Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brasil, país laico?

2 participantes

Ir para baixo

Brasil, país laico? Empty Re: Brasil, país laico?

Mensagem por Geovanni146 Qua Fev 22, 2012 8:37 pm

MENSAGEM INICIAL: Acredito que só no discurso, com tantos feriados católicos, como 12 de outubro, por exemplo.Cadê a diversidade?
_______________________________________

Olá amiga... Paz de Cristo.
 
Já disse à você que tenho duas comadres que são adventistas do sétimo dia? Ah! Você sabia que estão em conversa alguns líderes adventistas e católicos para entrarem em acordo: os adventistas param com essa bobagem de que o papa é a besta e os católicos deixariam de afirmar que os adventistas são uma seita. Não sei se é verdade, mas ouvi falar....
 
Bom mas vamos ao seu questionamento. 
 
Não acho que esses feriados tenha a ver com laicidade, estão mais de acordo e relacionados com cultura. Não só o Brasil, mas de modo geral toda a civilização Ocidental nasceu e se desenvolveu apoiada nos valores e ensinamentos da Igreja Católica. 
 
Já no descobrimento do Brasil, Erenice, a Igreja Católica chegou e lançou profundas raízes na sociedade. E logo após a Proclamação da República, ja foi decrata a separação entre o Estado e a Igreja.
 
O Brasil é laico! Se a amiga não vê dessa forma talvez seja ora de refletir que tipo de cultura o protestantismo tem a oferecer, aliás, parece-me que muitos (protestantes) estão mesmo ocupados em tentar destruir nossa cultura (não é esse o seu caso, né?).
 
Meu abraço.
Geovanni146
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil, país laico? Empty Re: Brasil, país laico?

Mensagem por Rafael Monteiro Qui Mar 15, 2012 2:01 pm

O dia do padre não é feriado, por que do pastor seria?
A Igreja Católica ajudou o Brasil e o Mundo a se desenvolverem com diversas obras,ensinamentos e grandes homens, por isso temos feriados católicos...
Rafael Monteiro
Rafael Monteiro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 13/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil, país laico? Empty Re: Brasil, país laico?

Mensagem por Geovanni146 Qui Mar 15, 2012 5:41 pm

Erenice disse: minha fé não se apoia em tradições. o fato acima é boato. se não for não me importaria, continuaria dizendo a verdade. deveriam colocar o dia do pastor e o dia da bíblia como feriado também.

Olá Erenice, paz do Senhor.

2 Tessalonicenses 3:6 - Intimamo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que eviteis a convivência de todo irmão que leve vida ociosa e contrária à "TRADIÇÃO" que de nós tendes recebido. (obs: a letra grande e as aspa são minhas).

Você afirma não seguir nenhuma tradição, mas se segues o ensinamento da igreja adventista  de guardar o sábado (supondo que seja adventista do sétimo dia) você está seguindo uma "tradição" judaica, superada já nos primórdio do cristianismo pelo "Dia do Senhor", em que se comemorava a Ressurreição. 

1 Coríntios 16:2 - No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que tiver podido poupar, para que não esperem a minha chegada para fazer as coletas.

Atos 20:7 - No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite.
 
"Daí surge uma rivalidade entre esses dois dias igualmente santo, e pouco a pouco o primeiro dia da semana (domingo) foi prevalecendo. Foi por meio de situações como esta que os primeiros cristãos passaram a tomar consciência de si próprios e a revelar-se nitidamente diferentes dos judeus".
 
Não Erenice, mesmo que você não aceite, não é boato, é fato que a civilização Ocidental foi moldada nos moldes da fé e nas tradições católicas, e contra fatos não há argumento. Quando o império romano do Ocidente caiu por volta do ano 470, a única instituição que ficou de pé foi a Igreja Católica; a Igreja foi quem socorreu a população que ficou desamparada.

Quanto a "verdade" que você diz continuar dizendo, suponho que seja a verdade ensinada por William Miller o primeiro fundador da "igreja" adventista e Ellen White co-fundadora. A carta magna brasileira garante essa pluralidade de religiões, portanto respeito sua religião e sua escolha de tomar parte desse ministério, contudo faço parte da Igreja que tem por fundador o Cristo; da Igreja universal, católica e Apostólica 20 vezes centenária. E não queremos conhecer essa sua "verdade" que dizes que continuará a proferir, já somos evangelizado, obrigado.

Agora você vem pedindo um "simples" feriado para a Bíblia. A Igreja Católica fez muito mais, garantiu que a palavra de Deus escrita chegasse incólume até nós.

Amiga, você acha mesmo que essa Bíblia que muitos dos "ditos" evangélicos carregam orgulhosos de baixo do braço sempre foi assim? Só com a invenção da imprensa por Gutemberg, foi possível sua produção em larga escala, antes porém, foi a Igreja Católica que possibilitou (por providência divina) sua chegada ao século quinze. Você não faz idéia como deve ter sido árduo o trabalho daqueles monges que há  copiavam letra por letra fielmente. 

E o dia do Padre nós católicos comemoramos aos 4 de agosto, se não é feriado, fica aqui essa menção honrosa aos nossos queridos pastores.

Paz e bem.
Geovanni146
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil, país laico? Empty Re: Brasil, país laico?

Mensagem por Rafael Monteiro Qui Mar 15, 2012 7:47 pm

quemtembocadizaverdade escreveu:querido Jesus diz em S. Mateus que não devemos invalidar os mandamentos de Deus para guardar tradições de homens
Sábado- quarto mandamento escrito com o dedo de Deus
Domingo- tradição da igreja católica
De que lado vc fica? A quem irá obedecer?

Sábado significa descanso, (em hebraico: shabat), esse descanso é em honra a Deus.
O dia de descanso dos Hebreus era o 7° dia da semana.
O dia de descanso de nós Cristãos é domingo pois vários fatos importantes da vida de Jesus e da Igreja Primitiva ocorreram no domingo, por exemplo a Ressurreição, o Pentecostes, etc.
Por isso o Domingo é o dia do Senhor! E você? A quem irá obedecer a Antiga ou a Nova Aliança?

As palavras de Deus dizem por si só: Very Happy


"Estava Jesus ensinando na sinagoga em um sábado."
(Lucas 13:10)

E dizia-lhes: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado;
e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado."
(Marcos 2:27-28)

"Jesus respondeu-lhe: Há alguém entre vós que, tendo uma única ovelha e se esta cair num poço no dia de sábado, não a irá procurar e retirar?"
(Mateus 12:11)

"Ordenou-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.
No mesmo instante, aquele homem ficou curado, tomou o seu leito e foi andando. Ora, aquele dia era sábado."
(João 5:8-9)

"Por esse motivo, os judeus perseguiam Jesus, porque fazia esses milagres no dia de sábado.
Mas ele lhes disse: Meu Pai continua agindo até agora, e eu ajo também.
Por esta razão os judeus, com maior ardor, procuravam tirar-lhe a vida, porque não somente violava o repouso do sábado, mas afirmava ainda que Deus era seu Pai e se fazia igual a Deus
."

(João 5:16-18)

"Diziam alguns dos fariseus: Este homem não é o enviado de Deus, pois não guarda sábado. Outros replicavam: Como pode um pecador fazer tais prodígios? E havia desacordo entre eles."
(João 9:16)

"No primeiro dia que se seguia ao sábado, Maria Madalena foi ao sepulcro, de manhã cedo, quando ainda estava escuro. Viu a pedra removida do sepulcro."
(João 20:1)

"No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para partir o pão, Paulo, que havia de viajar no dia seguinte, conversava com os discípulos e prolongou a palestra até a meia-noite."
(Atos 20:7)

"Num domingo, fui arrebatado em êxtase, e ouvi, por trás de mim, voz forte como de trombeta,
que dizia: O que vês, escreve-o num livro e manda-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia.
Voltei-me para saber que voz falava comigo. Tendo-me voltado, vi sete candelabros de ouro
e, no meio dos candelabros, alguém semelhante ao Filho do Homem, vestindo longa túnica até os pés, cingido o peito por um cinto de ouro."

(Apocalipse 1:10-13)
Rafael Monteiro
Rafael Monteiro

Mensagens : 85
Data de inscrição : 13/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil, país laico? Empty Re: Brasil, país laico?

Mensagem por Geovanni146 Sex Mar 16, 2012 10:10 am

Olá Erenice,

Não vejo necessidade de continuar insistindo na questão do sábado e domingo, visto que são questões bem conhecidas e que com propriedade foi respondida pelo companheiro Rafael Monteiro. Outrossim, apenas usei desta controvérsia (do sábado) para dar ênfase a questão proposta por você sobre a tradição, demonstrando quer aceite ou não você segue muitas tradições, entre elas o de venerar o sétimo dia.

Se os argumentos sobre "se o Brasil é um país laico" não a convenceu, aconselho a senhora (senhorita?) a procurar bons livros de história do Brasil e confirmará que não é boato o que lhe apresentei na minha primeira postagem. É claro que podemos continuar a trocar informações, contanto que você apresente algo novo encima do tema em questão, que mesmo com minha linguagem simples penso ter respondido bem e atingido o cerne da questão.

Fique em paz.
Geovanni146
Geovanni146

Mensagens : 207
Data de inscrição : 18/10/2011
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Brasil, país laico? Empty Re: Brasil, país laico?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos