1620, sua obra foi proibida pela Igreja "até corrigido". A Igreja exigia, em "cerca de um quarto de página de cópia fina" que nove sentenças, pela qual o heliocentrismo foi representado como certo, tiveram que ser omitidos ou alterados. Isto feito, o livro ainda estava expressamente proibido em cada edição do índice dos livros proibidos, com uma entrada expandida do índice de 1819, e não retirado da lista até a edição final, em 1828.

Miguel Servet (1511-1553) Na ciência escreveu sobre astronomia e da sua obra teológica "Christianismi Restitutio" continha a primeira descrição Europeu da função de circulação pulmonar .

Michael Stifel (c. 1486-1567 Levou ao desenvolvimento de Logaritmos , daí a imagem. Ele também estava entre Martin Luther 's primeiros adeptos e escreveu sobre profecias bíblicas.

William Turner (c.1508-1568) Chamado e como de vezes o "pai da botânica Inglesa" e FOI UM also ornitólogo. Religioso elementos foi preso por pregar los favor da Reforma. Posteriormente tornou-se deãos da Catedral de Wells mas FOI expulso por não-conformidade.

Ignazio Danti(1536-1586) FOI UM bispo de Alatri Que convocou hum Sínodo Diocesano par lidar com OS abusos. Elementos also FOI UM Matemático Que Escreveu Sobre Euclides , um astrônomo e desenhista de Dispositivos Mecânicos.

Giordano Bruno (1548-1600) FOI UM Filosofo italiano, Sacerdote, cosmólogo e ocultista, conhecido defensor Por uma Idéia de uma Terra Que gira los Torno do Sol e muitos Outros Planetas Que giram Torno de los Outros Sóis. Por SUAS muitas Visões heréticas, incluíndo uma negação da divindade SUA de Cristo, elemento FOI julgado Pela Inquisição romana e Queimado na fogueira. A Enciclopédia Católica rótula o Seu Sistema de crença Como "incoerente hum panteísmo materialista."

Bartholomaeus Pitiscus (1561-1613) Elementos PoDE ter introduzido um palavra trigonometria não Francês e inglês. FOI UM teólogo calvinista Que Atuou Como pregador da corte na Cidade Chamada entao Breslau , dai uma imagem SUA nd praça da Cidade.

Bartolomeu Lourenço de Gusmão, SJ (Santos, 1685 — Toledo, 18 de novembro de 1724) foi um sacerdote secular, cientista e inventor nascido no Brasil Colônia,[1][2] famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional. Cognominado o padre voador, é uma das maiores figuras da história da aeronáutica mundial.

John Napier (1550-1617) Matemático Escocês conhecido Por Inventar logaritmos , Ossos de Napier , e serviços o popularizador do OSU de decimais. Tambem FOI UM Dedicado protestante Que Escreveu Sobre o Livro do Apocalipse .

Johannes Kepler (1571-1630) Seu Modelo de cosmos baseado no assentamento Sólido platónico FOI explicitamente conduzido Por Idéias Religiosas; SUA Contribuição Mais Famosa e Mais Científica, como Leis de Kepler , foram baseadas los Dados empíricos Que elementos Obteve de meticulosas Observações astronômicas de Tycho Brahe , Tycho apos Morrer de Envenenamento Por Mercúrio. Numa Época queria hum teólogo e serviços los Seu Harmonices Mundi exame Cristo los pontos.

Laurentius Gothus (1565-1646) Um professor de astronomia e Arcebispo de Uppsala . Escreveu Sobre astronomia e Teologia.

Galileo Galilei (1564-1642) (esse foi macho) Cientista que teve muitos problemas com a Inquisição por defender o heliocentrismo no período complicado trazidas pela Reforma e Contra-Reforma . Em relação às Escrituras, ele levou Agostinho posição: não tomar cada passagem muito literalmente, principalmente quando a escritura em questão é um livro de poesia e canções, não um livro de instruções ou história.

Marin Mersenne (1588-1648) Durante quatro anos ele se dedicou à teologia escrever Quaestiones celeberrimae em Genesim ( 1623 ) e L'Impieté des déistes ( 1624 ). Estes foram ensaios teológicos contra o ateísmo e deísmo. Ele é mais lembrado pelo trabalho que ele fez corresponder com os matemáticos e sobre primos de Mersenne .

René Descartes (1596-1650) Descartes foi um dos pensadores-chave da Revolução Científica no Mundo Ocidental. Ele é também honrado por ter o sistema de coordenadas cartesianas usado em geometria plana e álgebra em sua homenagem. Ele fez trabalhos importantes sobre invariantes e geometria . Sua Meditações sobre Filosofia Primeira parcialmente preocupações teologia e ele foi dedicada a conciliar suas idéias com os dogmas da fé católica a que ele foi leal. Esta tentativa foi, e é, considerado de insucesso pela Igreja Católica para que sua filosofia ainda é considerada errada nele.

Antonio Maria Schyrleus de Rheita (1597-1660) Prego astrônomo. Ele dedicou um dos seus livros de astronomia para Jesus Cristo , a "teo-astronomia" O trabalho foi dedicado à Virgem Maria , e ele se perguntou se os seres em outros planetas foram "amaldiçoados por pecado original como os seres humanos são ".

Blaise Pascal (1623-1662) Jansenita pensador; bem conhecida por lei de Pascal (física), o teorema de Pascal (matemática), e Aposta de Pascal (teologia).

Isaac Barrow (1630-1677) Inglês divina, cientista e matemático. Ele escreveu Exposições do Credo, a Oração do Senhor, Decálogo e Sacramentos e lectiones Opticae et Geometricae.

Juan Caramuel y Lobkowitz (1606-1682) Monge cisterciense , que fez um trabalho sobre Combinatória e tabelas de astronomia publicado aos 10 anos. Ele também fez obras de teologia e sermões.

Nicolaus Steno (1638-1686) Luterano converter ao catolicismo, a sua beatificação em que a fé ocorreu em 1987 . Como cientista, ele é considerado um pioneiro em ambos os anatomia e geologia, mas em grande parte abandonada da ciência depois de sua conversão religiosa.

Seth Ward (1617-1689) Anglicano Bispo de Salisbury e Presidente Savilian de Astronomia de 1649 - 1661 . Ele escreveu Ismaelis Bullialdi astro-nomiae philolaicae Fundamenta inquisitio brevis e Astronomia geometrica. Ele também teve uma disputa teológica / filosófica com Thomas Hobbes e como bispo foi grave para não-conformistas .

Robert Boyle (1627-1691) Cientista e teólogo, que argumentou que o estudo da ciência pode melhorar a glorificação de Deus.

John Wallis (1616-1703) Como um matemático que escreveu Arithmetica Infinitorumis , introduziu o termo fração contínua , trabalhou em criptografia, ajudou a desenvolver o cálculo, e é mais conhecida pelo produto Wallis . Ele também criou um sistema para o ensino do surdo não fala . Ele também foi um capelão calvinista inclinado que estava ativo no debate teológico.

John Ray (1627-1705) Um botânico Inglês, que escreveu A Sabedoria de Deus manifestado em Obra da Criação. ( 1691 ) A John Ray Iniciativa do Meio Ambiente e Cristianismo está também nomeado para ele.

Gottfried Leibniz (1646-1716) Um polímata que trabalhou no determinantes , uma máquina de calcular , Ele era um luterano, que trabalhou com converter ao catolicismo John Frederick, duque de Brunswick-Lüneburg , na esperança de uma reunificação entre o catolicismo eo luteranismo. Ele também escreveu Vindication da Justiça de Deus.

Isaac Newton (1643-1727) Ele é considerado um dos maiores cientistas e matemáticos da história. Sua fama científica, não obstante, o estudo de Newton da Bíblia e dos primeiros Padres da Igreja estavam entre suas maiores paixões, embora ele sempre se recusou a jurar a sua fidelidade à Igreja. Ele escreveu Observações sobre as Profecias de Daniel e do Apocalipse de São João ( Nontrinitarianism ).

Colin Maclaurin (1698-1746) Propostas para explicar Newton cálculo diferencial usando séries infinitas , em vez de Newton fluxões . Um estudante de Teologia , ele tinha um instituto cristão chamado por ele.

Thomas Bayes (1701-1761) Ministro presbiteriano que escreveu benevolência divina, ou uma tentativa de provar que o fim principal da Divina Providência e de Governo é a felicidade de suas criaturas . Ele é mais conhecido por teorema de Bayes e foi feito um Fellow da Royal Society em 1742.

Firmin Abauzit (1679-1767) Um físico e teólogo. Ele traduziu o Novo Testamento para o francês e corrigido um erro no Principia de Newton.

Emanuel Swedenborg (1688-1772)/b] Sua escrita é a base de Swedenborgianism e várias de suas obras teológicas contidas algumas hipóteses da ciência.

Carolus Linnaeus (1707-1778) Ele é conhecido como o "pai da moderna taxonomia "e também fez contribuições à ecologia . Teologia natural e da Bíblia eram importantes para o seu Systema Naturae e Vegetabilium Systema.

Leonhard Euler (1707-1783) Um matemático e físico significativo, ver Lista de tópicos o nome de Leonhard Euler . Ele escreveu Defesa da Revelação Divina contra as objeções do Freethinkers e também é comemorada pela Igreja Luterana em seu Calendário de Santos em 24 de maio.

Maria Gaetana Agnesi (1718-1799) Um matemática nomeada para um cargo pelo Papa Bento XIV . Depois que seu pai morreu, ela dedicou sua vida aos estudos religiosos, de caridade e, finalmente, tornou-se freira.

Joseph Priestley (1733-18040 Nontrinitarianism clérigo que escreveu a obra controversa História das corrupções do cristianismo. Ele é creditado com a descoberta de oxigênio , embora Carl Wilhelm Scheele fez um ano antes.

Isaac Milner (1750-1820) Ele era um Professor Lucasiano de Matemática conhecido por seu trabalho em um importante processo para fabricar o ácido nitroso . Ele também era um anglicano evangélico que co-escreveu História Eclesiástica da Igreja de Cristo com seu irmão e desempenhou um papel no despertar religioso de William Wilberforce . Ele também levou a William Frend sendo expulso de Cambridge para um ataque supostamente por Frend na religião.

Samuel Vince (1749-1821) Astronomo e Clérigo de Cambridge. Escreveu Observações Sobre a Teoria do Movimento de Resistência e Fluidos e A credibilidade do Cristianismo vindicada, EM Resposta como fazer objeções Sr. Hume. Ganhou uma Medalha Copley los 1780, os antes do periodo terminou Aqui tratado.

Olinthus Gregory (1774-1841) Escreveu Lições Astronomicas e Filosóficas los 1793 e tornou-SE mestre em Matemática nd Royal Military Academy in 1802 . Um resumo de Seu Cartas Sobre como Evidências do Cristianismo de 1815 FOI Acabado Pela Tract Society religiosa .

Gregor Johann Mendel (Hynčice, Chéquia, 20 de Julho de 1822 — Brno, 6 de Janeiro de 1884)[1] foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco. PAI DA GENÉTICA



RECENTES


Em 1917, no monte Wilson, nos Estados Unidos, foi construído o maior telescópio. Esse telescópio deu-nos uma nova visão do cosmo. Na mesma época, Albert Einstein desenvolvia sua Teoria da Relatividade Geral. Nessa teoria, o universo de Einstein, necessariamente estaria se contraindo ou se expandindo, não poderia ser estático. Einstein acreditava, como todos, que o universo era estático, assim, ele introduziu um truque em suas equações: a constante cosmológica.

Logo surgiu quem contestasse esse artifício. Entre eles um padre católico e também astrofísico, nascido na Bélgica, em 17 de julho de 1894, Georges Lemaitre. Lemaitre graduou-se engenheiro civil e serviu como oficial de artilharia durante a Primeira Guerra Mundial. Depois, entrou no seminário e tornou-se Padre em 1923. Então, estudou na Universidade de Cambridge e no Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT). Em 1927, ele tornou-se professor de astrofísica da Universidade de Louvain e propôs a Teoria do Átomo Primitivo (depois conhecida como Teoria do Big Bang).
Em 1931, quando Einstein foi visitar Hubble, Lemaitre viajou para a Califórnia para confrontá-los. Usando a matemática de Einstein e as observações de Hubble, Lemaitre convenceu-os de que a expansão era real e no passado houve um início, uma grande explosão. Nascia a cosmologia moderna.(http://www.cemp.com.br/artigos.asp?id=6)

Um total de 210 astrônomos de 26 países do mundo participaram de 1 a 5 de Outubro de 2007, de uma Conferência internacional organizada pelo Observatório Astronômico do Vaticano sobre a formação e evolução das galáxias. A Conferência, ofereceu 62 palestras e 132 apresentações, e aconteceu no Centro Matteo Ricci da Universidade Gregoriana de Roma, fundada pela Igreja.

O diretor do Observatório Vaticano, o jesuíta argentino José Gabriel Funes, fez um doutoramento em astronomia na Universidade de Pádua, sobre o tema “Cinemática do gás nas regiões centrais das galáxias com disco”, que apresentava os resultados obtidos ao “pesar” os buracos negros supermaciços que se encontram no centro das galáxias com disco. E ainda tem gente que pensa que a Igreja é um obstáculo para a Ciência.

Agora, o Padre polonês Michael Keller, de 72 anos, doutor em cosmologia e um dos mais conceituados cientistas no campo da cosmologia e, também um dos mais renomados teólogos de seu país, ganhou um dos maiores prêmios em dinheiro já dados em Nova York pela Fundação Templeton, instituição que reúne pesquisadores de todo o mundo: US$ 1,6 milhão (cerca de R$ 2,87 milhões). Com o prêmio que recebeu, ele anunciou a criação de um instituto de pesquisas: Centro Copérnico, em homenagem ao filósofo polonês que provou que o Sol é o centro do sistema solar.

Pe. Michael foi o pioneiro na formulação de uma nova teoria que começa a ganhar corpo em toda a Europa: a “Teologia da Ciência”, que une Deus e a ciência. Os seus trabalhos abordam a questão da origem do universo sobre aspectos avançados da teoria geral da relatividade, de mecânica quântica e de geometria não-comutativa.

Pe. Michael valeu-se também das ferramentas da física quântica (que estuda, entre outros pontos, a formação de cadeias de átomos) e inspirandou-se em questões levantadas no século XVII pelo filósofo Gottfried Wilhelm Leibniz.

Pe. Michael Keller usou algumas ferramentas fundamentais tendo como base principal a Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, ele mergulhou nos mistérios das condições cósmicas, como a ausência de gravidade que interfere nas leis da física. Como explicar a massa negra que envolve o universo e faz nossos astronautas flutuarem? Como explicar a formação de algo que está além da compreensão do homem? Analisando essas questões, que abrem lacunas na ciência, ele afirma a possibilidade de encontrarmos Deus nos conceitos da física quântica, onde se estuda a relação dos átomos. Dependendo do pólo de atração, um determinado átomo pode atrair outro e, assim, Deus e ciência também se atraem. “E, se a ciência tem a capacidade de atrair algo, esse algo inexoravelmente existe”. O Pe. Michael Keller explica que: “A ciência nos dá o conhecimento do mundo e a religião nos dá o significado”.

Ele afirma que: “ao questionar (a causalidade primeira) não estamos apenas falando de uma causa como qualquer outra. Estamos nos perguntando sobre a raiz de todas as possíveis causas”. “Invariavelmente eu me pergunto como pessoas educadas podem ser tão cegas para não ver que a ciência não faz nada além de explorar a criação de Deus.”

Para os jurados, Heller mereceu o prêmio por desenvolver “conceitos precisos e notavelmente originais sobre a origem e as causas do universo, muitas vezes sob intensa repressão governamental” . “Apesar da opressão das autoridades comunistas polonesas a intelectuais e padres, a Igreja, impulsionada pelo Concílio Vaticano 2º, garantiu a Heller uma esfera de proteção que o permitiu alcançar grandes avanços em seus estudos”, diz sua biografia.

O Pe. Michael afirma que “há perguntas que a ciência não responde, mas o universo está aqui e nós, nele”. Nesse “buraco negro” entra Deus. Segundo Keller, apesar dos nítidos avanços no campo da pesquisa sobre a existência humana, continua-se sem saber o principal: quem seria o responsável pela criação do cosmo? Ele montou a sua metodologia a partir do chamado “Deus dos cientistas”: o big bang, a grande explosão de um átomo primordial que teria originado tudo aquilo que compõe o universo.

Ele argumenta que “Em todo processo físico há uma seqüência de estados. Um estado precedente é uma causa para outro estado que é seu efeito. E há sempre uma lei física que descreva esse processo”. “Mas o que existia antes desse átomo primordial?” Essas questões, sem respostas pela física, encontram um ponto final na religião – ou seja, encontram Deus.

Não é sem motivo que o Dr. Francis Collins, Diretor do Projeto Genoma Humano, o maior projeto de biotecnologia já desenvolvido no mundo, disse: “Eu acredito que o ateísmo é a mais irracional das escolhas.” (Revista Veja, Edição 1992 – 24 de janeiro de 2007)

Fonte: http://www.comshalom.org/noticias/exibir...ot_id=1518


Roberto Landell de Moura (Porto Alegre, 21 de janeiro de 1861 — Porto Alegre, 30 de junho de 1928) foi um padre católico e inventor brasileiro.
É considerado um dos vários "pais" do rádio, no caso o pai brasileiro do Rádio. Foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (radioemissão e telefonia por radio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900). Marconi se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio; e só transmitiu a voz humana em 1914.
Pelo seu pioneirismo, o Padre Landell é o patrono dos radioamadores do Brasil. A Fundação Educacional Padre Landell de Moura foi assim batizada em sua homenagem, assim como o CPqD (Centro de Pesquisas e Desenvolvimento) criado pela Telebrás em 1976, foi batizado de "Roberto Landell de Moura".

Padres cientistas

"O livro traz curiosidades esquecidas ou pouco divulgadas, como a participação de padres católicos nas ciências nacionais. Dois nomes e seus feitos para exemplificar: No século XVIII, Bartolomeu de Gusmão desenvolve o aeróstato, que contribuiria largamente para os experimentos de Santos Dumont; Roberto Landell de Moura inventa e conquista a patente, no alvorecer do século XX, daquele instrumento que impulsionaria as telecomunicações, o telégrafo.

Há também Manuel da Nóbrega e José de Anchieta[/b], entre outros, cujos relatos do início de nossa ocupação territorial (séculos XV e XVI) abordam o conhecimento dos primitivos brasileiros, índios – principalmente do braço lingüístico Tupi –, no domínio da fauna e flora, na prática da ciência botânica e na manipulação de animais peçonhentos. Contudo, a história mais intrigante é a do padre Fernão Cardim que, depois dos índios, parece ser uma das primeiras vítimas de apropriação de conhecimento gerado no País. Após várias idas e vindas entre Brasil e Portugal, Cardim chegou a elaborar um grande tratado – “Do Clima e Terra do Brasil” –, abordando minuciosamente a configuração de plantas, animais e das variações climáticas observados por ele. Tal manuscrito foi surrupiado pelo famigerado corsário Francis Cook, que levou também o padre para a Inglaterra. O resultado do trabalho de Cardim foi vendido por vinte xelins e, traduzido, apareceria em 1625, no livro “Pilgrimages”, indicado como sendo de autoria de Samuel Purchas."
http://www.fne.org.br/fne/index.php/fne/..._no_brasil
Halmenara
Halmenara

Mensagens : 105
Data de inscrição : 01/02/2012
Idade : 65
Localização : São Bernardo do Campo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos