Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jesus Cristo é ou está excluído?

2 participantes

Ir para baixo

Jesus Cristo é ou está excluído? Empty Jesus Cristo é ou está excluído?

Mensagem por oandarilho01 Seg Abr 30, 2012 6:46 pm

NOTA DA MODERAÇÃO: Teor de abertura do tópico: Para fazer uma caridade temos que ver o necessitado como se fosse Jesus em pessoa? E quanto àqueles que só querem o pão ou o nosso dinheiro mas não aceita nada que alimente a sua fé?

A Bíblia diz: "Fui jovem e já sou velho, mas jamais vi o justo abandonado, nem seus filhos a mendigar o pão" (Salmos 36,25).

Jesus não ensinou a pedir o nosso pão a Deus e a praticar a esmola voluntariamente, repartindo o que recebemos dele?
Cristo estaria nos pedindo nas ruas ou nos dando do céu?
__________________________________

Boa tarde
 
ricardo_gabriel escreveu:Para fazer uma caridade temos que ver o necessitado como se fosse Jesus em pessoa? E quanto àqueles que só querem o pão ou o nosso dinheiro mas não aceita nada que alimente a sua fé?

A Bíblia diz: "Fui jovem e já sou velho, mas jamais vi o justo abandonado, nem seus filhos a mendigar o pão" (Salmos 36,25).
 
O próprio versículo que você citou pode dar uma dica: o salmista jamais viu filhos de justo a mendigar. Seguramente porque o homem justo faz tudo o que está a seu alcance para não deixar faltar nada a seus filhos, de modo que ainda que acabe por faltar algo, eles reconhecerão o esforço do pai e muito provavelmente não se porão a mendigar.
 
Assim, o mendigo que pede não é provavelmente um filho de justo. É um homem que foi desprovido de bens, de amparo social e familiar. Não raro é um indivíduo em dificuldades psicológicas também.
 
Quanto aos mal-intencionados, aqueles que "só querem o peixe, mas não aprender a pescar", a caridade para com estes é justamente um dos grandes desafios do cristão, sem dúvida. Conforme nos foi dito em Lucas: "Dá a quem te pedir e, se alguém tirar do que é teu, não peças de volta. Assim como desejais que os outros vos tratem, tratai-os do mesmo modo." (Lc 6, 30-31)
Podemos sempre decidir por dar esmola ou não baseados em impressões ou julgamentos a respeito do pedinte, e podemos estar certos ou errados no julgamento. Mas quereríamos, uma vez estando do outro lado, ficar à mercê de igual julgamento com o risco de não recebermos a esmola? Bem, de minha parte digo que não me preocupo muito com isso. Eu sou bastante crítico quando surge alguma oportunidade deste tipo.
 
ricardo_gabriel escreveu:Jesus não ensinou a pedir o nosso pão a Deus e a praticar a esmola voluntariamente, repartindo o que recebemos dele?
Cristo estaria nos pedindo nas ruas ou nos dando do céu?
 
Acredito que devemos ter em mente a seguinte compreensão a respeito do "ver a Cristo no próximo": podemos olhar para o necessitado "como se fosse Jesus em pessoa". Mas de fato o é? Quando aparece uma criancinha vendendo bala no sinal (farol pra quem for paulista  Smile ) ou no trem, quando esta criancinha está sendo inegavelmente escravizada por seu responsável, é o Cristo Jesus ali? Difícil responder não? Difícil é também a decisão a se tomar: dar a esmola, incentivando assim (mesmo que a contra-gosto) a mendicância do adulto por trás daquela criança ou negar a esmola, na esperança que o fracasso leve o adulto a "cair na real" e buscar melhorar a própria vida?
Agora, esta é uma questão ainda mais crítica: o que nos impede de deter aquela criança a ponto de chegar até o adulto que está por trás dela, afim de ajudá-lo a pelo menos libertar a criança desta situação indigna? Muitas vezes, o que está no cerne da questão da mendicância é o limite entre "dar a esmola para livrar-se do incômodo social" e acolher o pedido de ajuda (na forma de pedido de dinheiro) aplicando um esforço maior para solucionar o problema.
 
É um assunto bem interessante mesmo...
oandarilho01
oandarilho01

Mensagens : 41
Data de inscrição : 26/04/2012
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

http://oandarilho01.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Jesus Cristo é ou está excluído? Empty Re: Jesus Cristo é ou está excluído?

Mensagem por oandarilho01 Ter maio 01, 2012 12:15 am

ricardo_gabriel escreveu:
oandarilho01 escreveu:Quando aparece uma criancinha vendendo bala no sinal (farol pra quem for paulista Smile ) ou no trem, quando esta criancinha está sendo inegavelmente escravizada por seu responsável, é o Cristo Jesus ali?
Não há a possibilidade da criança ver Jesus (multiplicando os pães) em nós??

Só se você der esmola dizendo: "Olha, criança, estou te dando esse dinheiro porque eu sou cristão, porque eu estou fazendo o que Jesus ensinou, tá bom? Lembre-se disso...". E assim você estaria sendo um fariseu.

ricardo_gabriel escreveu:Bem, diria que acho perigoso resolver esse tipo de situação sozinho: procurar por um possível aliciador. Mas acho que devemos ter um padrão cristão de sempre ajudar os pobres "para nos enriquecer no céu", não para que nos vejam e nos chamem de bons, caridosos ou altruístas, mas para agradar a Deus. Se alguém disser: "Quero dinheiro para comprar cigarro" ou mesmo "para tomar café", que nos faz negar o que já temos para fazer o bem?

Ah, você acha? Smile Imagina se os santos mártires também achassem perigoso defender a fé em Jesus Cristo perante os perseguidores romanos! Nem estaríamos aqui conversando...
A despeito disso, me parece bem mais sensato, quando chegou-se à conclusão favorável em ajudar o pedinte, procurar contribuir com alimento, ao invés de dinheiro. Isso dificulta a obtenção de drogas. Quem sabe uma boa idéia seria comprar um pacotão fechade de balas para que ele comece a vender?

ricardo_gabriel escreveu:Tem gente que deve ver mesmo Jesus nos pobres, pois dá esmolas na hora do ofertório rsrsrs.

Sem dúvida estes entendem mais de pobres e esmolas do que você entende de missa. E, baseado no que você respondeu, sabem reconhecer melhor Jesus por aí também... Afinal, quem melhor do que um católico para saber onde está Jesus? Já que O temos vivo, real, ressuscitado, de verdade, na hóstia consagrada, estamos mais habituados com a Sua magnífica presença. Os protestantes são carentes disso. Esmolam na fé. Vai ver por isso sensibilizam-se tanto com pobres de outras espécies...
oandarilho01
oandarilho01

Mensagens : 41
Data de inscrição : 26/04/2012
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

http://oandarilho01.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

Jesus Cristo é ou está excluído? Empty Re: Jesus Cristo é ou está excluído?

Mensagem por MSPP Qui Nov 29, 2012 3:58 pm

Na verdade há «pobres» porque são «pobres» por profissão.
Exemplo: Perto de Espinho (Portugal) havia um pobre que tirava uma boa maquia ao fim do dia, a ponto de se dar ao luxo de jogar na lotaria.
Até que um dia «PINGO!» saiu-lhe a sorte grande, muito dinheiro.
Durante cerca de dois anos gozou a vida como se costuma dizer, como o «filho pródigo» e quando acabou o dinheiro acabou por voltar a exercer a profissão de pedinte que tinha antes de ser rico.

Mas há casos e casos. Por exemplo se virmos um desgraçado, ou uma desgraçada numa estrada com uma roda furada e que não consegue mudar a roda (por exemplo) e se os ajudarmos, como antes se fazia em Portugal, cometemos uma boa acção, em Nome de Cristo. É como se nesse momento estivéssemos a viver o NOVO MUNDO, também chamado de Reino de DEUS.
Outro exemplo, se uma pessoa tiver uma pane no sistema operativo do computador e não tiver 45 euros para o mandar para um técnico e um de nós se compadecer dele e lhe fizermos o «Recovery» (coisa muito fácil para quem sabe) estamos a fazer uma boa acção, sem medo de nos chamarem otários. Devemos fazer bem sem olhar a quem, como se estivéssemos já a viver no Reino de Deus.
Mas pode haver muitos outros exemplos, dependendo dos dons que YHWH deu a cada um para os repartir com os outros que não têm os nossos dons.É para isso que YHWH dá dons diferentes a cada qual, para sermos solidários uns para com os outros.
MSPP
MSPP

Mensagens : 429
Data de inscrição : 07/04/2012
Idade : 80
Localização : Ermesinde - Portugal

https://sites.google.com/site/rrfn001/

Ir para o topo Ir para baixo

Jesus Cristo é ou está excluído? Empty Re: Jesus Cristo é ou está excluído?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos