Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ensinar a sã doutrina

+3
Geovanni146
.:.Vivianne Cristina.:.
diogo0912
7 participantes

Ir para baixo

Ensinar a sã doutrina Empty Ensinar a sã doutrina

Mensagem por diogo0912 Sáb maio 19, 2012 2:04 pm

Primeiro, desculpem se postei minha dúvida no lugar errado, não sei bem onde ela se encaixa.

Bem, no tópico https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t1173-eucaristia está bem descrita minha trajetória religiosa. Mas vou dar um control c, control v aquí:



Fui de muitas religiões. Primeiro, pentecostal da igreja mundial da paz. Por influência do meu irmão, virei ateu. Depois de muito estudar, voltei a ser cristão. Congreguei na igreja protestante assembleia de Deus. Depois de algumas coisas "feias" que eu vi lá (questão doutrinaria), e de estudar com os testemunhas de Jeová, tornei-me uma delas. Pelo mesmo motivo saí de lá (incompatibilidade doutrinária). Depois, voltei a ser católico, estudei muito, li o catecismo, me informei bastante sobre a doutrina. Estudei um bom período de tempo com os adventistas do sétimo dia. Quase fui coagido a tornar-me um (outra história a parte). Todavia, isso não aconteceu por eu notar várias lacunas e absurdos na doutrina adventista, que é muito supersticiosa (também uma discussão a parte).

Como citei no parágrafo acima, estudei bastante sobre a doutrina católica. Ingressei no grupo dos focolares, e por muito tempo fui as reuniões. Hoje, estou um pouco afastado, entretanto, continuo indo a missa, me confessando, orando bastante, e exercendo o que Deus me deu como missão: falar sobre Nosso Senhor e sua santa igreja para as pessoas sem fé.

Pois bem, não fiz essas transições sozinho. Sempre houveram pessoas que me acompanharam nessa minha trajetória. E isso me gera duas dúvidas sobre como agir. Tenho uma amiga chamada Viviane, que passou comigo pela maioria dessas religiões. Eu não sofri tanto nessas minhas passagens de religião (exceto quando saí dos tj, eles não falam mais comigo, e passam para o outro lado da rua quando me veem, e isso me deixa triste até hoje). Entretanto, Viviane sente-se muito abalada sempre que isso ocorre, a ponto de chorar bastante e ficar bem chocada...

Bem, ela acabou se convertendo aos adventistas do sétimo dia quando tivemos o estudo bíblico. Sempre conversamos bastante sobre religião (um dos meus tópicos favoritos). Entretanto, ela fica muito abalada por levar em conta a, para ela, remota possibilidade de mudar de religião. Além disso, eu fico muito apreensivo em "machuca-la" denovo mostrando meu ponto de vista... Não sei muito bem como devo agir...

O segundo caso, é sobre as pessoas que eram eteias e que eu mostro a existência de Deus para elas. Desde que me tornei cristão, pelo menos umas 4 ou 5 pessoas já deixaram o ateísmo pela minha intercessão (e pela a ajuda de Deus e do Espírito Santo). Todavia, quando essa conversão é feita, essas pessoas sentem o anseio por um maior conhecimento. Não é qualquer estudo sobre religião que surte efeito nessas pessoas, elas dependem de um estudo de acordo com o que aprenderam e derivado da maneira a qual deixaram de ser ateias. Eu criei uns slides para auxilia-las quanto a isso. Os fiz, tentando me basear, o máximo possível, no ensinamento da sã doutrina católica. Entretanto, não sei se eles estão bem feitos, ou se estão realmente, de acordo com a doutrina (mesmo tendo tirado muita coisa do catecismo). Já dei essas aulas pelo menos 2 vezes. Como faço para saber se estou fazendo certo? Poderia estar fazendo isso (lembrando que eles têm esse anseio pelo conhecimento, esse impeto de conhecer a nova realidade cristã, e que não confiam em muitas pessoas para fazerem isso) ? Se não, devo parar de dar essas aulas e deixar que os lobos o cerquem (acreditem, já existe pelo menos 1 grupo adventista que quer dar "estudos" a um dos meus amigos ex-ateus) ?

Desde já, muito obrigado pela resposta.
diogo0912
diogo0912

Mensagens : 64
Data de inscrição : 06/02/2011
Idade : 32
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Ensinar a sã doutrina Empty Re: Ensinar a sã doutrina

Mensagem por .:.Vivianne Cristina.:. Ter maio 22, 2012 9:15 pm

Obrigada Diogo por observar esta questão com sensibilidade. Mas, acredito e confio na promessa de Deus. "Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. (Jeremias 29:13)
.:.Vivianne Cristina.:.
.:.Vivianne Cristina.:.

Mensagens : 2
Data de inscrição : 21/05/2012
Idade : 30
Localização : Natal/ RN

Ir para o topo Ir para baixo

Ensinar a sã doutrina Empty Re: Ensinar a sã doutrina

Mensagem por Geovanni146 Ter maio 22, 2012 9:27 pm

Olá Viviane Cristina,

Seja bem vinda ao fórum, é muito importante a sua participação.

Grande abraço.
Geovanni146
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Ensinar a sã doutrina Empty Re: Ensinar a sã doutrina

Mensagem por diogo0912 Qui maio 24, 2012 3:52 pm

Cara Vivianne,

Esse é um ponto meio complicado de abordar. Como já falei, essa minha amiga passou comigo por várias religiões, e é muito complicado para ela essa mudança. Eu fico triste em abalar as crenças dela. Por exemplo, em uma conversa recente que tive com ela, ela acabou chorando, e isso fere muito meu coração.

Nesse caso, será que ela esta pronta para me ouvir? Será que não é, para ela, uma carga maior do que o que ela possa aguentar? O que você me responde?
diogo0912
diogo0912

Mensagens : 64
Data de inscrição : 06/02/2011
Idade : 32
Localização : Natal/RN

Ir para o topo Ir para baixo

Ensinar a sã doutrina Empty Re: Ensinar a sã doutrina

Mensagem por Administrador Qui maio 24, 2012 4:44 pm

Seja muito bem vinda ao nosso fórum Vivianne Cristina. Para nós é um prazer ter sua participação. Sinta-se em casa!

Bom, conhecereis A VERDADE e A VERDADE vos liberta-ra. A verdade liberta nossos corações sempre. O problema é que nem todos estão dispostos a ouvi-la. Por diversos motivos diferentes. Uns compreensíveis outros nem tanto. O que você precisa é ser caridoso sempre. Mas sempre também, buscar mostrar a verdade revelada, que sabemos, é uma só. Não existem várias verdades, apenas A VERDADE.

Administrador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ensinar a sã doutrina Empty Re: Ensinar a sã doutrina

Mensagem por helioluciano Sex maio 25, 2012 8:12 am

Olá,

existe algo em moral que se chama "lei da gradualidade" e algo que se chama "gradualidade da lei".

A segunda destas - a gradualidade da lei - é algo equivocado. Seria dizer que a verdade não exige em alguns casos, ou pior, que existiriam diversas verdades, de acordo com a capacidade de cada um.

Por outro lado a "Lei da gradualidade" é algo necessário principalmente a pessoas que estão percorrendo um caminho de conversão (seja de uma outra religião ao catolicismo, seja descobrindo algumas exigências dentro da nossa fé). Nesse sentido não se trata de diminuir a verdade, mas de fazer que a pessoa possa ir dando passos sucessivos em direção à mesma. Jesus não chamou Pedro dizendo que ele iria morrer crucificado de cabeça pra baixo - provavelmente se tivesse feito assim, Pedro não o teria seguido.

Acho que podemos ir alimentando as pessoas com pequenas e progressivas "doses de verdade", para que a pessoa possa ir assimilando e se fortalecendo com a mesma.

Um grande abraço,

Pe. Hélio Luciano
helioluciano
helioluciano
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 21
Data de inscrição : 05/11/2008
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Ensinar a sã doutrina Empty Re: Ensinar a sã doutrina

Mensagem por Católic0_ Dom maio 27, 2012 12:27 pm

helioluciano escreveu:Olá,

existe algo em moral que se chama "lei da gradualidade" e algo que se chama "gradualidade da lei".

A segunda destas - a gradualidade da lei - é algo equivocado. Seria dizer que a verdade não exige em alguns casos, ou pior, que existiriam diversas verdades, de acordo com a capacidade de cada um.

Por outro lado a "Lei da gradualidade" é algo necessário principalmente a pessoas que estão percorrendo um caminho de conversão (seja de uma outra religião ao catolicismo, seja descobrindo algumas exigências dentro da nossa fé). Nesse sentido não se trata de diminuir a verdade, mas de fazer que a pessoa possa ir dando passos sucessivos em direção à mesma. Jesus não chamou Pedro dizendo que ele iria morrer crucificado de cabeça pra baixo - provavelmente se tivesse feito assim, Pedro não o teria seguido.

Acho que podemos ir alimentando as pessoas com pequenas e progressivas "doses de verdade", para que a pessoa possa ir assimilando e se fortalecendo com a mesma.

Um grande abraço,

Pe. Hélio Luciano

Helio Luciano, voce é padre correto??? Sua benção...

Padre, concordo inteiramente com voce. Acho que uma das grandes formas de evangelizar pessoas é ir mostrando aos poucos a verdade da fé católica e os erros das outras religioes.

Esse cuidado é essencial, por exemplo, na conversão de protestantes, que tanto deturpam a biblia, e tantos erros de doutrina cometem. Se vc mostrar, de uma vez, os vários erros que cometem, eles nao vao aceitar, mesmo com a verdade estampada na sua frente.

Católic0_

Mensagens : 2
Data de inscrição : 27/05/2012
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Ensinar a sã doutrina Empty Re: Ensinar a sã doutrina

Mensagem por Jonas E. Qui Mar 07, 2013 10:56 am

Querido Diogo, peço que não interprete mal minha intervenção no assunto, porém, creio que talvez voêc gostaria de ouvir uma opinião do lado oposto. Sou Adventista do Sétimo Dia e gostaria de deixar uma opinião aqui, e que você pudesse ao menos meditar nela.

Sua amiga se tornou Adventista e você tem medo de machuca-la ao conversar sobre assuntos religiosos, porém gostaria de aceitar a verdade que você aceita. Então minha proposta seria a seguinte, se reuna com ela e mais um grupo, montem um estudo bíblico, mas não ouça apenas, exponha o que vc sabe e ouça o que ela sabe. Existe a possibilidade dela estar no caminho errado, porém também existe a possibilidade de você estar no caminho errado. Se estudarem juntos, poderão descobrir coisas novas, não é obrigado aceitarem o que o outro crê, porém aprender mais é sempre bom. Mas não apenas fale, e ao estudar, os dois tem que estar cientes que para o assunto ser lucrativo, os dois tem que ir de espírito puro, querendo unicamente aprender a "verdade" e não querer debater ou disputar um tema.

Peço desculpas novamente pela intromissão, mas creio que dessa maneira os dois aprenderão bem mais.

Mas lembrem-se, Deus nos deu duas orelhas e uma boca, provavelmente sabia que o homem gostaria mais de falar do que de ouvir. Tentem ouvir, a verdade aparece para quem estar disposto a ouvi-la, disso eu tenho certeza.


E Viviane, bem vinda a nossa familia ^^ Tanto aqui no fórum, quando na Igreja adventista ^^

Jonas E.

Mensagens : 169
Data de inscrição : 12/09/2012
Localização : Alagoas

Ir para o topo Ir para baixo

Ensinar a sã doutrina Empty Re: Ensinar a sã doutrina

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos