Quem tem boca vai a Roma!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

COMO PERCEBER A FÉ DAS PESSOAS MAIS SIMPLES E MENOS INSTRUIDAS DE ACORDO COM O PENSAMENTO DE SÃO TOMAZ DE AQUINO

2 participantes

Ir para baixo

COMO PERCEBER A FÉ DAS PESSOAS MAIS SIMPLES E MENOS INSTRUIDAS DE ACORDO COM O PENSAMENTO DE SÃO TOMAZ DE AQUINO Empty COMO PERCEBER A FÉ DAS PESSOAS MAIS SIMPLES E MENOS INSTRUIDAS DE ACORDO COM O PENSAMENTO DE SÃO TOMAZ DE AQUINO

Mensagem por Flávio Roberto Brainer de Sex Nov 04, 2011 6:18 am

São Tomaz de Aquino define a fé como "o ato do intelecto que assente à verdade divina, sob a influência da vontade movida por Deus mediante a graça" (II. II. q. 2a. 9).

Aqui no Nordeste do Brasil há muita gente muito simples e sem qualquer esclarecimento, mas que detêm uma fé inabalável e extremamente convicta. Como ver essa questão quando nos deparamos com o pensamento de São Tomaz de Aquino ?

Um grande abraço a todos !!!
Flávio Roberto Brainer de
Flávio Roberto Brainer de
Tira-dúvidas oficial

Mensagens : 1189
Data de inscrição : 13/09/2009
Idade : 65
Localização : Gravatá - PE

Ir para o topo Ir para baixo

COMO PERCEBER A FÉ DAS PESSOAS MAIS SIMPLES E MENOS INSTRUIDAS DE ACORDO COM O PENSAMENTO DE SÃO TOMAZ DE AQUINO Empty Re: COMO PERCEBER A FÉ DAS PESSOAS MAIS SIMPLES E MENOS INSTRUIDAS DE ACORDO COM O PENSAMENTO DE SÃO TOMAZ DE AQUINO

Mensagem por Fabricio Sex Nov 04, 2011 6:55 am

Prezado Flávio,
O intelecto não envolve necessariamente o conhecimento científico. Toda pessoa, por mais humilde que seja, é impelida a contemplar a criação. Dessa contemplação, chega-se à conclusão da ação criadora de Deus. Dizia São Tomás de Aquino que crer em Deus faz parte da natureza humana (fomos criados para crer). Ou seja, a experimentação da natureza nos conduz ao Deus criador. Por exemplo, qualquer pessoa, por mais humilde que seja, sabe que se jogarmos uma pedra para o alto, ela cairá, independente dos seus conhecimentos de mecânica newtoniana. Da mesma forma, não são requeridos conhecimentos teológicos ou sistemas filosóficos para se chegar a noção de Deus.
Por fim, lembremos que a fé é um dom de Deus, não vem do homem. Portanto não depende de estudos, mas sim da disposição em aceitar a catequese. Mas acredito que isso de forma alguma descredencia o estudo. O químico francês Louis Pasteur, um dos maiores cientistas de sua época, dizia com muita propriedade: "Um pouco de ciência nos afasta de Deus, muito nos aproxima".

Fabricio

Mensagens : 446
Data de inscrição : 04/02/2011
Localização : Fabricio

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos