Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

a lei de Deus

2 participantes

Ir para baixo

a lei de Deus Empty Re: a lei de Deus

Mensagem por Rafael Monteiro Dom Abr 01, 2012 9:59 am

1º - Amar a Deus sobre todas as coisas.
2º - Não usar o nome de Deus em vão.
3º - Guardar domingos e festas de guarda. (Sabbath, Sábado, no original, significa 'descanso". O dia de descanso do cristão é o Domingo, substituindo o Sétimo Dia dos hebreus, como atesta Justino, mártir, no século II d.C.)
4º - Honrar pai e mãe.
5º - Não matar.
6º - Guardar castidade nas palavras e nas obras.
7º - Não roubar.
8º - Não levantar falsos testemunhos.
9º - Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
10º- Não cobiçar as coisas alheias.
Rafael Monteiro
Rafael Monteiro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 13/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

a lei de Deus Empty Re: a lei de Deus

Mensagem por Rafael Monteiro Dom Abr 01, 2012 11:04 am

Ou simplesmente: "Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo."
Rafael Monteiro
Rafael Monteiro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 13/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

a lei de Deus Empty Re: a lei de Deus

Mensagem por MSPP Sáb Abr 21, 2012 2:25 am

Sr. Rafael Monteiro,
Há aqui algo que me parece muito esclarecedor.

1º os 10 mandamentos da Lei de YHWH, que o homem não deve mudar, são os que foram escritos na Bíblia e estão copiados na 1ª postagem e está correcto.

2ª Os 10 mandamentos alterados pela cristandade são os que eu aprendi no catecismo católico e foram aqui copiados por si, sr. Rafael, tal qual eu os conheci desde pequeno.

3º O amigo acrescentou um testemunho escrito atribuído a Justino, mártir do Séc II.

Muito interessante.
Mas a verdade é que o homem não tem o poder de mudar os 10 mandamentos.
Se Justino afirmava que isso aconteceu, apenas serve para colocarmos na época a data da sua alteração injustificada se realmente foi abusiva. Só YHWH que deu os mandamentos é que os pode alterar, e nunca qualquer criatura, seja ela humana, ou angélica, seja considerada santa ou pecadora, e seja qual for a sua posição social ou religiosa.
Nem mesmo se Yeshua tivesse ressuscitado num domingo (coisa que é pouco provável), como foi demonstrado no tópico
https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t1133-quando-e-que-yeshia-jesus-ressuscitou
https://quemtembocavaiaroma.forumeiros.com/t1133p60-quando-e-que-yeshia-jesus-ressuscitou#12167

isso nunca justificaria a mudança no respectivo mandamento.

Mas isto não impede que se louve a YHWH no 1º dia da semana, assim como em qualquer outro dia, pois para louvar a YHWH (em Yeshua o MessiaH) todos os dias são iguais.

O grande mal está na mudança de um dia para o outro da obrigatoriedade sabática, feita por simples criaturas. A transferência de um dia para o outro como mandamento é inaceitável, reprovável e abusivo.

Mas agora eu pergunto:
Será que os cristãos do 1º e 2º séculos fizeram mesmo a transferência de um mandamento da Lei de DEUS de um dia para o outro, ou apenas utilizavam oportunamente o 1º dia da semana para louvar a DEUS por vários motivos de conveniência sem contudo impores a esse hábito o carácter de obrigatoriedade que era dado ao mandamento de YHWH?!

Sabemos que agora existe esse obrigatoriedade imposta pelo «Magistério» da Igreja Católica Ap. Romana. Esse carácter de obrigatoriedade já existiria nos tempos Apostólicos e nos tempos dos discípulos dos Apóstolos? (pergunto eu)
Embora eu não vivesse nesse tempo penso que eles não se atreveriam a tal, e se alguém fala no costume cristão de se reunir ao 1º dia da semana (como se fosse um sábado), não para substituir o mandamento de Deus, mas por acidente, tenha respondido a criticas supostamente justificáveis de que eles se reuniam no 1º dia da semana (que entao era dedicado ao deus "sol" e outras divindades solares como «mitra») de que eles não eram adoradores do sol, mas louvavam nesse dia (1º dia da semana) a morte e ressurreição do Senhor.

1º) Uma coisa é um mandamento de YHWH.
2) Outra coisa são os mandamentos dos homens.
3) E outra coisa é o aproveitar a oportunidade de louvar o Criador, nos momentos que nos são mais favoráveis, seja lá qual for o dia da semana, 1º, 2º, 3º, 4º , 5º, 6º ou 7º.

Em que ficamos ?!!!!!!!!!!!!!!!!!!
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

a lei de Deus Empty Re: a lei de Deus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos