Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Milagres inacreditáveis

4 participantes

Ir para baixo

Milagres inacreditáveis Empty Milagres inacreditáveis

Mensagem por Administrador Sáb Abr 21, 2012 4:55 pm

NOTA DA MODERAÇÃO: Teor de abertura do tópico: São Denis é o padroeiro de Paris (França) e é representado na arte litúrgica como um bispo carregando a sua própria cabeça.

A história diz que após ter sido degolado ele andou segurando sua cabeça por algum tempo em direção a sua igreja.
From: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Denis
Dessa história pode ter surgido a lenda do padre sem cabeça, comum em vários países da América Latina.

Inúmeros milagres são atribuídos a São Bernardo em suas viagens. Conta-se que após o fracasso da Segunda Cruzada, muitos culparam Bernardo e ele, desconsolado, foi chorar aos pés de uma imagem do Crucificado. Então a imagem de Cristo desprendeu-se da Cruz e abraçou-o para consolá-lo.
Por: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bernardo_de_Claraval#Hist.C3.B3rias_e_milagres
Quais são os critérios que a Igreja Católica adota hoje para comprovar um milagre como estes dois apresentados acima?
__________________________________________

A primeira coisa que a igreja faz, é tratar com ceticismo. Então ela convoca uma junta de pessoas para investigar o fato ocorrido. Hoje em dia, submete a ciência moderna, para que essa busque uma explicação, e via de regra, os cientistas envolvidos são não católicos ou até mesmo ateus e agnósticos, para que as investigações sejam as mais sérias e verdadeiras possíveis, sem que possam ser tendenciosas, mas isso não é uma regra, é mais um cuidado, para que os inimigos da igreja não possam questionar a validade de um possível milagre. Se não houver uma explicação razoável da ciência na área do saber correspondente, então a Igreja pode declarar que tal ocorrido é um milagre.
 
Foi assim que procederam, por exemplo, com o Milagre Eucarístico de Lanciano, onde o médico que conduziu todos os experimentos se converteu ao final ao vislumbrar a magnificência do ocorrido.
 
Nesses casos mais antigos, como os citados acima, eu não posso te dizer como era o proceder na época, mas acredito que não era muito diferente do que é hoje. Mas é claro salvaguardado toda a diferença de tecnologia e de recursos para se buscar explicações que se tem hoje e não se tinha no passado.

Administrador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres inacreditáveis Empty Re: Milagres inacreditáveis

Mensagem por Administrador Sáb Abr 21, 2012 4:58 pm

Tratar com ceticismo no começo não é duvidar do poder de Deus. Mas infelizmente as pessoas em geral exageram, e até mesmo inventam coisas pelos mais diversos motivos. Então para não meter os pés pelas mãos, a igreja trata dessas questões sempre em sigilo, só se pronunciando validando ou não o ocorrido depois de ter provas para corroborar ou negar tal fato.

Administrador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres inacreditáveis Empty Re: Milagres inacreditáveis

Mensagem por Geovanni146 Dom Abr 22, 2012 6:27 pm

Olá amigos... Paz de Cristo!

Aproveitando o espaço proposto pelo amigo Ricardo_Gabriel, gostaria de propor algumas questões que são pertinentes ao tema. 

Vejam bem, desde os primórdios da humanidade os "milagres" acontecem, certo. Mas o que realmente nós podemos definir como sendo um milagre? Levando-se em consideração que muitos fenômenos que na antigüidade não tinham explicação, hoje com o avanço da ciência e suas novas descobertas, ainda podemos considerar certos fenômenos (a epilepsia, por exemplo, já foi confundida como possessão demoníaca) passados como autênticos milagres? Ou o milagre vale para cada época? Se não. Como podemos ter certeza que no futuro até mesmo os fenômenos inexplicáveis "hoje" não serão desvendados? E mais ainda, só para finalizar, se Deus é perfeito (amigos não estou duvidando do poder de Deus, ok), porque já não fez tudo perfeito para depois não precisar concertar com milagres? Seria possível que nosso conceito de milagre estejam meio que equivocado?

Abraço a todos.
Geovanni146
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres inacreditáveis Empty Re: Milagres inacreditáveis

Mensagem por Administrador Dom Abr 22, 2012 6:32 pm

Caro Eleito, paralela a investigação científica, ocorre uma investigação da vida da pessoa ou das pessoas envolvidas. E ai se tem vários critérios para comprovar que realmente foi Deus quem fez. E no mais, não acredito que o diabo faria algum milagre para que fosse atribuído a Deus. Seria um tiro no pé! Casos o diabo faça algum prodígio que possa ser considerado milagre, será sempre com o intuito de confundir o povo e afasta-lo de Deus, não aproximar.

Administrador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres inacreditáveis Empty Re: Milagres inacreditáveis

Mensagem por Administrador Dom Abr 22, 2012 8:13 pm

Investigam para ver quais eram as práticas da pessoa. Embora isso não seja determinante, mas também ocorre. Deus pode fazer seus milagres a um pecador convicto. Mas a investigação se dá para evitar a mentira, e a falsificação.

Quanto ao resto, você está totalmente correto. O diabo se faz passar por Deus constantemente. Mas o que quis dizer, é que, se um prodígio leva a pessoa para Deus, seria um tiro no pé realizar tal ato. Quero só lembrar que no caso dos santos católicos, nenhum milagre, absolutamente nenhum milagre é atribuído a pessoa do santo. TODOS, sem exceção, são feitos por Deus, por intercessão ou por meio do santo, mas nenhum deles é realizado por um poder próprio do santo. É sempre Deus quem opera, utilizando de ferramentas imperfeitas. No caso, cada um de nós, pode ser essa ferramente, mas é SEMPRE DEUS quem opera.

Administrador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres inacreditáveis Empty Re: Milagres inacreditáveis

Mensagem por RenatoPaulo Seg Abr 23, 2012 4:38 am

Administrador escreveu: E no mais, não acredito que o diabo faria algum milagre para que fosse atribuído a Deus. Seria um tiro no pé!

Mas o diabo nao faz "milagres"para serem atribuidos a Deus!
Eu penso que ele faz esses grandes "milagres"para serem atribuidos á fé catolica.

Porque na verdade nunca ouvi dizer que se fizeram milagres em nome do diabo.
Ora quase todos ou mesmo todos os milagres de que ouvi falar sao atribuidos á fé catolica...uns falharam outros tiveram exito.
O mais curioso é que esses milagres foram atribuidos a santos catolicos e nunca ouvi dizer que foram milagres vindos directamente de Deus.

RenatoPaulo

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/05/2011
Idade : 50
Localização : germany

http://www.carvalho-de-araujo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres inacreditáveis Empty Re: Milagres inacreditáveis

Mensagem por Administrador Seg Abr 23, 2012 11:44 am

Ora caro eleito, pela experimentação empírica de uma realidade espiritual. Tomé, viu o ressucitado, e só a partir daí acreditou que tinha ressucitado. No primeiro discurso de Pedro após pentecostes, muitos ficaram admirados pois cada um ouvia ele falar em sua própria lingua, e isso trouxe credibilidade a eles. E por toda a história do Cristianismo vemos milagres (prodígios) que são a manifestação do poder de Deus. E a partir deste sinal visível de uma realidade espiritual, as pessoas passam a crer. Mas como disse Jesus a Tomé. Felizes dos que creem sem terem visto! Os milagres não são fundamentais em uma conversão a Deus, mas quando acontecem, são um ótimo referencial.

Administrador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres inacreditáveis Empty Re: Milagres inacreditáveis

Mensagem por Administrador Seg Abr 23, 2012 2:25 pm

Mas ai passamos a julgar os corações das pessoas, e disso eu me abstenho de fazer deixando para Deus, único juiz dos corações humanos. Os milagres são manifestações de Deus e podem contribuir para uma verdadeira conversão. Agora se as pessoas vão ou não se converter após verem um, não me compete julgar. Esse julgamento eu deixo pra Deus, justo juiz.
Só para concluir quero deixar claro que em nenhum momento eu disse que todos que veem passam a crer, mas que alguns vendo, passaram sim a crer. Como o caso de tomé que citei, e mais uma vez termino com as palavras do Próprio Cristo que diz: "Acreditaste, Tomé, porque me viste. Felizes os que creem sem ter visto." (Jo 20,29) Felizes dos que acreditam (tem fé) sem ver. Mas aos que veem também podem passar a acreditar (ter fé). Mas como eu disse, nem eu, nem você e nem ninguém pode dizer se alguém tem ou não fé por ter visto ou não um milagre.
E quero atentar que estamos (inclusive eu) nos desviando do caráter histórico do da pasta. Se pretendem continuar essa discussão, sugiro que criem um tópico na pasta correspondente.

Administrador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres inacreditáveis Empty Re: Milagres inacreditáveis

Mensagem por Administrador Seg Abr 23, 2012 4:17 pm

Amigo, esse não é o tópico para isso. O tópico não tratava disso na sua origem. Queria saber como a igreja procede para dizer se um milagre é verdadeiro ou não. Quanto a julgar os corações, penso diferente do amigo. E eu não deixei nada sugerido, você que me pré-julgou o que eu disse, e já tirou conclusões sem eu as ter dito. Percebi pela sua postagem, por isso fiz questão de deixar explícito. De resto, se quiser continuar nessa temática não histórica, por favor crie um tópico novo.
Fique com Deus.

Administrador

Mensagens : 74
Data de inscrição : 11/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres inacreditáveis Empty Re: Milagres inacreditáveis

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sex Jul 06, 2012 10:17 pm

CAROS AMIGOS !!!

CONSIDERANDO QUE NESTE TÓPICO HÁ ALGUMAS POSTAGENS NAS QUAIS O RENATO ESCREVEU ALGUNS EQUÍVOCOS CONTRA A NOSSA IGREJA, ESTOU REPASSANDO O SEU PEDIDO DE DESCULPAS DIRIGIDO AOS QUE FAZEM O NOSSO FÓRUM, PARA QUE POSSAMOS JUNTOS LOUVAR A DEUS POR ESTE TESTEMUNHO:

"Me desculpem!
por RenatoPaulo em Sab Maio 26, 2012 5:02 am

.Amigos,quero aqui pedir desculpas pelo mal que cometi contra vcs e contra a Igreja.
Aprendi neste tempo que me afastei da Igreja,que de fato nada aprendi.
Para vos ser sincero,passei momentos dificeis de controlar e quase impossiveis de aguentar.

Passei a ser mais cruel e deixei quase de dar conta que estava sendo cada vez mais "frio"com as pessoas que me rodeiam...
As minhas energias foram desaparecendo e reparei que tudo provinha de aflicoes de espirito.Sim,os pensamentos e tentacoes que me afectaram estavam me destruindo.
Cheguei mesmo a sentir a ausencia de Deus ou um vazio...nao sei bem explicar.

Pensava que me considerava ja salvo e que ja estava predestinado por Deus,mas tudo isso nao passou de ilusoes porque minha consciencia me dizia o contrario.

Entao comecei a meditar e algo dentro do meu ser me falou e ensinou.
Ensinou que de fato quem ja esta predestinado é a Igreja Catolica e eu sou apenas mais um membro dela.
Aprendi que todas as boas obras da Igreja proveem da Graça de Deus.
Esqueci que Deus fala para a Igreja e assim automaticamente para todos os seus membros.
Me desculpem por favor e venho atraves deste meio pedir ajuda porque estou passando por momentos muito dificeis e nao os consigo resolver sozinho.O meu espirito esta abalado e a sofrer tentacoes e pensamentos estranhos a toda a hora.

Me perdoem porque estou sinceramente arrependido.
renato"

UM GRANDE ABRAÇO A TODOS !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Milagres inacreditáveis Empty Re: Milagres inacreditáveis

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos